08/03/2013, 15h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Matinés da Cinemateca

Março 2013
Adam’s Rib
A Costela de Adão
de George Cukor
com Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Judy Holliday, Tom Ewell
Estados Unidos, 1949 - 101 min
legendado em português

Segundo filme do trio Cukor-Tracy-Hepburn, é uma das mais famosas comédias do realizador. O argumento de Garson Kanin e Ruth Gordon tem por tema uma verdadeira “guerra de sexos” em que se envolvem dois casais. Tracy e Hepburn vão enfrentar-se na barra do tribunal à volta do julgamento de uma mulher acusada de ter baleado o marido, que surpreendera com outra.

08/03/2013, 19h00 | Sala Dr. Félix Ribeiro
O Vertiginoso Sr. Hitchcock
Foreign Correspondent
Correspondente de Guerra
de Alfred Hitchcock
com Joel McCrea, Laraine Day, Herbert Marshall, George Sanders
Estados Unidos, 1940 - 112 min
legendado em português

FOREIGN CORRESPONDENT é o segundo filme americano de Hitchcock. Joel McCrea é um repórter desportivo americano, enviado para a Europa para uma série de reportagens “diferentes” sobre a crise política que levou à II Guerra Mundial. É um dos filmes mais espetaculares de Hitchcock, cheio de achados visuais e com o seu humor característico. Numa réplicas da sua personagem, Harry Davenport é lapidar: “I don't want any more economists, sages, or oracles bombinating over our cables. I want a reporter. Somebody who doesn't know the difference between an ism and a kangaroo / Não quero mais economistas, sábios, ou oráculos a bombar nos nossos cabos. Quero um repórter. Alguém que não saiba distinguir uma teoria de um canguru.”

08/03/2013, 19h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo

Março 2013
Aty-Baty Shli Soldaty…
Os Soldados Foram à Guerra
de Leonid Bykov
com Leonid Bykov, Vladimir Konkin, Yelena Shanina, Leonid Bakshtayev
URSS, 1977 - 85 min
legendado em português

O ator e realizador ucraniano Leonid Bykov (a não confundir com Rolan Bykov) especializou-se de tal maneira no tema da “grande guerra patriótica” (mais conhecida como II Guerra Mundial) que depois da sua prematura morte, num acidente de viação, foi feita uma estátua em sua homenagem em Kiev, em que surge caracterizado como soldado soviético. ATY-BATY SHLI SOLDATY… ilustra este tema, através do encontro de diversas pessoas cujos pais tinham morrido durante o conflito. Primeira exibição na Cinemateca.

08/03/2013, 21h30 | Sala Dr. Félix Ribeiro
Ante-Estreias

Março 2013
A Cidade E O Sol | Outras Cartas Ou O Amor Inventado
duração total da sessão: 67 min
com a presença de Leonor Noivo

A CIDADE E O SOL
de Leonor Noivo
com Sara Gonçalves, António Fonseca
Portugal, 2012 – 16 min
OUTRAS CARTAS OU O AMOR INVENTADO
de Leonor Noivo
Portugal, 2012 – 51 min


A sessão reúne os dois mais recentes filmes de Leonor Noivo, produções da Terratreme e da CRIM, exibidos pela primeira vez publicamente no Curtas Vila do Conde 2012 e no Indielisboa’12. A CIDADE E O SOL tem argumento de João Gusmão, descrevendo-o assim a sinopse: “Uma mulher e dois cães, numa casa de uma cidade. Ela reencontra nos gestos de um quotidiano a lembrança de quem partiu. O sol ofusca, torna-se agressivo e, como a morte, ela não consegue olhá-lo de frente – apenas o seu efeito nas sombras à sua volta”. OUTRAS CARTAS OU O AMOR INVENTADO parte de Novas Cartas Portuguesas, o célebre livro escrito e publicado nos anos 1970 por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa – que ficaram conhecidas internacionalmente como “as três Marias” – inspiradas no clássico francês do século XVII Lettres Portugaises. Leonor Noivo retoma a polémica do caso seguindo em imagens de arquivo o processo de tribunal a que as autoras foram sujeitas quando o livro foi publicado em 1971 e filma uma série de depoimentos/retratos sobre o amor.
 

08/03/2013, 22h00 | Sala Luís de Pina
O Vertiginoso Sr. Hitchcock
The 39 Steps
Os 39 Degraus
de Alfred Hitchcock
com Robert Donat, Madeleine Carroll, Lucia Mannheim, Godfrey Tearle, Peggy Ashcroft
Reino Unido, 1935 - 86 min
legendado em português

Hitchcock é o guia desta inesquecível viagem pela Escócia, num filme que muitos consideram o melhor do seu período britânico e o “gémeo” do NORTH BY NORTHWEST da fase americana. Adaptado de um popular romance de John Buchan, trata-se da história de um homem tomado erradamente por assassino (um tema típico de Hitchcock) e obrigado a percorrer a Escócia algemado a uma rapariga, durante a fuga e a busca do verdadeiro criminoso.