21/03/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Matar ou Não Matar

Nos 150 Anos da Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte em Portugal
M
Matou!
de Fritz Lang
com Peter Lorre, Ellen Widmann, Gustav Gründgens, Otto Wernicke
Alemanha, 1931 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nesta poderosa obra-prima, Fritz Lang, no seu primeiro filme sonoro, mais do que a descrição de um “caso autêntico” (o “vampiro” de Dusseldorf, um assassino de crianças), fez o retrato de uma Alemanha mergulhada na depressão económica e nas vésperas da chegada dos nazis ao poder. O filma assinala também uma importante viragem na obra de Lang, que abandona com ele, e por muito tempo, os argumentos “folhetinescos” que tinham estado na origem de tantas das suas obras-primas. Peter Lorre no papel da sua vida.
 
21/03/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Stan Brakhage: A Arte da Visão
Faust 4 | The Riddle of Lumen | Passage Through: A Ritual | "..." Reel 5
duração total da projeção: 123 min | M/12
Programa 5 – O Trabalho Tardio do Som
FAUST 4
Estados Unidos, 1989 – 38 min / sem legendas
THE RIDDLE OF LUMENEstados Unidos, 1972 – 17 min / sem som
PASSAGE THROUGH: A RITUALEstados Unidos, 1990 – 50 min, som / sem diálogos
"..." REEL 5
Estados Unidos, 1998 – 18 min, som / sem diálogos
de Stan Brakhage

A rejeição do som é uma das características que atravessa a maior parte dos filmes de Brakhage, surgindo associada a uma ideia de composição conotada com a “música visual”. Este é um programa composto por alguns dos poucos filmes sonoros que realizou a partir do final dos anos oitenta, revelando um uso cirúrgico do som. FAUST 4 é o resultado de uma colaboração com Rick Corrigan, que compôs a música, e é a última das quatro partes de um projeto acalentado durante trinta anos associado ao desejo de filmar um “Fausto Moderno”. PASSAGE THROUGH: A RITUAL – um dos mais enigmáticos filmes de Brakhage em que o negro profundo da imagem contrasta com a irrupção de clarões de luz – é uma resposta a uma composição de Philip Corner, inspirada por seu lado noutro filme de Brakhage, THE RIDDLE OF LUMEN, um clássico da sua filmografia em que a luz tem também um papel essencial. A terminar a sessão, "..." REEL 5, um dos raros filmes em que Brakhage cruza inteligentemente a música de James Tenney (que colaborou com ele na banda sonora dos primeiros filmes) com a pintura visual.
21/03/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)
Woman on the Run
Eu Vi um Crime
de Norman Foster
com Anne Sheridan, Dennis O’Keefe, Robert Keith
Estados Unidos, 1950 - 77 min
legendado eletronicamente em português | M/12
“Noir”, thrillers, filmes criminais
Norman Foster é lembrado sobretudo por JOURNEY INTO FEAR, em cuja realização Orson Welles, que é ator no filme, parece ter tido uma intervenção importante. Mas Foster era um realizador experiente, sobretudo de filmes criminais de baixo orçamento. Filmado à noite, em cenários naturais em São Francisco, WOMAN ON THE RUN conta a história de um homem que é testemunha involuntária de um crime e foge pela cidade, tendo, no seu encalço, a polícia, a mulher (de quem está separado) e o verdadeiro criminoso. Esta clássica situação de “falso culpado” suscita um magnífico filme de atmosfera. Em 2011, a última cópia conhecida de WOMAN ON THE RUN ardeu. Porém, foi encontrado um internegativo em Londres e o filme voltou a circular. Primeira exibição na Cinemateca.
 
21/03/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
O Discurso | Entre Seres | Mar
duração total da projeção: 43 min | M/12
com a presença de Hernâni Duarte Maria (a confirmar), Takis Panas, Diogo Tavares, Lourenço Seruya
O DISCURSO
de Hernâni Duarte Maria
com Rogério Cão
Portugal, 2017 – 4 min
ENTRE SERES
de Takis Panas, Andre Birken
Portugal, 2017 – 15 min
MAR
de William Vitória
com Lourenço Seruya, João Santos Silva, Diogo Tavares, Sylvie Rocha
Portugal, 2017 – 24 min

A sessão reúne três curtas-metragens recentes, de Hernâni Duarte Maria (O DISCURSO), Takis Panas e Andre Birken (ENTRE SERES), William Vitória (MAR). O DISCURSO propõe uma adaptação livre do discurso final de Charles Chaplin em O GRANDE DITADOR (1940). ENTRE SERES regista um momento de partida – “Nos momentos antes da entrega da chave da sua casa, Takis partilha a sua angústia ao diário-documentarista e recorda ecos da poesia da sua amiga Margarida”. Ambientado em Peniche, MAR segue a história de um casal que visita Portugal, e se hospeda em casa de um amigo de infância), que guarda um segredo, progredindo para uma “traição e um desvendar macabro”. MAR foi já apresentado no Canada Shorts Film Festival.