19/07/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Nous ne Vieillirons pas Ensemble
Quando o Amor Acaba
de Maurice Pialat
com Jean Yanne, Martine Jobert, Macha Méril
França, 1972 - 106 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O primeiro grande êxito de Pialat, que valeu a Jean Yanne o prémio de melhor interpretação masculina no Festival de Cannes. Pialat abordou um dos temas mais frequentes no cinema francês: a crise de um casal, com o rancor e a incerteza, nas suas personagens (fruto de um intenso trabalho com os atores), que viria a caracterizar a sua carreira. Graças à capacidade de trabalhar em blocos dramáticos intensos e concentrados, Pialat deu a este filme autobiográfico uma enorme força, filmando os atores como se se tratasse de um documentário e oferecendo, aos espectadores, uma história de amor onde nada se encontra garantido — apenas a sensação de que o sentimento imenso de uma relação se encontra apenas destinado, tal como as nossas vidas, a encontrar o seu próprio fim. A apresentar em cópia digital.
 
19/07/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Signore e Signori, Buonanotte
de Luigi Comencini, Nanni Loy, Luigi Magni, Mario Monicelli, Ettore Scola
com Marcello Mastroianni, Ugo Tognazzi, Nino Manfredi, Vittorio Gassman, Senta Berger, Adolfo Celi
Itália, 1976 - 105 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Políticos, senadores, autarcas, papas, cardeais, jornalistas, terroristas: ninguém escapa a este retrato implacável da sociedade italiana, e dos seus vários poderes, num dos melhores exemplos de “filme coletivo” da “comédia italiana”. Com um elenco de luxo, e alguns dos melhores intérpretes cómicos do país, Signore e signori, buonanotte é um olhar sobre a Itália através de uma edição de telejornal que certamente lembrará, ao público português, a ideia de um “tal canal” e do seu retrato cómico sobre a nossa corrupção e outras relações sociais. Primeira exibição na Cinemateca.
 
19/07/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
António-Pedro Vasconcelos (II)
Uma Família de Piratas | Eduardo Gageiro, Um Século Ilustrado | J. Rentes de Carvalho, Tempo Contado
duração total da projeção: 103 min | M/12
UMA FAMÍLIA DE PIRATAS
de António-Pedro Vasconcelos
Portugal, 2008 – 3 min
EDUARDO GAGEIRO, UM SÉCULO ILUSTRADO
de António-Pedro Vasconcelos
Portugal, 2011 – 50 min
J. RENTES DE CARVALHO, TEMPO CONTADO
de António-Pedro Vasconcelos
Portugal, 2011 – 50 min

Os outros dois episódios da série “Memórias do Século XX”, dedicados ao fotógrafo Eduardo Gageiro e ao escritor J. Rentes de Carvalho. A abrir a sessão, uma curta-metragem feita no âmbito de uma campanha de sensibilização e combate ao cancro, focada na história de uma mãe e de uma filha que sofreram, e venceram, um linfoma de Hodgkin. Primeiras exibições na Cinemateca.
 
19/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Delitto d’Amore
Delito de Amor
de Luigi Comencini
com Giuliano Gemma, Stefania Sandrelli, Brizio Montinaro, Renato Scarpa
Itália, 1974 - 96 min
legendado em português | M/12
No núcleo da história de DELITTO D’AMORE vive a paixão entre dois jovens operários fabris, um do Norte (ele, Nullo) e outro do Sul de Itália (ela, Carmela). O filme de Comencini, em registo drama social e num pano de fundo político, resulta numa dilacerante história de amor de duas jovens vidas entregues à mecanização do trabalho, numa paisagem presa à exploração industrial, e aos conflitos de uma sociedade italiana fatalmente separada entre os seus diferentes códigos, as suas raízes, e os olhares sobre a vida. Uma obra inesquecível, na carreira de Comencini, aliada à pungente banda sonora de Carlo Rustichelli, que toca no nervo das nossas emoções.