CICLO
Double Bill


Neste mês de dezembro, os sábados são em número de cinco e, por conseguinte, serão cinco as sessões da nossa rubrica regular Double Bill (uma sessão, dois filmes, um bilhete único). Três delas são consagradas a filmes de género: dois exemplares do “peplum” italiano do início dos anos sessenta; o filme de boxe, um subgénero que suscitou excelentes filmes, com dois clássicos, de Robert Wise e John Huston, realizados a uma distância de 23 anos; e dois exemplos relativamente obscuros do cinema criminal e do “thriller” britânico. Nas duas outras sessões, aproximamos dois clássicos da comédia conjugal triangular, uma feita na União Soviética e a outra em Hollywood, com um intervalo de três anos e, finalmente, pomos lado a lado duas produções francesas do início dos anos oitenta, ambas com fortes raízes literárias, uma realizada por Frédéric Mitterrand e a outra por Raul Ruiz.
 
02/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

La Valle Dell’eco Tonante | Maciste alla Corte Dello Zar
duração total da projeção: 178 min | M/12
09/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Lettres d’Amour en Somalie | Bérénice
duração total da projeção: 198 min | M/12
 
16/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

The Set-Up | Fat City
duração total da projeção: 172 min | M/12
 
23/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Tretya Mechtchanskaya | Madam Satan
duração total da projeção: 200 min | M/12
30/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Girl in the Headlines | Deadly Strangers
duração total da projeção: 172 min | M/12
02/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
La Valle Dell’eco Tonante | Maciste alla Corte Dello Zar
duração total da projeção: 178 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
LA VALLE DELL’ECO TONANTE
Hércules do Deserto
de Tanio Boccia, Amerigo Anton
com Kirk Morris, Hélène Chanel, Albert Farnese
Itália, 1964 – 87 min / versão em inglês legendada em português
MACISTE ALLA CORTE DELLO ZAR
Maciste contra o Czar
de Tanio Boccia
com Kirk Morris, Massimo Serato, Ombretta Colli, Gloria Milland
Itália, 1964 – 91 min / versão em inglês legendada em português

Esta sessão homenageia um dos grandes géneros populares de sempre, tão antigo quanto o cinema, que teve uma nova vida em Itália entre finais dos anos cinquenta e meados de sessenta: o “peplum”, as aventuras antigas com homens musculosos (nos dois filmes que vamos ver, consoante os países e a dobragem, o herói chama-se Hércules ou Maciste…) e mulheres pérfidas, que um crítico definiu como “sagas de selas e sandálias”. Em LA VALLE DELL’ECO TONANTE, uma terra fertilíssima é protegida pelo misterioso Vale do Eco Trovejante. Uma rainha manda as suas tropas conquistar estas terras, cujos legítimos herdeiros pedem ajuda a Hércules/Maciste. Em MACISTE ALLA CORTE DELLO ZAR, o herói ressuscita na Rússia do século XIX e dá por si às voltas com a perfídia do czar. Naturalmente, nos dois filmes, o nosso herói está sempre seminu. É encarnado por Kirk Morris, nascido com o nome de Adriano Bellini, que antes de entrar para o cinema foi gondoleiro em Veneza. Foi um dos sucessores da maior vedeta musculosa daqueles tempos, Steve Reeves. Primeiras exibições na Cinemateca.
 
09/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Lettres d’Amour en Somalie | Bérénice
duração total da projeção: 198 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
LETTRES D’AMOUR EN SOMALIE
de Frédéric Mitterrand
narração de Frédéric Mitterrand
França, 1982 – 93 min / legendado eletronicamente em português
BÉRÉNICE
de Raul Ruiz
com Anne Alvaro, Jean-Bernard Gaillard, Jean Badin
França, 1983 – 105 min / legendado eletronicamente em português

Primeira realização de Frédéric Mitterrand, que era então um dos melhores programadores de cinema em Paris, LETTRES D’AMOUR EM SOMALIE é um filme algo durasiano, em que um homem que vive um luto afetivo escreve, a partir da Somália, cartas sobre o seu amor perdido, contrapondo-o àquilo que vê no paupérrimo país africano. Uma magnífica mistura de ensaio e diário na primeira pessoa. Realizado quando o prestígio de Raul Ruiz estava no auge, BÉRÉNICE foi um filme de encomenda, que adapta a tragédia seiscentista epónima de Racine, sobre a rutura entre o imperador romano Tito e a princesa judia Berenice, com quem ele vive maritalmente, mas que se resigna a rejeitar por razões de Estado. Ruiz conservou a totalidade do texto em alexandrinos, mas Berenice (vestida à maneira de 1900 e não como na Antiguidade) é a única personagem que vemos: todas as outras são reflexos ou silhuetas, o que convém perfeitamente ao teatro de Racine, extremamente depurado e com uma linguagem muito codificada, mas no qual ardem paixões terríveis. BÉRÉNICE é uma primeira exibição na Cinemateca.
 
