04/01/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Medo
Suspiria
Suspiria
de Dario Argento
com Jessica Harper, Alida Valli, Joan Bennett, Udo Kier, Miguel Bosé
Itália, 1976 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Realizado logo a seguir ao esplêndido PROFONDO ROSSO, SUSPIRIA tem as mesmas qualidades do filme anterior de Dario Argento, mas pertence ao domínio do cinema fantástico e não do “giallo”, o filme criminal à italiana. A história situa­‑se numa academia de dança na Alemanha, onde chega uma jovem estudante americana. Sucedem­‑se diversos acontecimentos, numa atmosfera de estranheza e medo. Argento manipula com mão de mestre os efeitos narrativos e visuais, criando uma atmosfera surreal, de permanente suspense. De notar, as presenças de duas atrizes do cinema do passado, Alida Valli e Joan Bennett e do então muito jovem Miguel Bosé. Uma obra­‑prima de género.
 
04/01/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
O Medo
Angst Essen Seele Auf
O Medo Come a Alma
de Rainer W. Fassbinder
com Brigitte Mira, El Hedi Ben Salem, Barbara Valentin, Irm Hermann
Alemanha, 1973 - 93 min
legendado em português | M/12
ANGST ESSEN SEELE AUF é um remake peculiar de ALL THAT HEAVEN ALLOWS de Douglas Sirk, mas sem evocar o contexto visual altamente artificial do cinema americano, contrariamente ao que Fassbinder faria num filme como MARTHA. Com esta história da ligação entre uma mulher de limpeza alemã de meia-idade e um imigrante árabe mais novo do que ela, Fassbinder fez um filme profundamente político, porém sem escolher os alvos tradicionais da esquerda, como a polícia e o senhorio, preferindo acentuar as responsabilidades do indivíduo. “Com esta atitude, Fassbinder entrou em conflito com as classes médias conservadoras e também com os seus filhos neo-estalinistas dos movimentos estudantis”, observou Christian Braad Thomsen.
 
04/01/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Medo
Alien
Alien, o Oitavo Passageiro
de Ridley Scott
com Sigourney Weaver, Tom Skerritt, John Hurt, Ian Holm, Harry Dean Stanton, Yaphet Kotto, Verónica Cartwright
Estados Unidos, 1979 - 117 min
legendado em português | M/16
O filme que lançou uma das mais famosas séries da ficção científica moderna. No interior de uma nave mercantil, surge um estranho "passageiro" que se "hospedara" no corpo de um dos tripulantes durante a passagem por um planeta desconhecido. O intruso revela-se uma arma letal que vai dizimando a tripulação a pouco e pouco. A apresentar em cópia digital.
 
04/01/2018, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Medo
The Invisible Man
O Homem Invisível
de James Whale
com Claude Rains, Gloria Stuart, Henry Travers, William Harrigan
Estados Unidos, 1933 - 69 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Primeira adaptação ao cinema do romance de H.G. Wells, que permanece como a mais famosa e cujo sucesso deu também origem a uma série na Universal. Jack Griffin é um cientista que descobre o segredo da invisibilidade, mas acaba por enlouquecer em resultado da aplicação a si próprio. O filme mistura habilmente terror e humor, mas o seu triunfo resultou particularmente dos notáveis, e à época assombrosos, efeitos especiais. Eram de John Fulton, que se tornou mestre na matéria da invisibilidade, combinando efeitos mecânicos de manipulação de marionetas e efeitos óticos.