14/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Hollywood B
Frendly Enemies
de Allan Dwan
com Charles Winninger, Charlie Ruggles, James Craig, Nancy Kelly
Estados Unidos, 1942 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Comédia dramática que tem por pano de fundo a época da primeira grande guerra e conta a história de dois alemães naturalizados americanos que vivem em Nova Iorque e tomam posições opostas face ao conflito, sendo um deles enredado na teia de um espião alemão.
 
14/12/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
O Que Quero Ver

Um ciclo de filmes sugeridos pelos espectadores da Cinemateca
Welt am Draht
O Mundo no Arame
de Rainer W. Fassbinder
com Klaus Löwitsch, Adrian Hoven, Mascha Rabven, Ivan Desny
Alemanha, 1973 - 91 min (1ª parte) e 106 min (2ª parte) | duração total da projeção em duas partes: 197 min | M/12
legendado eletronicamente em português
sessão única | entre as duas partes há um intervalo de 30 minutos
Baseado num romance de Daniel F. Galouye, WELT AM DRAHT é um filme de ficção científica em duas partes, realizado para a televisão, rodado em Paris, e estreado em outubro de 1973. Uma equipa de cientistas cria um modelo laboratorial que permite simular o modo como a sociedade evoluirá: os seus membros são bonecos vivos, inspirados em pessoas reais. O chefe da equipa de cientistas, assustado com o que fizera, suicida-se e o seu assistente começa a investigar o caso assombrado pelo mundo virtual. Christian Braad Thomsen observou a fidelidade desta minissérie televisiva ao universo de Fassbinder: “O estilo de representação por ele favorecido nunca pareceu tão ‘natural’ como nesta série, na qual os atores devem exibir a tal ‘artificialidade’ que o espectador de cinema comum tantas vezes reprovava nos seus filmes. Neste contexto de ficção científica, os atores de Fassbinder, com os seus movimentos ligeiramente robóticos, os seus olhares fixos e uma forma de falar própria de um locutor televisivo em horas extraordinárias parecem quase naturais.”
 
14/12/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Com a Linha de Sombra
The Sheriff of Fractured Jaw
O Sheriff e a Loira
de Raoul Walsh
com Kenneth More, Jayne Mansfield, Henry Hull, William Campbell, Bruce Cabot, Robert Morley
Estados Unidos, 1958 - 110 min
legendado em espanhol
Infelizmente, por uma questão de direitos, não nos é possível exibir o filme THE YELLOW TICKET, de Raoul Walsh, programado inicialmente para esta sessão. Em sua substituição será exibido o filme THE SHERIFF OF FRACTURED JAW (O Xerife e a Loira, 1958) do mesmo realizador.
Um western-cómico com que Walsh procura reinventar o seu KLONDIKE ANNIE, colocando o "generoso" físico de Jayne Mansfield no papel de Mae West. A famosa loira platinada, rival de Marilyn na década de 50, é uma canto­ra de cabaret que procura proteger um típico inglês (estilo Ruggles) numa cidade de fronteira onde, por paródia, é nomeado sheriff.
 
14/12/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
O Padeiro | Alfenim dos Açores, Sal Artesanal, Tapeçarias de Portalegre
duração total da projeção: 41 minutos | M/12
Com a presença de Maria Braga
O PADEIRO
de Maria Braga
com Mário Rolando
Portugal, 2017 – 26 min
ALFENIM DOS AÇORES, SAL ARTESANAL, TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE
de Maria Braga
Portugal, 2015, 2013, 2016 – 15 min

Um filme sobre “o Padeiro como criador de pão” e em concreto sobre a vocação de Mário Rolando, em cujas mãos o processo de fabrico do pão adquire contornos de ritual de transformação. Ainda segundo as palavras da produção, “Mário Rolando é um Mestre padeiro que cria o pão como um poema Homérico. Somos guiados pelo processo de fazer pão, do alimento ao simbólico num tempo de pensar a essência do pão além do aspeto do pão.” A sessão é complementada por três pequenos vídeos anteriores da autoria de Maria Braga que integram o projeto “on-line” “Grão a Grão”, recolha audiovisual de cariz etnográfico centrada na comida, mas também em algum artesanato.