16/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
The Set-Up | Fat City
duração total da projeção: 172 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
THE SET-UP
Nobreza de Campeão
de Robert  Wise
com Robert Ryan, David Clarke, Audrey Totter, George Tobias, Alan Baxter
Estados Unidos, 1949 – 72 min / legendado em português
FAT CITY
Cidade Viscosa
de John Huston
com Stacy Keach, Jeff Bridges, Candy Clark, Susan Tyrell
Estados Unidos, 1972 – 100 min / legendado em espanhol

Baseado num poema de Joseph March, THE SET-UP foi a última realização de Robert Wise para a RKO antes de uma mudança para a MGM. Robert Ryan (também ele praticante de boxe na juventude) é Stoker, um pugilista em fim de carreira, que, a meio de um dos seus últimos combates, fica a saber que o seu empresário recebeu dinheiro para que ele vá ao tapete, confiante que estava na sua derrota. Eficaz filme negro sobre a corrupção no mundo do boxe que tem como imagem de marca a narração em tempo real: a duração da ação é a mesma do filme. Na obra de John Huston, cineasta que começou no período clássico, FAT CITY é um filme surpreendentemente moderno, parecendo ter sido feito por um jovem realizador e não por um homem de mais de 60 anos. Com uma mise en scène lacónica e elíptica, que nada tem a ver com o cinema americano industrial, Huston mostra o itinerário de dois lutadores de boxe que se cruzam, um em decadência, o outro em ascensão. Um filme pungente sobre a solidão e a derrota e um dos pontos altos da obra de Huston.
 
23/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Tretya Mechtchanskaya | Madam Satan
duração total da projeção: 200 min | M/12
TRETYA MECHTCHANSKAYA é apresentado com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo

Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
TRETYA MECHTCHANSKAYA
“Três na Rua Mechtchanskaya”
de Abram Room
com Nikolai Batalov, Lyudmilla Semyonova, Leonid Yurenyov
URSS, 1927 – 95 min / mudo, com intertítulos em russo legendados em francês e eletronicamente em português
MADAM SATAN
Madame Satan
de Cecil B. DeMille
com Kay Johnson, Reginald Denny, Roland Young, Lilian Roth
Estados Unidos, 1930 – 105 min / legendado em português
           
Conhecido em inglês como “Três num Sofá” e em francês como “Três num Subsolo”, TRETYA MECHTCHANSKAYA é uma conhecida, e ao mesmo tempo inesperada, comédia soviética, que se inspira nas dificuldades de alojamento que os moscovitas então conheciam. Um jovem casal vive num pequeno apartamento, quando um amigo do marido chega à cidade. Na impossibilidade de encontrar alojamento, é convidado a ficar com o casal. Enquanto o marido trabalha, a mulher e o convidado apaixonam-se e o resultado é um inesperado “ménage à trois”, com os homens passando da cama para o sofá e vice-versa. Na obra de DeMille, MADAM SATAN é uma das grandes surpresas. Esta incursão no musical, com uma delirante coreografia de LeRoy Prinz, tem uma sumptuosa “paradas de massas” e uma espetacular sequência num baile de máscaras num dirigível, durante o qual uma mulher seduz o próprio marido. Quando o dirigível começa a cair, só há um para-quedas para duas rivais… É também uma comédia de alcova, em que o adultério é visto como terapia de choque para o casamento.
 
30/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Girl in the Headlines | Deadly Strangers
duração total da projeção: 172 min | M/12
Entre os dois filmes há um intervalo de 20 minutos
GIRL IN THE HEADLINES
A Scotland Yard não Perdoa
de Michael Truman
com Ian Hendry, Roald Fraser, Margaret Johnston, Natasha Parry
Reino Unido, 1963 – 91 min / legendado em português
DEADLY STRANGERS
Encontro Fatal
de Sidney Hayers
com Sterling Hayden, Simon Ward, Hayley Mills
Reino Unido, 1974 – 81 min / legendado em português

Esta sessão reúne dois filmes ingleses de género, realizados com dez anos de intervalo. GIRL IN THE HEADLINES aborda o inquérito sobre o homicídio de um manequim, que tinha uma “vida dupla”. Trata-se de um “whodunnit” (filme policial em que se trata de desvendar o criminoso), filmado em grande parte em cenários naturais em Londres, com interpretações impecáveis dos atores que representam os polícias que fazem o inquérito. DEADLY STRANGERS é um thriller em que uma mulher, que acaba de escapar de uma tentativa de estupro por parte de um camionista, aceita, relutantemente, a boleia de um caixeiro-viajante. A rádio anuncia que uma pessoa perigosa fugiu de um hospital psiquiátrico. Um jogo tenso instaura-se entre o homem e a mulher. Primeiras exibições na Cinemateca.