20/03/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)
The Southerner
Semente de Ódio
de Jean Renoir
com Zachary Scott, Betty Field, Beulah Bondi
Estados Unidos, 1945 - 91 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Grandes Clássicos
Embora Jean Renoir tenha vivido os últimos quarenta anos da sua vida (morreu em 1979) em Los Angeles, nunca criou raízes em Hollywood, onde só realizou cinco longas-metragens. Destas, THE SOUTHERNER, a terceira, talvez seja o mais “americano” dos seus filmes. Renoir conta a luta de um jovem lavrador, farto de trabalhar para os outros, que se instala com a família numa nova terra, para viver por conta própria e tem de enfrentar inúmeros obstáculos para obter a sua primeira colheita. O calor, a fome, a hostilidade dos vizinhos e a do solo marcam este filme em que passa o génio de Renoir: “Entrevi uma história na qual só havia heróis, na qual as coisas e os homens, os animais e a natureza se uniriam numa imensa homenagem à divindade”.
 
20/03/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Stan Brakhage: A Arte da Visão
23rd Psalm Branch – Part 1 e Part 2 | Murder Psalm | Delicacies of Molten Horror Synapse
duração total da projeção: 84 min | M/12
Programa 4 – “Found Footage”, O Apocalipse da Imaginação
23RD PSALM BRANCH – PART 1 E PART 2
Estados Unidos, 1966, 1967 – 30 min, 30 min / sem som
MURDER PSALM
Estados Unidos, 1981 – 16 min / sem som
DELICACIES OF MOLTEN HORROR SYNAPSE
Estados Unidos, 1991 – 8 min / sem som
de Stan Brakhage

23RD PSALM BRANCH faz parte de um projeto maior levado a cabo nos anos sessenta por Brakhage que lhe daria o nome de “Songs”, série de filmes em 8 mm classificados como “home” ou “travel movies”. Dado o seu carácter atípico, Brakhage descrevê-lo-ia como um "home-movie war film”. 23RD PSALM BRANCH – PART 1 é uma meditação sobre a experiência da guerra convocando imagens de arquivo da Segunda Guerra lidas no contexto da Guerra do Vietname e da sua mediatização. Muito diferente, a segunda parte de 23RD PSALM BRANCH revela-se como um “retrato de Viena, escurecida pelo luar, pela noite e pelo passado”. MURDER PSALM volta a criticar a imposição de uma cultura mediática dominante na estruturação da memória e do mito através de uma manipulação de “found footage”, compilando filmes científicos e educativos, “cartoons” e imagens televisivas. P. Adams Sitney descreve MURDER PSALM como "...an apocalypse of the imagination." DELICACIES OF MOLTEN HORROR SYNAPSE é mais um filme que reflete sobre a experiência da televisão (“primary ‘Molten Horror’ is TV”, dirá Brakhage) cruzando o imaginário televisivo com as técnicas de pintura à mão sobre a película. Uma sessão que aponta para diversidade do cinema de Brakhage.
20/03/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Matar ou Não Matar

Nos 150 Anos da Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte em Portugal
Koshikei
O Enforcamento
de Nagisa Oshima
com Do-yun Yu, Kei Sato, Toshirô Ishido, Rokko Toura
Japão, 1968 - 109 min
legendado em português | M/16
Os crimes e a execução de Ri Chin, coreano que assassinou duas jovens raparigas numa escola secundária japonesa, serviram de inspiração a duas obras de Nagisa Oshima. São elas SHINJUKU DOROBO NIKKI e KOSHIKEI. Se a primeira é um exercício típico da nova vaga japonesa sobre o cosmopolitismo de uma juventude ociosa, o segundo é uma poderosa reflexão sobre a pena de morte. O filme é quase inteiramente passado num só cenário: os guardas de um estabelecimento prisional, um médico e um padre tentam fazer com que um condenado à morte recorde e reconheça o
 
20/03/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Inadjectivável
La Bête Humaine
A Fera Humana
de Jean Renoir
com Jean Gabin, Simone Simon, Fernand Ledoux, Julien Carette
França, 1938 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Adaptado do romance de Zola, é uma das grandes obras-primas de Renoir, no seu período mais fértil. Duas das sequências mais célebres do seu cinema fazem parte deste filme, a viagem de comboio Paris-Havre e o baile que precede o trágico desenlace. Misto de realismo e fatalismo sombrio, LA BÊTE HUMAINE conta uma história que parece talhada à medida de Jean Gabin: um condutor ferroviário tem uma ligação com a mulher de um colega, que guarda o segredo de uma culpa. Um dos papéis mais poderosos daquele que Renoir considerava “um imenso ator, capaz de transmitir os sentimentos mais violentos com um simples bater de pálpebras”. No papel da mulher, Simone Simon é inesquecível. A última passagem na Cinemateca foi em 2012.