20/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
American Way of Life: Vidas em Crise
Alice Doesn’t Live Here Anymore
Alice Já Não Mora Aqui
de Martin Scorsese
com Ellen Burstyn, Kris Kristofferson, Harvey Keitel, Jodie Foster
Estados Unidos, 1975 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A quarta longa-metragem de Martin Scorsese (depois de MEAN STREETS) encerra o que pode ser considerado o “primeiro período” do seu trabalho. ALICE DOESN’T LIVE HERE ANYMORE, um dos melhores exemplos da Nova Hollywood e uma bonita crónica sobre as personagens frustradas do “sonho americano”, é a história de uma mulher que, ao enviuvar do marido, resolve retomar a sua antiga carreira de cantora enquanto luta contra as dificuldades em sustentar-se a si e ao seu filho. Um filme centrado em Ellen Burstyn (que recebeu o Óscar de Melhor Atriz por este filme) e inspirado na liberdade e improvisação de John Cassavetes, um dos mentores de Scorsese.
 
20/02/2018, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema | Jean-Pierre Verscheure – A História dos Formatos

Um panorama histórico dos formatos do cinema incluindo formatos de película cinematográfica e proporções de imagem
Rancho Notorious
O Rancho das Paixões
de Fritz Lang
com Marlene Dietrich, Mel Ferrer, Arthur Kennedy
Estado Unidos, 1952 - 89 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12
A chegada do cinema sonoro e as consequências nos formatos da imagem e do som. Abordagem teórica aos parâmetros qualitativos e estéticos do formato Academy 1,37 com projeção de excertos exemplificativos, seguidos de uma longa-metragem.

a projeção é antecedida por excertos de filmes de Fred Zinneman, British Pathé, Chuck Jones

sessão-conferência por Jean-Pierre Verscheure, em inglês
No seu terceiro western, Fritz Lang faz Marlene regressar ao género num papel semelhante ao de DESTRY RIDES AGAIN e THE SPOILERS, sedutora e cantora de “saloon”. Lang coloca-a no centro de uma história de crime e vingança: um cowboy introduz-se numa quadrilha onde se encontra o violador e assassino da sua noiva, e esconde-se num rancho, propriedade de Marlene. As canções de Marlene (Chuck-a-Luck e Get Away Young Man) nimbam um dos mais singulares westerns de sempre com uma atmosfera de tragédia e melancolia. O filme devia ter-se chamado “Chuck-a-Luck”  (título que o produtor recusou impondo o de RANCHO NOTORIOUS). “Revisitação do western, RANCHO NOTORIOUS é também uma revisitação aos temas mais fortes da obra de Lang (…). Condensa o percurso dos western, dos filmes antinazi ou dos filmes negros de Lang” (João Bénard da Costa). A apresentar em cópia 35 mm em versão original, com legendas em francês, no formato Academy 1,37, sistema sonoro RCA Photophone monofónico e cores Technicolor.
 
20/02/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
American Way of Life: Vidas em Crise
The Candidate
O Candidato
de Michael Ritchie
com Robert Redford, Peter Boyle, Melvyn Douglas, Don Porter, Allen Garfield, Karen Carlson
Estados Unidos, 1972 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Escrito por um assessor de Eugene McCarthy, candidato às eleições primárias do Partido Democrata em 1968 (um certo Bernie Sanders “avant la lettre”), THE CANDIDATE é um olhar pungente sobre a política e as eleições nos EUA através da história fictícia da eleição de Bill McKay (Robert Redford), um candidato jovem, belo, e ativista ambiental que vende os seus princípios e palavras para almejar um lugar no Senado norte-americano, perdendo, aos poucos, as razões para ter entrado nessa corrida. What do we do now?”, perguntava Redford ao falar por uma geração que chegava agora ao poder. Primeira exibição na Cinemateca.
 
20/02/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
American Way of Life: Vidas em Crise
Three Days of the Condor
de Sidney Pollack
com Robert Redford, Faye Dunaway, Cliff Robertson, Max von Sydow
Estados Unidos, 1975 - 117 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma das muitas colaborações entre Sidney Pollack e Robert Redford, THREE DAYS OF THE CONDOR é um filme representativo da paranoia da sociedade norte-americana, da sua política, e da sua vida íntima na Guerra Fria e ressaca da guerra do Vietname. Redford, funcionário e pesquisador da CIA, ausenta-se por momentos do seu escritório e encontra, pouco depois, todos os seus colegas assassinados. Inicia-se então uma perseguição à sua vida e uma investigação, de sua parte, sobre os motivos e a origem dessa conspiração, revelando o lado negro da política e dos interesses do seu país. Um dos “thrillers” políticos mais emblemáticos do cinema norte-americano, onde se destaca também a presença de Faye Dunaway. A apresentar em cópia digital.