16/04/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
11ª Festa do Cinema Italiano: Marco Ferreri
Dillinger è Morto
Dillinger Morreu
de Marco Ferreri
com Michel Piccoli, Anita Pallenberg, Gino Lavagetto, Carla Petrillo, Annie Girardot
Itália, França, 1968 - 90 min
legendado em português | M/14
Um dos filmes menos vistos de Marco Ferreri. Um homem com uma máscara de gás, pronto a respirar o irrespirável, a personagem de Michel Piccoli, dirige-se para casa, onde se confronta com a vontade de encenar o seu próprio suicídio. É acometido por um último instinto de sobrevivência e foge. Mas é a fuga possível?
 
16/04/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
11ª Festa do Cinema Italiano: Marco Ferreri
La Cagna
Liza, a Submissa
de Marco Ferreri
com Marcello Mastroianni, Catherine Deneuve, Corinne Marchand
Itália, França, 1972 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos mais singulares filmes de Ferreri, e outro com tangentes ao universo de Buñuel, onde existe tanto um comentário “civilizacional” como uma parábola sobre as relações de poder masculino/feminino. É a história de um pintor (Mastroianni), que vive isolado numa ilha nas imediações da Córsega, e do carácter obsessivo (e “animalístico”) da relação que estabelece com uma mulher que entretanto chega, Liza (Catherine Deneuve).
 
16/04/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (II)
The Bigamist
O Bígamo
de Ida Lupino
com Joan Fontaine, Ida Lupino, Edward Gwen
Estados Unidos, 1953 - 80 min
legendado eletronicamente em português | M/12
“Noir”, thrillers, filmes criminais
A partir de 1949, depois de uma longa carreira como atriz, Ida Lupino lançou-se na realização, mostrando não apenas talento como o gosto por argumentos pouco banais no contexto de Hollywood. Em THE BIGAMIST, um casal que vive em São Francisco prepara-se para adotar uma criança, mas um funcionário da agência de adoções descobre que o homem tem uma segunda vida e um filho noutra cidade (a própria Ida Lupino faz o papel da segunda mulher). Através de uma série de flashbacks, o homem explica como acabou por se encontrar naquela situação e o desenlace do filme é aberto. Primeira exibição na Cinemateca.
 
16/04/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (II)
The Red Menace
de R. G. Springsteen
com Robert Rockwell, Hannelore Axman, Betty Lou Gerson
Estados Unidos, 1949 - 81 min
legendado eletronicamente em português | M/12
“Noir”, thrillers, filmes criminais
Uma raríssima produção B de propaganda anticomunista, produzida pela Republic e realizada no auge da histeria da “caça às bruxas” na administração, na imprensa e na indústria do “entertainment” americano (durante todo o genérico, vemos a imagem de um polvo com os seus tentáculos…). Um ex-soldado americano, inconformado com a sua condição social, adere ao Partido Comunista, antes de descobrir a “verdadeira” face dos seus membros. Como muitos filmes de propaganda anticomunista, THE RED MENACE tem a aparência de um filme policial e é um bom exemplo da produção de série B. O seu realizador fez quase cem filmes e episódios de séries de televisão entre 1945 e 1970, entre os quais muitos westerns. Primeira exibição na Cinemateca.