CICLO
Double Bill


Em junho, os sábados são em número de cinco e, por conseguinte, a nossa rubrica regular Double Bill (uma sessão, dois filmes, um bilhete único) apresentará dez filmes, reunidos em pares: um programa Jarmusch / Kaurismäki, que acompanha a continuidade, com 20 anos de intervalo, de um certo cinema moderno, “cool” e minimalista; a reunião de um western clássico e de um pouco visto filme de aventuras; a reunião de Jean Renoir e Claude Chabrol, em duas perversas histórias situadas na província, sobre personagens que são bastante diferentes daquilo que aparentam; a reunião dos dois mais míticos atores do cinema francês, em filmes que seguem o mesmo esquema narrativo; e dois filmes realizados em contextos políticos e culturais inteiramente diferentes, que são duas metáforas transparentes sobre o desejo de liberdade. Três dos dez filmes apresentados são inéditos na Cinemateca e os demais, à exceção de LA NUIT DU CARREFOUR, não passam há, no mínimo, três anos.
 
02/06/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Stranger Than Paradise | Mies Vailla Menneisyyttä
duração total da projeção: 183 min | M/12
09/06/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Bend of the River | The Thief of Bagdad / Il Ladro di Bagdad
duração total da projeção: 190 min | M/12
16/06/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

La Nuit du Carrefour | Merci pour le Chocolat
duração total da projeção: 176 min | M/12
23/06/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Mélodie en Sous-Sol | Le Clan des Siciliens
duração total da projeção: 239 min | M/12
 
30/06/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Offside | Fome de Amor
duração total da projeção: 166 min | M/12
 
02/06/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Stranger Than Paradise | Mies Vailla Menneisyyttä
duração total da projeção: 183 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
STRANGER THAN PARADISE
Para Além do Paraíso
de Jim Jarmusch
com John Lurie, Eszter Balint, Richard Edson
Estados Unidos, 1984 – 86 min / legendado em português
MIES VAILLA MENNEISYYTTÄ
O Homem sem Passado
de Aki Kaurismäki
com Markku Peltola, Kati Outinen, Juhani Niemelä, Kaija Pakarinen
Finlândia, 2002 – 97 min / legendado em português

Este programa reúne dois cineastas da mesma geração, que têm muito em comum do ponto de vista estilístico e estético. STRANGER THAN PARADISE começou por ser apresentado como uma curta-metragem, depois expandida e integrada numa longa que levou o mesmo título. Este segundo filme de Jim Jarmusch firmou o seu nome como ponta de lança do universo dos "independentes americanos". De Nova Iorque ao Ohio natal do cineasta e dali à Flórida, seguimos as deambulações de um grupo de suaves "misfits". Minimalista, estilizado, lacónico e com toda a melancolia do universo jarmuschiano, este é definitivamente um dos seus melhores filmes. Igualmente minimalista, estilizado e lacónico, embora sem nada de lúdico, O HOMEM SEM PASSADO conta a história de um homem que chega a Helsínquia e perde a memória na sequência de uma bárbara agressão. Fugindo do hospital, tenta sobreviver em trabalhos de ocasião e vive num contentor alugado, entre outros abandonados da sociedade global. Uma mulher do Exército de Salvação entra na sua vida.
 
09/06/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Bend of the River | The Thief of Bagdad / Il Ladro di Bagdad
duração total da projeção: 190 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
BEND OF THE RIVER
Jornada de Heróis
de Anthony Mann
com James Stewart, Arthur Kennedy, Rock Hudson, Julie Adams
Estados Unidos, 1952 – 90 min / legendado eletronicamente em português
THE THIEF OF BAGDAD / IL LADRO DI BAGDAD
As Maravilhosas Aventuras de Karim de Bagdad
de Arthur Lubin
com Steve Reeves, Giorgia Moll, Arthur Dominici, Edy Wessel
Reino Unido, Itália, 1961 – 100 min / dobrado em francês e legendado eletronicamente em português

Segundo dos cinco magníficos westerns com James Stewart realizados por Anthony Mann, BEND OF THE RIVER foi o primeiro filmado a cores. Como de costume, nos westerns de Mann, o herói não é super-homem nem santo, mas falível e com um passado duvidoso. Em BEND OF THE RIVER, James Stewart é o chefe de uma caravana de colonos que se instala no Oregon. Mas a descoberta de ouro na região desencadeia ambições criminosas e o paraíso transforma-se num inferno. O desenlace é um ajuste de contas que permite ao protagonista enterrar o passado. Realizado no período em que Steve Reeves era o mais célebre herói musculoso do cinema, em peplums realizados na Cinecittà, THE THIEF OF BAGDAD é um arrebatado filme de aventuras juvenis, num contexto do tipo “Mil e Uma Noites”, cujo protagonista é um incansável lutador, que rouba os ricos para dar aos pobres, enfrentando califas tirânicos, lutadores invisíveis e mulheres traiçoeiras. O ritmo do filme é veloz e a encenação é um prodígio de fantasia. THE THIEF OF BAGDAD é apresentado pela primeira vez na Cinemateca.
 
