25/05/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
24 Imagens – Cinema e Fotografia (I)
La Femme de l’Aviateur
A Mulher do Aviador
de Eric Rohmer
com Philippe Marlaud, Mathieu Carrière, Marie Rivière, Anne-Laure Meury
França, 1980 - 106 min
legendado em português | M/6
Vestígios do real
Depois dos “Seis Contos Morais”, Rohmer lançou-se na série das “Comédias e Provérbios” em alusão às peças curtas de Alfred de Musset. LA FEMME DE L’AVIATEUR é o primeiro da série e tem por subtítulo o título de uma dessas peças, mais destinadas à leitura do que à representação: “On ne saurait penser à rien”, ou seja, “é impossível pensar em nada”. Filmada nas ruas de Paris durante o verão, a história segue dois homens e duas mulheres, com o rigor formal e o gosto pela simetria característicos de Rohmer, num contexto quotidiano. Nela, a imagem fotográfica funciona como revelador. Ou não. Rohmer explica que “se nos Contos Morais as personagens preferiam narrar as suas histórias a vivê-las, nas Comédias e Provérbios vão encenar-se a si mesmos”.
 
25/05/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
24 Imagens – Cinema e Fotografia (I)
Day of the Fight | Les Années Déclic
duração total da projeção: 81 min | M/12
Álbuns Fotográficos
DAY OF THE FIGHT
de Stanley Kubrick
Estados Unidos, 1951 – 16 min / legendado eletronicamente em português
LES ANNÉES DÉCLIC
de Raymond Depardon
França, 1984 – 65 min / legendado eletronicamente em português

Porque Stanley Kubrick, que foi fotógrafo antes de ser cineasta, deixou a fotografia pelo cinema, o seu importante trabalho nos 10 anos que esteve ao serviço da revista Look como fotojornalista tende a ser esquecido, mas como Rudy Burckhardt, William Klein ou Robert Frank, faz parte de uma tradição de fotógrafos baseados em Nova Iorque que tiveram um contributo determinante para o cinema. DAY OF THE FIGHT é o seu primeiro filme, uma curta-metragem vinda do ensaio fotográfico Prizefighter publicado em 1949 na revista, mostrando um dia na vida do pugilista Walter Cartier, quando do seu combate com Bobby James. LES ANNÉES DÉCLIC é um documentário autobiográfico em que Raymond Depardon usa o seu trabalho fotográfico e cinematográfico para refletir sobre o passado, um intervalo de 20 anos (1957-1977) que corresponde às primeiras fotografias, às grandes reportagens ao serviço da Magnum, mas também aos primeiros filmes documentais. LES ANNÉES DÉCLIC faz-nos viajar no tempo e proporciona uma entrada particularmente íntima na sua vida.
 
25/05/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Fazer Filmes Politicamente: O Grupo Dziga Vertov
Ici et Ailleurs
de Jean-Luc Godard, Anne Marie-Miéville
com Jean-Pierre Bamberger
França, 1976 - 53 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Rushes de um filme inacabado sobre a resistência palestiniana, rodado quatro anos antes sob a égide do grupo Dziga Vertov, são mostradas a um casal que, diante do televisor, recorda a sua experiência passada durante os anos de militância. Uma obra raramente exibida, que toca uma questão sensível e que aborda o modo como se organizam aqui (“ici”) imagens que foram registadas algures (“ailleurs”). Filme sobre um conflito, é antes de mais uma reflexão sobre a própria televisão. Já não é um filme do Grupo Dziga Vertov, mas é por todas as razões uma espécie de seu oficioso posfácio.
 
25/05/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
24 Imagens – Cinema e Fotografia (I)
It Should Happen to You
Uma Rapariga sem Nome
de George Cukor
com Judy Holliday, Peter Lawford, Jack Lemmon, Michael O’Shea, Vaughan Taylor
Estados Unidos, 1954 - 86 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Géneros do fotográfico
O último filme de George Cukor com a famosa Judy Holliday no mais memorável dos seus papéis, é também a estreia de Jack Lemmon, num dos mais divertidos e hábeis argumentos de Garson Kanin e Ruth Gordon. Romântica e de uma funda gravidade implícita, a comédia segue a par da história de uma jovem modelo em Nova Iorque em crise de identidade que, para “fazer nome”, põe em prática um plano original: aluga um gigantesco painel publicitário e afixa o seu nome. A decisão da rapariga, que se torna famosa por ser famosa graças à imagem do nome, acontece depois do encontro com a personagem de Jack Lemmon quando este, filmando um documentário sobre o Central Park, a considera “uma coisa real”. IT SHOULD HAPPEN TO YOU é fértil em subentendidos e pontos que tocam o existencial sob a aparência da ligeireza. Um Cukor cheio de graça.