24/02/2018, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Atelier Família
dos 6 aos 9 anos | duração: 2 horas
Dinossauros e Monstros Subaquáticos! – O Fantástico Mundo de Karel Zeman
Orientação: Teresa Cortez

Conceção e orientação: Teresa Cortez

Karel Zeman foi um importante realizador da Checoslováquia, cujos filmes fantásticos combinavam de forma inovadora técnicas de animação com ação real. Vem descobrir os seus filmes e como dar vida a bonecos, transformando-os em personagens de um filme. Marcação prévia até 19 de fevereiro para cinemateca.junior@cinemateca.pt.
 
24/02/2018, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Vynález Zkázy
A Invenção Diabólica
de Karel Zeman
com Lubor Tokos, Jana Zatroukalová, Miroslav Holub, Arnost Navrátil
Checoslováquia, 1958 - 83 min
legendado em português | M/6
Talvez a mais conhecida e conseguida adaptação que Karel Zeman fez de uma obra de Júlio Verne usando atores reais sobre cenários desenhados, que reproduzem ilustrações primitivas dos romances do escritor. Inspirado no romance Em Frente da Bandeira, A INVENÇÃO DIABÓLICA conta a história de um cientista que inventa uma arma poderosa disputada entre o seu país e um rival.
 
24/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Citizen Kane | The Blackout
duração total da projeção: 213 min | M/16
Entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 20 minutos
CITIZEN KANE
O Mundo a Seus Pés
de Orson Welles
com Orson Welles, Joseph Cotten, Everett Sloane, Agnes Moorehead, Dorothy Comingore, Ray Collins, Paul Stewart
Estados Unidos, 1941 – 119 min / legendado em português
THE BLACKOUT
Sentiste a Minha Falta?
de Abel Ferrara
com Matthew Modine, Beatrice Dalle, Dennis Hopper, Sarah Lassez, Claudia Schiffer
Estados Unidos, 1997 – 94 min / legendado em português

Com BIRTH OF A NATION de Griffith (1915) e À BOUT DE SOUFFLE de Godard (1960), CITIZEN KANE, primeiro filme de Orson Welles, realizado quando o cineasta tinha 26 anos, é reconhecido como um grande salto qualitativo na história da evolução da linguagem cinematográfica. A profundidade de campo, os enquadramentos em ligeiro contrapicado ao nível do chão, o plano sequência natural ou artificial (recorrendo a efeitos especiais), vieram abrir novos caminhos para a realização. Tudo isto ao serviço de um argumento que é também um dos mais bem escritos de sempre, sobre a vida de um potentado da imprensa, Charles Foster Kane, inspirado em William Randolph Hearst, em que a vida da personagem, já morta, é narrada por aqueles que o conheceram. Em THE BLACKOUT, Matty (Modine) é um ator em ascensão mas com graves problemas de dependênca, que vai “ressacar” para Miami, com o seu amigo Mickey (Hopper). Depois de um caso com uma rapariga, tem um “black out” alcoólico, e mais tarde terá de reconstituir o que aconteceu enquanto esteve “out”.
 
24/02/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
American Way of Life: Vidas em Crise
Annie Hall
de Woody Allen
com Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts, Paul Simon, Carol Kane, Shelley Duvall, Christopher Walken
Estados Unidos, 1977 - 93 min
legendado eletronicamente em português | M/12
ANNIE HALL, sexta longa-metragem de Woody Allen, foi o filme no qual se definiram verdadeiramente o estilo e os temas característicos do realizador (em colaboração estreita com Marshall Brickman, no argumento, Gordon Willis, na fotografia, e Ralph Rosenblum na montagem). Um “romance nervoso”, segundo o slogan publicitário da época, inspirado na relação que o realizador teve com Diane Keaton (cujo nome verdadeiro é Diane Hall), e marcado por uma extraordinária e carismática interpretação da atriz, fazendo deste filme um dos mais populares de todo o cinema de Allen e desta década em particular. Em 1978, enquanto Allen tocava o seu concerto semanal com a sua banda de jazz, em Nova Iorque, o filme viria a bater STAR WARS: EPISODE IV, em Los Angeles, na corrida ao Óscar de Melhor Filme.