CICLO
Histórias do Cinema | Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos


Ao fim de vários anos de programação regular das séries de sessões “Histórias do Cinema”, damos agora início a um novo ciclo desta rubrica, que será marcado por uma maior diversidade temática. Para arrancar as séries deste ano, e tendo também em conta o contexto ditado pelo Ano Europeu do Património Cultural – no qual desejamos voltar a suscitar a reflexão sobre o sentido lato do conceito de património cinematográfico e o que está em jogo na sua salvaguarda – organizamos então uma primeira viagem em torno das relações históricas da arte cinematográfica com a sua base material, ou o que foram até hoje algumas das suas principais condicionantes materiais. Neste outro âmbito, e no que será a primeira de duas edições apresentadas pelo mesmo conferencista, é nosso convidado o historiador, colecionador e restaurador Jean-Pierre Verscheure – grande especialista da história da tecnologia e das técnicas do cinema, hoje responsável pelo laboratório de restauro de som Cinévolution, com sede na Bélgica. Ao longo de uma semana, Jean-Pierre Verscheure irá traçar a evolução histórica do cinema ao nível dos vários formatos de imagem, não apenas numa abordagem técnica mas relacionando esta com as suas implicações na gestão do espaço de um filme e, mais geralmente, na mise-en-scène. Abordar-se-ão assim parâmetros essenciais que, tendo a ver com a tecnologia e a economia do cinema, são estruturantes para a linguagem e a expressão estética. A esta, seguir-se-á em data exata a anunciar, uma segunda edição, na qual Jean-Pierre Verscheure abordará a evolução tecnológica do som e as suas relações com a linguagem das imagens em movimento.
 
No cinema, a palavra “formato” significa e designa duas dimensões distintas: por um lado, a largura da película e, por outro, a relação entre as medidas da imagem impressa sobre esta última (“aspect ratio”). Ao longo desta semana, iremos estudar a evolução dos formatos da película e dos “aspect ratio” que foram introduzidos na distribuição cinematográfica desde Edison e dos Irmãos Lumière até à chegada do cinema digital. Iremos olhar para a sua evolução histórica e técnica e estudar os diferentes parâmetros qualitativos, estéticos e económicos que, de cada vez, surgem associados a cada processo. Muitos excertos de filmes ilustrarão, em cada sessão, as descrições destes processos, permitindo-nos entender a escolha de um processo ou de um formato em relação aos objetivos dos realizadores: como é que um determinado processo oferece muita profundidade de campo mas uma má definição de imagem e outro nos dá uma imagem de grande qualidade mas sem profundidade de campo! Cada processo, cada formato da imagem, cada sistema com um nome diferente, como CinemaScope, Superscope, Panavision, Techniscope, etc., oferece aos realizadores um outro tipo de espaço cénico com parâmetros diferentes. A palavra “formato” não se refere apenas às relações entre medidas da imagem mas também às consequências de cada processo na qualidade da imagem em termos de definição, no tipo de espaço cénico em termos de profundidade de campo, nos problemas de composição da imagem em relação à narrativa, etc., etc.
Jean-Pierre Verscheure
 
sessões-conferência por Jean-Pierre Verscheure, em inglês



 
19/02/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema | Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos

Safety Last!
de Fred C. Newmeyer, Sam Taylor
Estados Unidos, 1923 - 70 min
20/02/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema | Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos

Rancho Notorious
O Rancho das Paixões
de Fritz Lang
Estado Unidos, 1952 - 89 min
21/02/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema | Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos

River of no Return
Rio Sem Regresso
de Otto Preminger
Estados Unidos, 1954 - 91 min
 
22/02/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema | Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos

West Side Story
Amor Sem Barreiras
de Jerome Robbins, Robert Wise
Estados Unidos, 1961 - 151 min
 
23/02/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema | Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos

The Pledge
A Promessa
de Sean Penn
Estados Unidos, 2001 - 124 min
19/02/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema | Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos

Um panorama histórico dos formatos do cinema incluindo formatos de película cinematográfica e proporções de imagem
Safety Last!
de Fred C. Newmeyer, Sam Taylor
com Harold Lloyd, Mildred Davis, Bill Strother, Noah Young
Estados Unidos, 1923 - 70 min
mudo, com intertítulos em inglês e francês | M/12
História dos formatos mudos: o nascimento do cinema e do espetáculo cinematográfico. Abordagem teórica aos parâmetros qualitativos e estéticos do formato 1,33 com projeção de excertos exemplificativos, seguidos de uma longa-metragem.

a projeção é antecedida por excertos de filmes dos irmãos Lumière, Thomas Edison, Ernest Normandin, Fred C. Newmeyer, Sam Taylor

sessão-conferência por Jean-Pierre Verscheure, em inglês
Um dos mais emblemáticos filmes da comédia do período mudo norte-americano, SAFETY LAST! é, também, uma das mais conhecidas “aventuras” de Harold Lloyd, mítico ator cómico lembrado pelos seus óculos e proezas físicas que o equipararam, no pico da sua popularidade, a Buster Keaton e Charlie Chaplin. O filme de Fred C. Newmeyer e Sam Taylor viria a trazer uma das imagens mais icónicas deste período da história do cinema: Harold Lloyd pendurado no cimo de um prédio, agarrado aos ponteiros de um relógio, com o movimento urbano da cidade a passar por baixo das suas pernas. A apresentar em cópia 35 mm com intertítulos em inglês e francês, em formato mudo 1,33 e velocidade próxima da original, na versão sonorizada de 1974 com a música Rag Time de Don Huette.
 
