19/03/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Matar ou Não Matar

Nos 150 Anos da Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte em Portugal
Monsieur Verdoux
O Barba Azul
de Charles Chaplin
com Charles Chaplin, Martha Raye, Isobel Elsom
Estados Unidos, 1947 - 120 min
legendado em português | M/12
Baseado numa ideia de Orson Welles, Chaplin realizou o filme mais polémico da sua carreira, que foi também o seu primeiro fracasso comercial e provocou a fúria dos meios conservadores americanos: o filme foi proibido na maior parte dos Estados Unidos e Chaplin, acusado de comunismo, acabaria por deixar o país. Chaplin considerava esta variação tragicómica da carreira de Landru, visto como um “industrial” do crime, como “o melhor e o mais vibrante filme que jamais fiz”.
 
19/03/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Stan Brakhage: A Arte da Visão
Eyes | Deus Ex | The Act of Seeing With One's Own Eyes
duração total da projeção: 100 min | M/12
Programa 3 – A Trilogia de Pittsburgh
EYES
DEUS EX
THE ACT OF SEEING WITH ONE'S OWN EYES
Estados Unidos, 1971 – 35 min, 32 min, 33 min / sem som
de Stan Brakhage

Em 1971 Stan Brakhage completou um conjunto de três filmes de características mais assumidamente documentais inspirados em instituições públicas da cidade de Pittsburgh, conhecidos como “A Trilogia de Pittsburgh” ou "Os Documentos de Pittsburgh". EYES e DEUS EX encontram os seus motivos no trabalho da polícia da cidade e numa operação ao coração filmada tendo como base palavras poéticas de Charles Olson sobre a experiência da morte. THE ACT OF SEEING WITH ONE'S OWN EYES, o mais polémico e visceral dos três, é o retrato sem filtros de uma experiência numa sala de autópsias, um dos locais mais terríveis da nossa cultura.
 
19/03/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
As Cinematecas Hoje: UCLA Film & Television Archive (I)
A Star is Born
Nasceu Uma Estrela
de William Wellman
com Janet Gaynor, Fredric March, Adolphe Menjou
Estados Unidos, 1937 - 111 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Grandes Clássicos
Esta obra-prima de William Wellman, que foi um dos primeiros filmes feitos em Technicolor tricrómico, costuma ficar na sombra da versão da mesma história, realizada por George Cukor em 1954, com Judy Garland. Na verdade, os filmes são tão diferentes quanto o cinema americano dos anos trinta o é do dos anos cinquenta. Trata-se da história de uma jovem que chega a Hollywood com o sonho de ser estrela, o que acaba por conseguir, graças à ajuda de um ator alcoólico, em declínio. A estrutura do filme é extremamente moderna, com uma narrativa circular e diversos elementos de “distanciação”, que nos lembram que estamos num filme, que tem um olhar ao mesmo tempo crítico e fascinado pelo sistema de Hollywood. Não é apresentado na Cinemateca desde 2008.
 
19/03/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Matar ou Não Matar

Nos 150 Anos da Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte em Portugal
M
Matou!
de Fritz Lang
com Peter Lorre, Ellen Widmann, Gustav Gründgens, Otto Wernicke
Alemanha, 1931 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nesta poderosa obra-prima, Fritz Lang, no seu primeiro filme sonoro, mais do que a descrição de um “caso autêntico” (o “vampiro” de Dusseldorf, um assassino de crianças), fez o retrato de uma Alemanha mergulhada na depressão económica e nas vésperas da chegada dos nazis ao poder. O filma assinala também uma importante viragem na obra de Lang, que abandona com ele, e por muito tempo, os argumentos “folhetinescos” que tinham estado na origem de tantas das suas obras-primas. Peter Lorre no papel da sua vida.