16/07/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Feios, Porcos e Maus: Um Olhar Europeu
César et Rosalie
César e Rosália
de Claude Sautet
com Yves Montand, Romy Schneider, Sami Frey, Bernard Le Coq, Eva Maria Meineke, Henri-Jacques Huet, Isabelle Huppert
França, 1972 - 94 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nova colaboração de Sautet com Romy Schneider, com quem faria vários filmes, juntando-a, desta vez, a Yves Montand, outro rosto do cinema do realizador francês. Na veia dos seus filmes da década de setenta, CÉSAR ET ROSALIE concentra--se na apaixonada e tumultuosa relação de amor entre um casal e um terceiro elemento, antiga paixão da personagem de Schneider. Um olhar comovente, mais uma vez, sobre os sentimentos dilacerantes que existem num grupo de pessoas da classe-média francesa, nos anos Pompidou, nas suas famílias, e em relações que teimam em morrer e renascer. A apresentar em cópia digital.
 
16/07/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
António-Pedro Vasconcelos (II)
Milú, A Menina da Rádio | Vícios Privados, Públicas Virtudes
duração total da projeção: 126 min | M/12
MILÚ, A MENINA DA RÁDIO
de António-Pedro Vasconcelos
Portugal, 2007 – 76 min
VÍCIOS PRIVADOS, PÚBLICAS VIRTUDES
de António-Pedro Vasconcelos
Portugal, 2011 – 50 min

Dois exemplos do trabalho de António-Pedro Vasconcelos para a televisão. Um documentário sobre Milú (1926-2008), cantora e atriz protagonista de alguns títulos clássicos do cinema português (como O COSTA DO CASTELO ou O LEÃO DA ESTRELA); e, no segundo filme, o derradeiro episódio de uma série, “Sonhar Era Fácil”, produzida por Leandro Ferreira, que observa aspectos da cultura popular portuguesa entre as décadas de trinta e sessenta. Primeiras exibições na Cinemateca.
 
16/07/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
António-Pedro Vasconcelos (II)
Aqui d’El Rei!
de António-Pedro Vasconcelos
com Arnaud Giovaninetti, Jean-Pierre Cassel, Joaquim d’Almeida, Rogério Samora
Portugal, França, Espanha, 1991 - 234 min
versão em francês, legendado eletronicamente em português | M/12
A sessão decorre com um intervalo de 30 minutos no fim do segundo episódio.
Com um elenco impressionante, que reúne atores portugueses de vários gerações e atores estrangeiros de nomeada (com Jean-Pierre Cassel, que foi ator de Renoir e de Buñuel), AQUI D’EL REI! foi, em termos de produção, o mais ambicioso projeto de António-Pedro Vasconcelos, um fresco histórico sobre a expedição de Mouzinho de Albuquerque a Moçambique, em finais do século XIX, para capturar e trazer Gungunhana para Lisboa. Vamos exibir a versão de série televisiva em três episódios, aquela que o realizador reconhece como ideal, com cerca de hora e meia mais do que a montagem para sala de cinema. Primeira exibição na Cinemateca desta versão.