16/12/2017, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
A Lanterna Mágica e o Realejo
dos 5 aos 12 anos | duração: 2 horas
Atelier Família

Marcação prévia até 12 de dezembro para: cinemateca.junior@cinemateca.pt
Antes do nascimento do cinema já existiam grandes espetáculos que atraíam o público para ver histórias projetadas num ecrã. Vamos reviver esse tempo, e ilustrar uma história para depois a contar, à luz da Lanterna Mágica, um maravilhoso projetor vindo do passado. A acompanhar as imagens, vamos ter a música de um Realejo, um instrumento de música mecânica antigo que acompanhava muitas vezes espetáculos de rua, que nos foi gentilmente cedido pelo Museu da Música Mecânica de Palmela (www.museudamusicamecanica.com).
 
16/12/2017, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Sherlock Jr.
Sherlock Holmes Jr.
de Buster Keaton
com Buster Keaton, Kathryn McGuire, Ward Crane
Estados Unidos, 1924 - 50 min
mudo, com intertítulos em espanhol legendados eletronicamente em português | M/12
Com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo
SHERLOCK JR. é um dos momentos maiores da obra do cómico impassível, Buster Keaton, na figura de um candidato a detetive inspirado nas aventuras do popular herói criado por Conan Doyle. Mas este genial burlesco é também uma reflexão sobre a magia do cinema, com a personagem de Keaton sofrendo, num ecrã, todos os "acidentes" provocados pelas mudanças de planos. 
 
16/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
The Set-Up | Fat City
duração total da projeção: 172 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
THE SET-UP
Nobreza de Campeão
de Robert  Wise
com Robert Ryan, David Clarke, Audrey Totter, George Tobias, Alan Baxter
Estados Unidos, 1949 – 72 min / legendado em português
FAT CITY
Cidade Viscosa
de John Huston
com Stacy Keach, Jeff Bridges, Candy Clark, Susan Tyrell
Estados Unidos, 1972 – 100 min / legendado em espanhol

Baseado num poema de Joseph March, THE SET-UP foi a última realização de Robert Wise para a RKO antes de uma mudança para a MGM. Robert Ryan (também ele praticante de boxe na juventude) é Stoker, um pugilista em fim de carreira, que, a meio de um dos seus últimos combates, fica a saber que o seu empresário recebeu dinheiro para que ele vá ao tapete, confiante que estava na sua derrota. Eficaz filme negro sobre a corrupção no mundo do boxe que tem como imagem de marca a narração em tempo real: a duração da ação é a mesma do filme. Na obra de John Huston, cineasta que começou no período clássico, FAT CITY é um filme surpreendentemente moderno, parecendo ter sido feito por um jovem realizador e não por um homem de mais de 60 anos. Com uma mise en scène lacónica e elíptica, que nada tem a ver com o cinema americano industrial, Huston mostra o itinerário de dois lutadores de boxe que se cruzam, um em decadência, o outro em ascensão. Um filme pungente sobre a solidão e a derrota e um dos pontos altos da obra de Huston.
 
16/12/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver

Um ciclo de filmes sugeridos pelos espectadores da Cinemateca
The Beguiled
Ritual de Guerra
de Don Siegel
com Clint Eastwood, Geraldine Page, Elizabeth Hartman, Jo Ann Harris, Darleen Carr, Mae Mercere, Pamelyn Ferdin, Melody Thomas, Peggy Drie
Estados Unidos, 1971 - 109 min
legendado em espanhol | M/14
Filme pessoal e surpreendente, THE BEGUILED ofereceu a Don Siegel a oportunidade de filmar como nunca até aí e a Clint Eastwood um papel nada conforme aos estereótipos colados à sua imagem que, como se pode ver, logo nessa década de setenta começou a desconstruir. A partir de um romance gótico sulista e ambientado no final da Guerra Civil Americana, o filme segue a história do soldado John McBurney, protegido num colégio de raparigas do Louisiana, onde chega ferido. Os acontecimentos assumem rumos imprevistos e, entre as mulheres, a personagem de Eastwood é tudo menos a de um homem bem tratado. Sofia Coppola acaba de fazer um “remake” do filme de Siegel, a que deu o mesmo título.