22/06/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
António-Pedro Vasconcelos (I)
Perdido por Cem…
de António-Pedro Vasconcelos
com José Cunha, Marta Leitão, Nuno Martins, Ana Maria Lucas, Rosa Lobato Faria
Portugal, 1972 - 117 min | M/12
com a presença de António-Pedro Vasconcelos
Foi a primeira longa-metragem de António-Pedro Vasconcelos, com a marca da Nova Vaga francesa. É um filme lisboeta, de planos-sequência, câmara à mão, som direto, atores não profissionais, de que Fernando Lopes falou como “um imenso adeus aos nossos verdes anos.” “Nenhuma obra anterior [no cinema português] tinha aplicado tão convictamente a ‘gramática’ da Nouvelle Vague” (José Manuel Costa).
 
22/06/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Martín Rejtman
Los Guantes Mágicos
de Martín Rejtman
com Gabriel Fernández Capello, Valeria Bertuccelli, Fabián Arenillas, Susana Pampin, Cecilia Biagini, Diego Olivera, Leonardo Azamor
Argentina, 2004 - 90 min
legendado em português | M/12
O universo deste filme inclui, relê e consolida os filmes anteriores de Martín Rejtman, sendo composto por uma sucessão de ações que desencadeiam o percurso do protagonista e determinam uma atmosfera cómica, às vezes absurda e agridoce. Alejandro tem cerca de 35 anos e é motorista de um carro de aluguer. Encontramo-lo num dos trajetos onde conhece o irmão de um ex-colega e o resto é um itinerário complementar dramático pontuado por algumas paragens. Conta o realizador que “preocupa-me como nasce e onde se pode deter uma história”. Um apartamento emprestado e um regresso a casa, uma hospedeira, alguém que já foi ao Brasil e um passeador de cães, as luvas mágicas. Uma viagem madura e destemida, para fazer sem mapa.
 
22/06/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: Cinémathèque Suisse
Derborence
de Francis Reusser
com Isabel Otero, Jacques Penot, Bruno Cremer
Suíça, 1985 - 94 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Embora pertença à esfera da Suíça francófona, DERBORENCE é uma versão moderna de um género clássico dos países de língua alemã, o Bergfilm, os filmes situados nas montanhas, que além das suas impressionantes paisagens, exigem do homem um áspero trabalho e contêm grandes e mortais perigos, além de lendas e superstições. Baseado num romance de Ramuz, o filme conta a história de um jovem pastor que está com o tio nas montanhas, quando uma terrível avalanche mata todos os homens e animais do grupo. Mas ao cabo de dois meses, o homem reaparece na aldeia. Recusando-se a aceitar a ideia de que os todos os outros tenham morrido, volta para a montanha, à revelia dos habitantes da aldeia e da sua mulher, para resgatá-los. Longe do intimismo que caracteriza os cineastas suíços da sua geração, Reusser realizou um filme lírico, pelo qual passa um sopro épico. Primeira exibição na Cinemateca.
 
22/06/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Martín Rejtman
Copacabana | Entrenamiento Elemental para Actores
duração total da sessão: 108 min | M/12
com a presença de Martín Rejtman
COPACABANA
de Martín Rejtman
Argentina, 2007 – 56 min / legendado em português
ENTRENAMIENTO ELEMENTAL PARA ACTORES
de Martín Rejtman, Federico Léon
com Agustín Prieto, Candelaria Toria, Carlos Portaluppi, Fabián Arenillas, Julián Zuker, Lourdes Reynoso, Luca Damperat, Luis Sichel, Matías Delgado Rizzi, Melanie Guignant, Micaela Vega, Milena Psevosnik, Paula Egdechman, Ulises Bercovich
Argentina, 2009 – 52 min / legendado eletronicamente em português

Nesta primeira incursão no documentário, Rejtman acompanha e regista a comunidade boliviana no bairro de Charrúa, periferia de Buenos Aires, nas festas em honra da Nossa Senhora de Copacabana. Quieto e atento, com uma enorme elegância e sentido diegético, o realizador entrega histórias que duram o que dura o ensaio de um baile, filmando a alegria, a devoção, as exceções e os quotidianos. Nas suas palavras: “deixei-me levar pelo prazer da contemplação”. Em ENTRENAMIENTO ELEMENTAL PARA ACTORES, Rejtman junta-se ao encenador, também ele um detalhista, Federico León. Sérgio é um professor-guru que ensina máximas e técnicas para atores. Cada palavra que diz é um eco de academias e instituições de ensino da arte dramática. Desconcerta e, logo, acerta porque ser ator é um trabalho por andares construídos sobre um rés do chão emocional muito mais profundo do que às vezes pode parecer. A genialidade deste pequeno mas assertivo trabalho é que os seus alunos são crianças de oito a doze anos, uma tamanha descompostura cheia de graça.
.
 
22/06/2018, 22h00 | Sala Luís de Pina
As Cinematecas Hoje: Cinémathèque Suisse
Babylon 2
de Samir
Suíça, 1992 - 91 min
legendado em francês e alemão e eletronicamente em português | M/12
Samir nasceu no Iraque e vive na Suíça desde os seis anos de idade. É autor de cerca de vinte filmes, entre documentários e ficções. BABYLON 2 é um ensaio documental sobre a segunda geração de imigrantes, da qual faz parte o próprio realizador (que dá o seu testemunho pessoal), embora tenha nascido no país dos seus pais. O filme explora os territórios da imigração e o dos subúrbios, que são por assim dizer inseparáveis na Europa contemporânea. A imagem é trabalhada eletronicamente, refletindo o conteúdo do filme. Primeira exibição na Cinemateca.