20/02/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema | Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos

Um panorama histórico dos formatos do cinema incluindo formatos de película cinematográfica e proporções de imagem
Rancho Notorious
O Rancho das Paixões
de Fritz Lang
com Marlene Dietrich, Mel Ferrer, Arthur Kennedy
Estado Unidos, 1952 - 89 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12
A chegada do cinema sonoro e as consequências nos formatos da imagem e do som. Abordagem teórica aos parâmetros qualitativos e estéticos do formato Academy 1,37 com projeção de excertos exemplificativos, seguidos de uma longa-metragem.

a projeção é antecedida por excertos de filmes de Fred Zinneman, British Pathé, Chuck Jones

sessão-conferência por Jean-Pierre Verscheure, em inglês
No seu terceiro western, Fritz Lang faz Marlene regressar ao género num papel semelhante ao de DESTRY RIDES AGAIN e THE SPOILERS, sedutora e cantora de “saloon”. Lang coloca-a no centro de uma história de crime e vingança: um cowboy introduz-se numa quadrilha onde se encontra o violador e assassino da sua noiva, e esconde-se num rancho, propriedade de Marlene. As canções de Marlene (Chuck-a-Luck e Get Away Young Man) nimbam um dos mais singulares westerns de sempre com uma atmosfera de tragédia e melancolia. O filme devia ter-se chamado “Chuck-a-Luck”  (título que o produtor recusou impondo o de RANCHO NOTORIOUS). “Revisitação do western, RANCHO NOTORIOUS é também uma revisitação aos temas mais fortes da obra de Lang (…). Condensa o percurso dos western, dos filmes antinazi ou dos filmes negros de Lang” (João Bénard da Costa). A apresentar em cópia 35 mm em versão original, com legendas em francês, no formato Academy 1,37, sistema sonoro RCA Photophone monofónico e cores Technicolor.
 
21/02/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema | Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos

Um panorama histórico dos formatos do cinema incluindo formatos de película cinematográfica e proporções de imagem
River of no Return
Rio Sem Regresso
de Otto Preminger
com Robert Mitchum, Marilyn Monroe, Rory Calhoun
Estados Unidos, 1954 - 91 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12
O Cinerama e o princípio da era do ecrã largo e da estereofonia. Estudos dos parâmetros qualitativos e das consequências sobre a estética e a gestão do espaço cénico nos filmes “Scope” com projeção de excertos exemplificativos, seguidos de uma longa-metragem.

a projeção é antecedida por excertos de filmes de Stanley Donen e Gene Kelly, Otto Preminger, Abel Gance, Woody Allen, Elliot Sylverstein, Allan Dwan, Don McGuire

sessão-conferência por Jean-Pierre Verscheure, em inglês
Um western singular com um par igualmente singular (Mitchum e Marilyn) num dos primeiros filmes em CinemaScope, em que o formato largo corresponde inteiramente a um projeto estético, ligando a vastidão dos cenários naturais à dimensão moral da história dos três protagonistas. A apresentar em cópia 35 mm de época em versão original, com legendas em francês, CinemaScope 2,35:1, som Westrex monofónico, e cores “Technicolor IB”.
 
22/02/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema | Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos

Um panorama histórico dos formatos do cinema incluindo formatos de película cinematográfica e proporções de imagem
West Side Story
Amor Sem Barreiras
de Jerome Robbins, Robert Wise
com Natalie Wood, Richard Beymer, Russ Tamblyn
Estados Unidos, 1961 - 151 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Depois da guerra dos formatos: a caminho de uma padronização, o regresso do 70 mm e as soluções económicas. Projeções ilustrativas e comparativas, seguidas de uma longa-metragem.

a projeção é antecedida por excertos de filmes de David Miller, Joachim Ronning e Espen Sandberg, Fred Zinnemann, William Willer, Sergio Leone, Peter Glenville, Edgar G. Ulmer, Stanley Kubrick

sessão-conferência por Jean-Pierre Verscheure, em inglês
"Jerome Robbins ficou intrigado com a ideia de filmar os números de dança nas ruas de Nova Iorque, mas percebeu que se tratava de um grande desafio, porque se iriam contrastar as suas mais estilizadas coreografias com os ambientes mais realistas do filme" (Robert Wise). A esta aposta formal, junta-se a da revisitação à tragédia da rivalidade de Romeu e Julieta de Shakespeare no confronto entre os bandos juvenis de Manhattan em WEST SIDE STORY. A música é de Leonard Bernstein. O filme, que conquistou 10 Óscares (um dos mais premiados de sempre), é um dos títulos mais emblemáticos dos anos sessenta. A apresentar em cópia 35 mm reduzida de negativo 65 mm, reedição em Dolby Stereo e cores Eastmancolor.
 
23/02/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema | Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos

Um panorama histórico dos formatos do cinema incluindo formatos de película cinematográfica e proporções de imagem
The Pledge
A Promessa
de Sean Penn
com Jack Nicholson, Patricia Clarkson, Robin Wright
Estados Unidos, 2001 - 124 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Os últimos formatos 35 mm antes da chegada do cinema digital. Rodagens em vários formatos e produções híbridas. Projeções ilustrativas e comparativas, seguidas de uma longa-metragem.

a projeção é antecedida por excertos de filmes de John Lasseter, Jean-Pierre Jeunet, Christopher Nolan, John Maybury, Sean Penn, Michael Bay

sessão-conferência por Jean-Pierre Verscheure, em inglês
Na terceira longa-metragem de Sean Penn, Jack Nicholson é um polícia que vê a sua reforma adiada devido ao caso do assassinato de uma criança de oito anos. Ao chegar ao local do crime e depois de privar com a família da vítima, nasce “a promessa” de que não deixará cair o seu desaparecimento no esquecimento. A apresentar em anamórfico JDC Scope. Primeira exibição na Cinemateca.