11/07/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Cem Anos de Cinema Polaco

Em colaboração com a Embaixada da República da Polónia
Ziemia Obiecana
Terra Prometida
de Andrzej Wajda
com Daniel Olbrychski, Andrzej Seweryn, Wojciech Pszoniak
Polónia, 1974 - 180 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos filmes mais aclamados de Wajda, ambientado em finais do século XIX em Lodz, então em plena industrialização. Três homens provenientes de meios diferentes associam-se, decididos a ficarem ricos a qualquer preço na indústria têxtil. Com um ritmo imparável e desempenhos excecionais dos atores, o filme mostra magnificamente a ferocidade do processo de enriquecimento, a falta de escrúpulos dos patrões e também o nascimento de uma consciência operária. Nomeado para um Óscar, TERRA PROMETIDA foi distribuído em vários países. Não é mostrado na Cinemateca desde 2009.
 
11/07/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
António-Pedro Vasconcelos (II)
27 Minutos com Fernando Lopes Graça | Cantigamente Nº 2
duração total da projeção: 108 min | M/12
27 Minutos Com Fernando Lopes Graça
de António-Pedro Vasconcelos
Portugal, 1969 – 23 min
Cantigamente Nº 2
de António-Pedro Vasconcelos
Portugal, 1975 – 85 min

Segundo filme de António-Pedro Vasconcelos, dedicado à figura do compositor Fernando Lopes Graça. O filme vive da presença do compositor, tanto como do olhar sobre o seu trabalho, observado também pelos seus aspectos etnográficos, que são uma maneira (mas não a única) de introduzir algum comentário, sibilino mas acutilante, sobre o país e sobre aquele momento preciso da sua história. CANTIGAMENTE é o contributo de António-Pedro Vasconcelos para uma série produzida pelo Centro Português de Cinema para a RTP, e que abordava o século XX a partir da sua expressão musical popular. O episódio de Vasconcelos centra-se na apropriação, pelo Estado Novo, de algumas dessas expressões, sobretudo no cinema e no teatro de revista. CANTIGAMENTE Nº 2 é uma primeira exibição na Cinemateca.
 
11/07/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Cem Anos de Cinema Polaco

Em colaboração com a Embaixada da República da Polónia
Moje Córki Krowy
“Estas Minhas Filhas”
de Kinga Dębska
com Agata Kulesza, Gabriela Muskała, Marcin Dorociński
Polónia, 2016 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Kinga Dębska tinha 20 anos em 1989 e, por conseguinte, completou a sua formação e fez toda a sua carreira na Polónia pós-comunista. À data de hoje, é autora de um documentário, uma série de televisão e quatro ficções, de que MOJE CÓRKI KROWY é a mais conhecida. O argumento foi escrito pela realizadora e a tradução literal do título é “Estas minhas filhas que parecem umas vacas”… Duas irmãs de cerca de 40 anos, muito diferentes e que nunca se entenderam (uma atriz de televisão voltada para a sua carreira; uma professora primária voltada para a sua família) são confrontadas com a dissolução iminente da célula familiar, quando a mãe delas tem um derrame e o pai começa a declinar. A conclusão desta comédia dramática sobre as relações familiares é ambígua. Primeira exibição na Cinemateca.
 
11/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Mimi Metallurgico Ferito Nell’onore
Ferido na Honra
de Lina Wertmüller
com Giancarlo Giannini, Mariangela Melato, Turi Ferro, Agostina Belli, Luigi Diberti
Itália, 1972 - 108 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Filme emblemático do seu período da década de setenta, Lina Wertmüller junta a dupla Giancarlo Giannini e Mariangela Melato para contar a história de um improvável casal: um operário que deixa a sua família, em fuga da Máfia siciliana, e que se apaixona por uma militante comunista, em Turim, na sua chegada à cidade. Por várias peripécias (herdadas da “comédia italiana”) e com o panorama político, social e identitário da Itália como pano de fundo, Mimì metallurgico ferito nell’onore traz-nos, no seu estilo excessivo e narrativamente frenético, um olhar mordaz sobre as ruturas, as vinganças e os extremismos da sociedade italiana do final do séc. XX. Primeira exibição na Cinemateca.