23/01/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Medo
Le Diable Probablement
de Robert Bresson
com Antoine Monnier, Tina Irissari, Henri de Maublanc, Laetitia Carcano
França, 1976 - 96 min
legendado em português | M/16
Penúltimo filme de Robert Bresson, LE DIABLE, PROBABLEMENT é talvez o mais terrível e desesperado de todos os seus filmes. Um olhar impiedoso sobre o mundo contemporâneo e a destruição da natureza e das formas de vida. Uma reflexão sombria feita a partir da descoberta de um cadáver, o corpo de um jovem cuja única resposta para o estado do mundo é o suicídio.
 
23/01/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Imagem por Imagem (Cinema de Animação)
Le Chateau des Singes
de Jean-François Laguionie
França, Alemanha. Reino Unido, Hungria, 1999 - 79 min
versão original francesa, legendado eletronicamente em português | M/12
É o encontro com Paul Grimault, um dos históricos da animação francesa e mundial, que irá mudar o curso da vida de Jean-François Laguionie. É nos ateliers do mestre que dirige uma primeira curta-metragem, LA DEMOISELLE ET LE VIOLONCELLISTE (1965), que vence o Grande Prémio em Annecy. Assina depois sete curtas no espaço de treze anos, entre as quais LA TRAVERSÉE DE L'ATLANTIQUE À LA RAME, que vence a Palma de Ouro da curta-metragem no Festival de Cannes de 1978. Terceira das suas longas-metragens, que nunca estrearam comercialmente em Portugal, LE CHATEAU DES SINGES adapta um conto tradicional e é o seu filme mais vocacionado para um público jovem, centrando-se nas aventuras de um pequeno macaco rebelde, mas o público cinéfilo irá descobrir imensas referências, nomeadamente aos clássicos de Eisenstein. Primeira exibição na Cinemateca.
 
23/01/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Raul de Caldevilla

Em colaboração com a Academia Portuguesa de Cinema e com o Museu da Publicidade
Um Chá nas Nuvens/Escalada à Torre dos Clérigos | Entre-os-Rios | Os Faroleiros
duração total da projeção: 87 min | M/12
Com acompanhamento ao piano por Daniel Schvetz
UM CHÁ NAS NUVENS / ESCALADA À TORRE DOS CLÉRIGOS
de Raul de Caldevilla
Portugal, 1917 – 10 min / mudo
ENTRE-OS-RIOS
de autor não identificado
Portugal, 1922 – 5 min / mudo
OS FAROLEIROS
de Maurice Mariaud
com Maurice Mariaud, A. Castro Neves, Abgaída de Almeida
Portugal, 1922 – 72 min / mudo, com intertítulos em português

A sessão começa com um célebre e brilhante filme publicitário de Raul Caldevilla, que documenta um happening publicitário: dois acrobatas escalam a Torre dos Clérigos, no Porto, onde tomam chá e comem bolachas Invicta, antes de lançarem folhetos publicitários lá do alto. ENTRE-OS-RIOS é um dos muitos documentários sobre terras e paisagens portuguesas produzidos pela Caldevilla Film. OS FAROLEIROS é um dos filmes mais ambiciosos a terem sido produzidos em Portugal neste período. Filmado em estúdio e em cenários naturais (Guincho, Cabo da Roca, Caparica) pelo recém-chegado Maurice Mariaud, que realiza e interpreta, OS FAROLEIROS, um drama com três personagens, foi durante muito tempo considerado como uma “obra-prima desaparecida”. Não é, mas é um curioso exemplo de melodrama “verista” do cinema mudo português.
 
23/01/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Medo
El Espiritu de la Colmena
O Espírito da Colmeia
de Victor Erice
com Ana Torrent, Isabel Tellaria, Fernando Fernan-Gomez
Espanha, 1973 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos melhores filmes espanhóis de sempre, construído à volta do mito de Frankenstein, recriado no espírito de uma criança depois de ver o filme de James Whale num cinema ambulante. O ESPÍRITO DA COLMEIA desenvolve-se na atmosfera deprimente e opressiva da província espanhola nos anos que se seguiram ao fim da Guerra Civil e ao mesmo tempo num clima algo irreal.