CICLO
Cinemateca Júnior


Acabou o ano escolar, chegaram as férias, e também chega ao fim a primeira temporada das sessões públicas da Cinemateca Júnior. Regressamos logo no primeiro dia de setembro com novos filmes e oficinas.
Em junho realiza-se o Campeonato do Mundo de Futebol na Rússia e, como apreciadores do pontapé na bola, programámos, no dia 2, o filme de John Huston, FUGA PARA A VITÓRIA. Os mais novos poderão ver a arte de bem jogar do Rei Pelé e dos excelentes Bobby Moore, Osvaldo Ardiles, e comprovar a falta de perícia para o jogo de Sylvester Stallone. 
No dia 1 de junho assinala-se, em todo o mundo, o Dia Internacional da Criança. Como protagonistas das restantes sessões do mês, a Júnior tem precisamente crianças ou jovens adultos, e os filmes escolhidos têm em comum o seu ponto de vista, fazendo justiça às palavras de Rainer Maria Rilke: “A arte é a infância. É ignorar que o mundo existe e criar um novo. Não é destruição o que encontramos diante de nós, mas sim não encontrar nada acabado”. No dia 9, apontamos para Oriente, com a exibição de A VIAGEM DE CHIHIRO, o filme de animação que deu a conhecer o genial realizador japonês Hayao Miyazaki ao mundo Ocidental. O argumento é uma reinterpretação do clássico literário Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll; a nossa heroína é Chihiro. Na sessão de dia 16, a jovem rebelde Zazie decide fugir ao seu tio e flanar por Paris no filme de Louis Malle, “ZAZIE NO METRO”, uma sátira surreal com um ritmo alucinante do mais camaleónico dos realizadores da Nouvelle Vague. A 23, propomos uma divertida animação de produção espanhola e portuguesa, O SONHO DE UMA NOITE DE SÃO JOÃO, em que a jovem Helena consegue penetrar no país das fadas e dos duendes para tentar salvar o seu pai. De fuga trata o encantador filme de Wes Anderson, MOONRISE KINGDOM, neste caso a fuga de um casal de jovens apaixonados de 12 anos, os fantásticos Sam e Suzy, protagonistas de um conto romântico de iniciação próprio do fulgor da infância. É dia 30 e não devem perder!
A oficina mensal realiza-se às 11 horas de dia 30 e o desafio proposto centra-se no cinema mudo e na arte da mímica, e é direcionado a participantes dos 4 aos 7 anos. A oficina requer marcação prévia até 25 de junho para cinemateca.junior@cinemateca.pt, estando sujeita a confirmação e só se realizando com um mínimo de 10 participantes.
De segunda a sexta-feira, a Cinemateca Júnior tem sessões de cinema, oficinas e visitas guiadas à exposição permanente de pré-cinema para escolas. Em junho e julho, com as férias à porta, concebemos um programa ATL Verão. Consulte o programa de atividades em www.cinemateca.pt. Não esqueça a nossa velha máxima: O Cinema voltou aos Restauradores. Venha ao cinema e aproveite, veja, toque e brinque com as magníficas máquinas da nossa exposição permanente.
 
02/06/2018, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Victory
Fuga para a Vitória
de John Huston
Estados Unidos, 1981 - 115 min
09/06/2018, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Sen to Chihiro no Kamikakushi
A Viagem de Chihiro
de Hayao Miyazaki
Japão, 2001 - 125 min
16/06/2018, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Zazie dans le Metro
de Louis Malle
França, Itália, 1960 - 89 min
 
23/06/2018, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

El Sueno de una Noche de San Juan
O Sonho de uma Noite de São João
de Ángel de la Cruz, Manolo Gómez
Espanha, Portugal, 2005 - 83 min
 
30/06/2018, 11h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

A Mímica e o Cinema Mudo
02/06/2018, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Victory
Fuga para a Vitória
de John Huston
com Sylvester Stallone, Pelé, Max von Sydow, Michael Caine, Bobby Moore
Estados Unidos, 1981 - 115 min
legendado em português | M/12
VICTORY (também conhecido por ESCAPE TO VICTORY) é uma curiosa incursão do cinema americano no domínio do futebol. Curioso porque, como se sabe, o futebol é pouco praticado nos EUA. A ação tem lugar durante a Segunda Guerra Mundial: para fins de propaganda, um grupo de oficiais nazis organiza um jogo entre uma equipa alemã e uma equipa de prisioneiros de guerra dos países aliados. Os prisioneiros (um dos quais Pelé, que desenhou os lances do jogo final) aceitam a proposta pensando no jogo como hipótese de fuga. Não é o mais entusiasmante filme de John Huston, mas foi um dos mais populares do seu período final.
 
09/06/2018, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Sen to Chihiro no Kamikakushi
A Viagem de Chihiro
de Hayao Miyazaki
Japão, 2001 - 125 min
legendado em português | M/6
A VIAGEM DE CHIHIRO deu o reconhecimento mundial ao realizador Hayao Miyazaki, por parte dos seus pares, da crítica e do público, tendo sido premiado com o Urso de Ouro em Berlim e com o Óscar da Melhor Animação. A personagem central, como é habitual em Miyazaki, é a pequena Chihiro, que vai mudar de cidade com os seus pais. Durante o trajeto, Chihiro percebe que o seu pai se perdeu, indo parar junto a um túnel aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua. Alguns curiosos decidem entrar no túnel e chegam a uma cidade onde não veem nenhum habitante. Os pais alimentam-se com comida de uma das casas, enquanto a menina passeia, encontrando-os esta enfeitiçados quando regressa. É o início da “viagem de Chihiro” por um mundo fantasmagórico, povoado por seres extravagantes.
 
16/06/2018, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Zazie dans le Metro
de Louis Malle
com Catherine Demongeot, Philippe Noiret, Hubert Deschamps, Carla Marlier, Annie Fratellini, Jacques Dufilho
França, Itália, 1960 - 89 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptação do conhecido romance homónimo de Raymond Queneau, poeta do absurdo. Zazie é uma garota que a mãe envia de visita ao tio que vive em Paris, acabando por fugir para ir ver o que mais lhe interessa, o metropolitano. Mas a descoberta é pontuada pelos mais estranhos, insólitos e divertidos (e mesmo ameaçadores!) encontros. A apresentar em cópia digital.
 
23/06/2018, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
El Sueno de una Noche de San Juan
O Sonho de uma Noite de São João
de Ángel de la Cruz, Manolo Gómez
Espanha, Portugal, 2005 - 83 min
versão dobrada em português | M/6
Esta longa-metragem de cinema de animação realizada pela dupla Ángel de la Cruz y Manolo Gómez tem uma particularidade rara: a sua produção é espanhola e portuguesa, o filme foi feito em computador e concebido em 3D, embora a cópia a apresentar seja em 2D. O SONHO DE UMA NOITE DE SÃO JOÃO é uma adaptação livre da genial obra de William Shakespeare Sonho de uma Noite de Verão. No filme e na peça somos envolvidos por um mundo surreal, onde o onírico se cruza com as lendas populares.
 
30/06/2018, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
A Mímica e o Cinema Mudo
Oficina
para crianças dos 4 aos 7 anos (presença gratuita e não obrigatória dos pais) | duração: 2 horas

preço: €2,65 por criança

Nesta oficina vamos visionar uma curta-metragem da época do mudo de um dos melhores cómicos do mundo, Charles Chaplin, o “Charlot”. Vamos conhecer um pouco da história do cinema mudo, aprender a ler imagens e a expressar ações e emoções através da mímica, inventando e representando as nossas próprias histórias.