16/06/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
La Nuit du Carrefour | Merci pour le Chocolat
duração total da projeção: 176 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
LA NUIT DU CARREFOUR
de Jean Renoir
com Pierre Renoir, Georges Térof, Winna Winfried
França, 1932 – 75 min / legendado em português
MERCI POUR LE CHOCOLAT
de Claude Chabrol
com Isabelle Huppert, Jacques Dutronc, Anna Mouglalis, Rodolphe Pauly
França, 2000 – 101 min / legendado eletronicamente em português

Personagens de Dostoievski no cenário de Une Ténebreuse Affaire de Balzac, como disse Jean-Luc Godard. Este filme assinala a primeira aparição no cinema da personagem criada por Simenon, o inspetor Maigret, interpretada pelo irmão do realizador, Pierre Renoir. Um filme estranho e elíptico, que em nada se aparenta a um filme policial “normal”, feito no início do período mais fértil e mais variado da obra de Renoir, que filma a noite e o nevoeiro como nunca tinha sido feito. Claude Chabrol teve bons e maus períodos na sua carreira e o período final foi certamente dos melhores, num glorioso crepúsculo. MERCI POUR LE CHOCOLAT é ambientado na classe social que é o alvo predileto de Chabrol, a alta burguesia, seguindo um casal formado pela herdeira de uma fábrica de chocolates e um pianista clássico, na Suíça. Longe do tom caricato de outros filmes seus, Chabrol adota o tom elegante e frio da sua protagonista feminina, que faz um trabalho de crochet em forma de teia de aranha, enquanto tece a sua teia à volta dos outros. MERCI POUR LE CHOCOLAT não é apresentado na Cinemateca desde 2010.
 
23/06/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Mélodie en Sous-Sol | Le Clan des Siciliens
duração total da projeção: 239 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
MÉLODIE EN SOUS-SOL
O Assalto ao Casino
de Henri Verneuil
com Jean Gabin, Alain Delon, Viviane Romance, Carla Marlier, Maurice Biraud
França, 1962 – 117 min / legendado em português
LE CLAN DES SICILIENS
O Clã dos Sicilianos
de Henri Verneuil
com Jean Gabin, Alain Delon, Lino Ventura, Irina Demick
França, 1969 – 122 min / legendado eletronicamente em português

Que os “autoristas” não se assustem, pois este não é um duplo programa com filmes de Henri Verneuil e sim com filmes que reúnem os dois atores mais míticos do cinema francês: Jean Gabin e Alain Delon, a sete anos de intervalo, a preto e branco e a cores. Em MÉLODIE EN SOUS-SOL, Gabin é um pequeno gangster que sai da cadeia e junta-se a um jovem delinquente, para juntos assaltarem o casino de Cannes. A cópia da Cinemateca conserva as legendas da época, que não traduzem certas réplicas “eventualmente chocantes”, o que era uma das técnicas da censura portuguesa. Em LE CLAN DES SICILIENS, Gabin e Delon voltam a juntar-se para um grande assalto, mas desta vez Gabin é um patriarca da máfia e Delon um ambicioso gangster em ascensão, que acaba por se apaixonar pela filha do patriarca. São combatidos por um polícia implacável, representado pelo grande “duro” do cinema francês, Lino Ventura. LE CLAN DES SICILIENS é apresentado pela primeira vez na Cinemateca e MÉLODIE EN SOUS-SOL não o era desde 2009.
 
30/06/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Offside | Fome de Amor
duração total da projeção: 166 min | M/12
entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
OFFSIDE
Fora-de-Jogo
de Jafar Panahi
com Sima Mobarak-Shahi, Shayesteh Irani, Ayda Sadeqi, Golnaz Farmani
Irão, 2000 – 93 min / legendado em português
FOME DE AMOR
de Nelson Pereira dos Santos
com Paulo Porto, Leila Diniz, Arduíno Colasanti, Irene Stefânia
Brasil, 1968 – 73 min

OFFSIDE foi o último filme realizado por Jafar Panahi antes da proibição de filmar de que foi alvo por parte do governo iraniano (desde então, fez quatro longas-metragens “clandestinas” e algumas curtas). Urso de Prata em Berlim 2006, OFFSIDE inspira-se num acontecimento verídico para contar a história da detenção de um grupo de raparigas que tenta assistir a um jogo de futebol no Irão, onde o acesso aos estádios é interdito a mulheres, mas não é (ou não era) invulgar que as muitas adeptas assistissem aos jogos disfarçadas de homens. Filmado num estádio real durante um jogo de qualificação da seleção iraniana, é um filme extraordinário, narrado praticamente em tempo real e estruturado entre o que é mostrado e o “fora de campo”. A seguir, em homenagem a Nelson Pereira dos Santos, recentemente falecido, um dos filmes mais livres deste cineasta eclético, que praticou o realismo, a alegoria e a narração direta. FOME DE AMOR é o mais “anos sessenta” de todos os filmes do realizador. Um ex-revolucionário e a sua mulher hedonista, que vivem numa casa isolada à beira-mar, recebem a visita de outro casal, recentemente chegado de Nova Iorque. Questões políticas e de libertação sexual, típicas da época, são discutidas e postas em prática. FOME DE AMOR não é aqui apresentado desde 2013 e OFFSIDE desde 2014.