20/04/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (II)
Cleopatra
Cleópatra
de Cecil B. DeMille
com Claudette Colbert, Warren William, Henry Wilcoxon, Gertrude Michael
Estados Unidos, 1934 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Grandes Clássicos
“Sangue, sexo e Bíblia”: esta foi a fórmula mágica para o cinema de Cecil B. DeMille, embora no período mudo tenha realizado muitas histórias modernas, com muito sexo, mas sem sangue, nem Bíblia. Era inevitável que o realizador que veio a personificar os excessos de Hollywood realizasse uma CLEÓPATRA, tanto mais que o filme mais recente sobre a rainha egípcia datava de 1916. Aqui, DeMille é mais DeMille do que nunca, com uma mise-en-scène grandiosa, um argumento estapafúrdio e réplicas como “Wait! I haven’t had my breakfast yet” e “César está em Alexandria com Cleópatra. / Será que ela é preta?”. Uma cena erótica que ficou famosa foi o banho da rainha numa banheira cheia de leite. Claudette Colbert interpreta o papel com perfeição, isto é, com uma dose visível de ironia. O filme não é apresentado na Cinemateca desde 2008.
 
20/04/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que é o Arquivo? Cinema/Arquivo

Em colaboração com o Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca
Found Found Found | Black Code/Code Noir | Pieces and Love all to Hell
duração total da projeção: 99 min
legendados eletronicamente em português | M/12
3. Programação

projeção seguida de intervenções de Nuno Lisboa, Inhabitants (vídeo conferência), Lara Baladi (vídeo conferência), Constant – Association pour l'Art et les Médias (vídeo conferência) e Jonathan Beller
FOUND FOUND FOUND
de Dirk de Bruyn
Austrália, 2014 – 18 min
BLACK CODE/CODE NOIR
de Louis Henderson
França, 2015 – 20 min
PIECES AND LOVE ALL TO HELL
de Dominic Gagnon
Canadá, 2011 – 61 min
 
Uma sessão dedicada à ação disciplinar da programação e às práticas que subvertem o princípio programático do Arquivo e do Cinema num contexto de profundas transformações tecnológicas, em que se propõe observar e debater as práticas criativas que, pelos meios disponibilizados pelas tecnologias digitais, fazendo a crítica do Arquivo, estão a criar novos e múltiplos arquivos, mais ou menos informais, todos eles radicais. A apresentação e discussão de alguns desses arquivos estará na base de várias das intervenções após a projeção dos filmes de Dirk de Bruyn, Louis Henderson e Dominic Gagnon, que recorrem a uma pluralidade de imagens em grande parte recolhidas “online”, a que se acrescentará a intervenção final de Jonathan Beller. 
 
20/04/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
11ª Festa do Cinema Italiano: Marco Ferreri
La Carne
A Carne
de Marco Ferreri
com Sergio Castellito, Francesca Dellera, Philippe Léotard
Itália, 1991 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Antepenúltimo filme de Marco Ferreri, estreado numa altura em que a estrela do cineasta já empalidecera um pouco junto da crítica e do público. Mesmo assim, LA CARNE foi um dos filmes mais bem acolhidos do seu período final. É outra observação distorcida e absurdista das relações entre homens e mulheres, com consequências bastante severas para o lado masculino da equação: a história de um homem cuja paixão por uma mulher o deixa em estado de paralisia quase total, mas com um acesso de priapismo… Primeira exibição na Cinemateca.
 
20/04/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
11ª Festa do Cinema Italiano: Marco Ferreri
Touche pas à la Femme Blanche
Não Toques na Mulher Branca
de Marco Ferreri
com Marcello Mastroianni, Catherine Deneuve, Ugo Tognazzi, Michel Piccoli, Philippe Noiret
França, Itália, 1974 - 108 min
legendado em português | M/12
Marco Ferreri transpõe a batalha de Little Big Horn, em que o General Custer foi derrotado pelos Índios, para a Paris moderna. O filme foi rodado no que viria a ser o bairro dos Halles, com Ferreri a filmar o centro de Paris como se fosse um “canyon” do Far West americano. Há uma personagem que se chama Custer (a de Mastroianni). Piccoli é Buffalo Bill.