13/01/2018, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Stars in My Crown
de Jacques Tourneur
com Joel McCrea, Ellen Drew, Dean Stockwell, Juano Hernandez
Estados Unidos, 1950 - 89 min
legendado em português | M/12
STARS IN MY CROWN é, talvez, o mais belo e perfeito exemplo daquilo a que se chama “americana” (evocação nostálgica do passado dos EUA) no cinema. É também o mais pessoal dos filmes de Jacques Tourneur, que, para o dirigir, aceitou um salário simbólico. Praticamente sem história, STARS IN MY CROWN é uma coleção de vinhetas da vida numa pequena cidade no interior dos EUA no século XIX, que retrata sentimentos e emoções e tem como ponto de partida a vida de uma criança com o seu pai, pregador, na vila que os adotou, onde o tranquilo deslizar do tempo é por vezes quebrado pelo drama (a tentativa de linchamento pelo KKK).
 
13/01/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Sherlock Jr. | The Purple Rose of Cairo
duração total da projeção: 131 min | M/12
SHERLOCK JR. é acompanhado ao piano por Filipe Raposo

Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
SHERLOCK JR.
Sherlock Holmes Jr.
de Buster Keaton
com Buster Keaton, Kathryn McGuire, Ward Crane
Estados Unidos, 1924 – 50 min / mudo, com intertítulos em inglês legendados eletronicamente em português
THE PURPLE ROSE OF CAIRO
A Rosa Púrpura do Cairo
de Woody Allen
com Mia Farrow, Jeff Daniels, Danny Aiello, Irwing Metzman, Stephanie Farrow
Estados Unidos, 1985 – 81 min / legendado eletronicamente em português

SHERLOCK JR. é um dos momentos maiores da obra do cómico impassível, Buster Keaton, na figura de um projecionista de cinema e detetive inspirado nas aventuras do popular herói de Conan Doyle. Mas este genial filme burlesco é também uma reflexão sobre a magia do cinema, com a personagem de Keaton a entrar numa tela de cinema, dentro de um filme, para conseguir resolver problemas amorosos da vida real. THE PURPLE ROSE OF CAIRO é um dos filmes mais celebrados de Woody Allen: situado nos primeiros anos do cinema sonoro, Mia Farrow é uma espectadora de cinema apaixonada pelo galã de um filme que a faz esquecer a sua desapaixonada vida real. Mas o amor é recíproco, e é, desta vez, um ator que sai da tela para ir ao encontro da realidade.
 
13/01/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Medo
The Shining
Shining
de Stanley Kubrick
com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson
Estados Unidos, 1980 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/16
A partir de um romance de Stephen King, Kubrick encenou uma das mais eficazes fábulas de horror: um escritor em crise de inspiração aceita o lugar de zelador de um hotel numa montanha, encerrado durante o inverno, e para lá se desloca com a mulher e o filho. Aí vai ser alvo de alucinações que o levam à loucura assassina virando-se contra a própria família. A apresentar em cópia digital.