CICLO
Em Largura: O Cinemascope


Combatendo a perda de espectadores para a televisão que se vinha agudizando desde o final dos anos quarenta, a Fox estreou em 1953 um formato de imagem “bigger than life”: o CinemaScope, que praticamente duplicava o “aspect ratio” (2,66:1 contra o 1,37:1 que era então o formato “standard”) e fazia do ecrã do cinema um retângulo irreproduzível no formato quadrado dos televisores domésticos. O filme inaugural foi THE ROBE, de Henry Koster, mas muitos outros se seguiram, praticamente instituindo o formato da imagem anamórfica como um novo “standard”. Embora a Fox tenha licenciado o processo do CinemaScope para uso de outros grandes estúdios, alguns deles desenvolveram formatos rivais, como a Paramount com o VistaVision; e a Panavision, que inicialmente fabricava lentes e projetores para o CinemaScope, em breve desenvolveu um outro processo de imagem anamórfica e ecrã largo (o Panavision, justamente). Também os europeus inventaram os seus processos anamórficos, como, em França, o Franscope, formato em que foi rodado, por exemplo, o LE MÉPRIS de Godard. Apesar disso, a palavra “cinemascope” prevaleceu como sinónimo do ecrã largo, e é comum chamar-se “cinemascope” ao que corresponde, na verdade, a processos diferentes (algo em que os próprios estúdios incorreram:  a MGM, por exemplo, continuou a usar a designação CinemaScope até muito tempo depois de ter passado a utilizar o Panavision).
No mês em que Jean-Paul Verscheure vem à Cinemateca, no âmbito das “Histórias do Cinema”, para animar um conjunto de palestras e sessões sob o tema das mutações ao nível dos formatos da imagem cinematográfico, propomos um programa dedicado ao CinemaScope tomado no seu sentido estrito: dez filmes, americanos e europeus, rodados realmente em CinemaScope, cobrindo, grosso modo, o período em que este processo específico foi regularmente utilizado, e que vai de 1953 ao final dos anos sessenta.
 
 
01/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Em Largura: O Cinemascope

Brigadoon
A Lenda dos Beijos Perdidos
de Vincente Minnelli
Estados Unidos, 1954 - 108 min
 
01/02/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Em Largura: O Cinemascope

Moonfleet
O Tesouro de Barba Ruiva
de Fritz Lang
Estados Unidos, 1955 - 87 min
02/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Em Largura: O Cinemascope

Sweet Bird of Youth
Corações na Penumbra
de Richard Brooks
Estados Unidos, 1962 - 120 min
05/02/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Em Largura: O Cinemascope

The King and Four Queens
Um Rei e Quatro Rainhas
de Raoul Walsh
Estados Unidos, 1956 - 86 min
07/02/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Em Largura: O Cinemascope

Forty Guns
de Samuel Fuller
Estados Unidos, 1957 - 80 min
01/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Em Largura: O Cinemascope
Brigadoon
A Lenda dos Beijos Perdidos
de Vincente Minnelli
com Gene Kelly, Cyd Charisse, Van Johnson, Elaine Stewart, Barry Jones, Hugh Laing
Estados Unidos, 1954 - 108 min
legendado em português | M/12
A quintessência do musical, no que é um deslumbrante conto fantástico sobre uma aldeia escocesa que "vive" um dia em cada século e é descoberta por dois caçadores. Um deles, Gene Kelly, encontra ali o amor da sua vida, o que permitirá um milagre. BRIGADOON contém um dos mais belos bailados a dois no cinema: Gene Kelly e Cyd Charisse em Heather on the Hill.
 
01/02/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Em Largura: O Cinemascope
Moonfleet
O Tesouro de Barba Ruiva
de Fritz Lang
com Stewart Granger, Jon Whiteley, Joan Greenwood, George Sanders, Viveca Lindfors
Estados Unidos, 1955 - 87 min
legendado em português | M/6
O universo de Stevenson, entre Treasure Island e Kidnapped, não teve melhor versão no cinema do que nesta obra-prima de Fritz Lang, que adapta o livro de outro escritor, J. Meade Falkner. A estranha história de um garoto, órfão, que se liga de amizade a um contrabandista. Juntos, partem à descoberta do fabuloso diamante do Barba-Ruiva, escondido na cisterna de uma fortaleza. “Com MOONFLEET atingimos um dos pontos mais altos da obra de Fritz Lang. Uma das obras mais deslumbrantemente belas alguma vez filmadas, um dos filmes mais fascinantes e mágicos da história do cinema” (João Bénard da Costa).
 
02/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Em Largura: O Cinemascope
Sweet Bird of Youth
Corações na Penumbra
de Richard Brooks
com Paul Newman, Geraldine Page, Shirley Knight, Ed Beagley, Rip Torn, Mildred Dunnock
Estados Unidos, 1962 - 120 min
legendado em português | M /12
Adaptação de uma peça de Tennessee Williams, onde Geraldine Page tem uma das suas mais dramáticas interpretações no papel de uma estrela de Hollywood em decadência que procura “reencontrar” a juventude através do corpo de um jovem Paul Newman, seu gigolo desencantado. “Anti-herói”, num dos papéis da sua vida, raras vezes Paul Newman terá sido mais desejável do que em SWEET BIRD OF YOUTH. Geraldine Page foi nomeada para um Óscar pelo seu papel no filme.
 
05/02/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Em Largura: O Cinemascope
The King and Four Queens
Um Rei e Quatro Rainhas
de Raoul Walsh
com Clark Gable, Eleanor Parker, Jo Van Fleet, Barbara Nichols, Jean Willes, Sara Shane
Estados Unidos, 1956 - 86 min
legendado em português | M/12
À avidez com que Barbara Nichols, Jean Willes e Sara Shane oferecem ao Rei Gable aquilo que, mais cedo ou mais tarde, ele sabia estar garantido, Eleanor Parker contrapõe arrogância, astúcia e uma certa, estratégica, distância, para vencer as rivais na corrida para o ouro e para os braços de Gable. Um western com um cowboy de meia-idade e quatro lindíssimas viúvas. Além de protagonista masculino, Gable foi também o produtor deste Walsh.
 
07/02/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Em Largura: O Cinemascope
Forty Guns
de Samuel Fuller
com Barbara Stanwyck, Barry Sullivan, Dean Jagger, John Ericson
Estados Unidos, 1957 - 80 min
legendado em português | M/12
O western em tempo de mudança. O começo é de cortar a respiração e ficou na história. Jamais o CinemaScope foi aplicado desta maneira. Dir-se-ia que foi inventado para Fuller filmar aquela longa cavalgada de Barbara Stanwyck à frente dos seus 40 cavaleiros, mancha reptilínea nas planícies do Oeste. E é o filme que destrói um “conceituado” lugar comum tacitamente aceite em todos os filmes do género: o duelo final que opõe Sullivan a John Ericson, com este escudado por Stanwyck.