20/07/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
António-Pedro Vasconcelos (II)
A Bela e o Paparazzo
de António-Pedro Vasconcelos
com Soraia Chaves, Ivo Canelas, Maria João Luís
Portugal, 2010 - 106 min | M/12
Mariana, uma vedeta de televisão, está perto de um colapso nervoso. Todos os passos da sua vida privada são matéria de capa das revistas “cor-de-rosa, e há um “paparazzo” particularmente obsessivo na sua perseguição da vedeta. Abordagem de um fenómeno bastante intenso no século XXI, a cultura das “celebridades” na imprensa e na televisão, num registo de comédia que pretende reencontrar algumas das mais importantes inspirações de António-Pedro Vasconcelos. Primeira exibição na Cinemateca.
 
20/07/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
António-Pedro Vasconcelos (II)
Uma Família de Piratas | Eduardo Gageiro, Um Século Ilustrado | J. Rentes de Carvalho, Tempo Contado
duração total da projeção: 103 min | M/12
UMA FAMÍLIA DE PIRATAS
de António-Pedro Vasconcelos
Portugal, 2008 – 3 min
EDUARDO GAGEIRO, UM SÉCULO ILUSTRADO
de António-Pedro Vasconcelos
Portugal, 2011 – 50 min
J. RENTES DE CARVALHO, TEMPO CONTADO
de António-Pedro Vasconcelos
Portugal, 2011 – 50 min

Os outros dois episódios da série “Memórias do Século XX”, dedicados ao fotógrafo Eduardo Gageiro e ao escritor J. Rentes de Carvalho. A abrir a sessão, uma curta-metragem feita no âmbito de uma campanha de sensibilização e combate ao cancro, focada na história de uma mãe e de uma filha que sofreram, e venceram, um linfoma de Hodgkin. Primeiras exibições na Cinemateca.
 
20/07/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
Mio Dio, Come Sono Caduta in Basso!
Meu Deus, ao Que Eu Cheguei!
de Luigi Comencini
com Laura Antonelli, Alberto Lionello, Michele Placido, Jean Rochefort
Itália, 1974 - 107 min
legendado em português | M/16
O filme de Comencini com a inesquecível Laura Antonelli é ambientado na Sicília do início do século XX e segue uma empolada história de enganos. No centro da intriga está um casamento entre um casal que se descobre ligado por estreitos laços de sangue, mantendo uma relação de fachada para evitar o escândalo. MIO DIO, COME SONO CADUTA IN BASSO! é também um caso de comédia à italiana, em registo cruzado com o drama folhetinesco, e um dos melhores exemplos do género, usando o seu período histórico para revelar, ainda hoje, o regime de aparências, os símbolos e as morais que perduram na nossa sociedade. 
 
20/07/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
La Rosière de Pessac 79 e 68
Numéro Zéro
de Jean Eustache
com Odette Robert, Jean Eustache, Boris Eustache
França, 1971 - 111 min | M/12
legendado em português
Lamentavelmente, não é possível realizar a sessão inicialmente prevista para a exibição dupla de LA ROSIÈRE DE PESSAC 79 e LA ROSÈRE DE PESSAC 69. A sua apresentação é substituída pela de NUMÉRO ZÉRO.
Filmado em 1971, NUMÉRO ZÉRO permaneceu inédito até 2003, quando foi mostrado pela primeira vez, em Lisboa, na Cinemateca, e estreou comercialmente em França. Antes, circulou apenas em versão reduzida (54’): “simples restos de NUMÉRO ZÉRO”, “uma anomalia” segundo Eustache. Foi difundido pela televisão sob o título ODETTE ROBERT (pela primeira vez em agosto de 1980, em França na série “Grands-mères”) e visto mais tarde em retrospetivas da obra de Eustache. Até que todo o material foi reencontrado e reunido por Boris Eustache, filho do realizador, tendo o restauro sido feito na Cinemateca. NUMÉRO ZÉRO consiste numa longa conversa entre o realizador e a sua avó, Odette Robert, filmada em tempo real, com duas câmaras 16mm, apenas com os cortes impostos pela duração das bobines.
20/07/2018, 22h30 | Esplanada
Cinema na Esplanada
Adam’s Rib
A Costela de Adão
de George Cukor
com Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Judy Holliday, Tom Ewell
Estados Unidos, 1949 - 101 min
legendado em português | M/12
O segundo filme do trio Cukor-Tracy-Hepburn é uma das mais famosas comédias do realizador. O argumento de Garson Kanin e Ruth Gordon tem por tema uma verdadeira “guerra de sexos” em que se envolvem dois casais. Tracy e Hepburn vão enfrentar-se na barra do tribunal à volta do julgamento de uma mulher acusada de ter baleado o marido, que surpreendera com outra.