23/07/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Vincent, François, Paul… et les Autres
Os Inseparáveis
de Claude Sautet
com Yves Montand, Michel Piccoli, Serge Reggiani, Gérard Depardieu, Stéphane Audran, Marie Dubois
França, 1974 - 118 min
legendado eletronicamente em português | M/12
No pico da sua carreira, Claude Sautet juntou um elenco de luxo, com alguns dos maiores intérpretes do cinema francês, e traçou um retrato da burguesia francesa através da crise de meia-idade dos seus principais intervenientes: um empresário, um médico, um escritor, e um jovem pugilista, todos eles cruzando e vivendo os seus dilemas sentimentais, pessoais, profissionais, ou da ordem da amizade. A França como poucas vezes se viu, na vida quotidiana e trabalhadora, num retrato de grupo onde o cinema procurou espelhar a forma dilacerante como a vida quotidiana, por vezes, nos atinge com a sua força e simplicidade. A apresentar em cópia digital, numa primeira exibição na Cinemateca.
 
23/07/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
As Bodas de Deus
de João César Monteiro
com Rita Durão, João César Monteiro, Joana Azevedo, José Airosa, Manuela de Freitas, Luís Miguel Cintra
Portugal, 1998 - 150 min
legendado em francês | M/16
É o último filme da trilogia de João de Deus. No princípio, quando tudo parece perdido, duas sombras, as de Deus e do Enviado de Deus, encontram-se num parque solitário e uma mala cheia de dinheiro transforma o vadio João de Deus num distinto e milionário Barão… o que não o impede de acabar a cumprir pena na prisão, para onde é atirado por uma mulher que lhe rouba o «rico dinheirinho». E é na cela de prisão que tem lugar uma das mais arrepiantes sequências de AS BODAS, com João de Deus agarrado às grades numa desesperada fruição de Puccini. Outra, magnífica, é a da refeição de cozido no convento com João de Deus e Madre Bernarda. O fim da comédia é anunciada no fim do filme por Joana, jovem resgatada das águas a quem, na prisão, João de Deus cita Bresson: “Que estranho caminho tive de percorrer para chegar até ti”.
 
23/07/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
António-Pedro Vasconcelos (II)
Os Gatos não Têm Vertigens
de António-Pedro Vasconcelos
com Maria do Céu Guerra, Ricardo Carriço, Fernanda Serrano
Portugal, 2014 - 124 min | M/14
Alguns ecos da tradição do realismo social – já vistos, por exemplo, em JAIME – são um dos centros de OS GATOS NÃO TÊM VERTIGENS, penúltimo filme (à data) de António-Pedro Vasconcelos, e nova colaboração com aquele que tem sido um dos seus principais parceiros desde CALL GIRL, o argumentista Tiago R. Santos. A história centra-se no relacionamento entre uma velha senhora, interpretada por Maria do Céu Guerra, e um rapaz semimarginal que ela, de algum modo, acolhe. Primeira exibição na Cinemateca.
 
23/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Brutti, Sporchi e Cattivi
Feios, Porcos e Maus
de Ettore Scola
com Nino Manfredi, Maria Luisa Santella, Francesco Anniballi
Itália, 1976 - 115 min
legendado eletronicamente em português | M/18
A Itália na sua versão imunda e, também, um dos filmes mais populares de todo o cinema italiano. Ettore Scola, nome que atravessa várias obras-primas da “comédia italiana” (seja como realizador ou argumentista), assina, aqui, um dos seus filmes mais lembrados: a história de um homem (Nino Manfredi), da sua mulher, da sua amante, e dos seus dez filhos que partilham o espaço apertado e miserável de uma barraca nos arredores de Roma. Uma sátira social, política e pessoal da sociedade italiana dentro das suas margens mais esquecidas. Primeira exibição na Cinemateca.