07/05/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
24 Imagens – Cinema e Fotografia (I)
Blow-Up
Blow-Up – A História de Um Fotógrafo
de Michelangelo Antonioni
com David Hemmings, Vanessa Redgrave, Veruschka, Jane Birkin
Itália, Reino Unido, 1966 - 111 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Figuras do fotógrafo
O célebre filme de Michelangelo Antonioni, que captou a espírito da “swinging London” dos anos sessenta, a partir de um conto de Júlio Cortázar, é um espantoso exercício de reflexão sobre o ato de ver e sobre as possibilidades da representação fotográfica. As peripécias de um fotógrafo que, de ampliação em ampliação, descobre um crime, são o móbil da ação, em que o protagonista procura uma prova confrontando-se com uma imagem. BLOW-UP é o filme que fixa o face a face de um homem com uma fotografia.
 
07/05/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
FIMFA LX – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
Being John Malkovich
Queres Ser John Malkovich?
de Spike Jonze
com John Cusack, Cameron Diaz, John Malkovich, Catherine Keener
Estados Unidos, 1999 - 112 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Uma das obras mais celebradas da Hollywood do final dos anos noventa, BEING JOHN MALKOVICH, realizado por Spike Jonze e escrito por Charlie Kaufman, traz a história de um marionetista que descobre, numa pequena porta do sétimo andar e meio de um edifício, um portal para entrar na mente do ator John Malkovich por um período de 15 minutos. A descoberta espalha-se rapidamente até este último se transformar, finalmente, numa marioneta de todos aqueles que querem ser o famoso ator.
 
07/05/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
24 Imagens – Cinema e Fotografia (I)
La Jetée | Der Tag Eines Unständigen Hafenarbeiters | Ulysse
duração total da projeção: 63 min | M/12
O fluxo, o instante
LA JETÉE
de Chris Marker
com Jacques Ledoux, Hélène Chatelain, Davos Hanich
França, 1962 – 28 min / legendado eletronicamente em português
DER TAG EINES UNSTÄNDIGEN HAFENARBEITERS
“O Dia de um Estivador Precário”
de Hubert Fichte, Leonore Mau
Alemanha, 1966 – 13 min / legendado eletronicamente em português
ULYSSE
de Agnès Varda
França, 1982 – 22 min / legendado eletronicamente em português

Assente na ideia dos fotofilmes, compostos por imagens fixas, e portanto questionando o princípio cinematográfico das imagens em movimento, a sessão reúne a obra-prima de Chris Marker, central em qualquer Ciclo que relacione o cinema e a fotografia, um surpreendente trabalho da dupla Hubert Fichte e Leonore Mau e um filme de Agnès Varda. LA JETÉE, que Marker designa um fotorromance, é uma extraordinária reflexão sobre a temporalidade e a duração. Em ULYSSE, Varda regressa a uma fotografia tirada em 1954 para um trabalho autobiográfico que é uma meditação sobre o carácter impreciso da memória. O escritor Hubert Fichte e a fotógrafa Leonore Mau viveram, viajaram e trabalharam juntos em cinema na realização de fotofilmes em que é decisiva a experiência da viagem. “O DIA DE UM ESTIVADOR PRECÁRIO” é um deles, retratando um estivador que Fichte conheceu e por quem se interessou.
 
07/05/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
24 Imagens – Cinema e Fotografia (I)
24 Frames
de Abbas Kiarostami
Irão, França , 2017 - 114 min
sem diálogos | M/12
Álbuns Fotográficos
É o filme póstumo de Abbas Kiarostami (1940-2017), estreado no Festival de Cinema de Cannes de 2017, em 24 segmentos que fluem a partir de imagens fixas e terminam ao som de Love Never Dies, de Andrew Lloyd Webber. Kiarostami, que também fez da fotografia uma forma de expressão e acreditava no poder narrativo intrínseco a uma imagem fixa, alia-a aqui ao cinema. “Sempre me questionei até que ponto deseja um artista representar a realidade de uma cena. Os pintores capturam apenas um fotograma de realidade e nada antes nem depois dele. Para 24 FRAMES decidi usar fotografias por mim tiradas ao longo dos anos. Incluí 4’30” do que imaginei que pudesse ter tido lugar antes ou depois de cada imagem que capturei” (Abbas Kiarostami). Primeira exibição na Cinemateca.