13/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Hollywood B
Cat People
A Pantera
de Jacques Tourneur
com Simone Simon, Kent Smith, Tom Conway, Jack Holt, Jane Randolph
Estados Unidos, 1942 - 73 min
legendado em português | M/12
O primeiro filme de Jacques Tourneur para o produtor Val Lewton é uma obra-prima de suspense que praticamente se tornou um modelo para os melhores filmes do género, muito imitado, nunca superado. Não dispondo de meios financeiros para ter efeitos especiais credíveis, o realizador explora a angústia provocada pela sugestão e pela ilusão (nunca se vê o monstro, sente-se a sua presença), jogando também com superstições e pulsões sexuais recalcadas, num filme realizado no período em que a psicanálise estava na moda em Hollywood.
 
13/12/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
O Que Quero Ver

Um ciclo de filmes sugeridos pelos espectadores da Cinemateca
Love Letters
Cartas de Amor
de William Dieterle
com Jennifer Jones, Joseph Cotten, Ann Richards, Anita Louise, Cecil Kellaway, Gladys Cooper, Reginald Denny
Estados Unidos, 1945 - 101 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Com argumento de Ayn Rand (autora de THE FOUNTAINHEAD, de King Vidor), LOVE LETTERS é a história de uma mulher apaixonada pelas cartas que presume terem sido escritas pelo marido no campo dos prisioneiros de guerra, mas que foram, de facto, escritas por outro prisioneiro, a personagem de Joseph Cotten. Quando mais tarde este a encontra, ela sofre de amnésia após a morte violenta do marido. Foi o segundo filme protagonizado por Jennifer Jones e Joseph Cotten, que contracenaram uma primeira vez em SINCE YOU WENT AWAY de John Cromwell (1944) e que em 1948 Dieterle voltou a reunir em PORTRAIT OF JENNIE. Aqui, de uma carta de Cotten, vem a declaração: “I think of you, my dearest, as a distant promise of beauty… untouched by the world.”
 
13/12/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Hollywood B
Driftwood
de Allan Dwan
com Ruth Warrick, Walter Brennan, Dean Jagger, Natalie Wood
Estados Unidos, 1947 - 88 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um muito pouco visto filme de Allan Dwan, uma produção da Republic que aproveita o talento que o realizador demonstrara na década anterior a filmar com crianças (nomeadamente os filmes com Shirley Temple). A criança aqui é Natalie Wood, que tinha nove anos, e faz o papel de uma órfã que adota um cãozinho. Promete-se um “tearjerker”, que a presença de Walter Brennan eventualmente associe a um clássico dos filmes de órfãos e cães, o lancinante GOODBYE MY LADY de William Wellman. Primeira exibição na Cinemateca.
 
13/12/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver

Um ciclo de filmes sugeridos pelos espectadores da Cinemateca
Nathalie Granger
de Marguerite Duras
com Lucia Bosé, Jeanne Moreau, Gérard Depardieu, Valérie Mascolo
França, 1972 - 82 min
legendado em português | M/12
A vida ao “ralenti” – NATHALIE GRANGER retrata uma tarde na vida de duas mulheres, fechadas em casa e em silêncio. Uma delas, Isabelle Granger, está preocupada com o comportamento violento da filha Nathalie. Do mundo exterior surgem ecos via rádio (a presença de um par de assassinos na região) e, mais tarde, um vendedor de máquinas de lavar. Na singularidade narrativa de Duras, sobressaem uma poderosa impressão de um tempo suspenso e uma angústia contida, talvez mais violenta ainda pela ausência de expressão. Um dos mais belos e secretos filmes de Duras.
 
13/12/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
O Que Quero Ver

Um ciclo de filmes sugeridos pelos espectadores da Cinemateca
Farewell, My Lovely
O Último dos Duros
de Dick Richards
com Robert Mitchum, Charlotte Rampling, John Ireland, Sylvia Miles, Harry Dean Stanton
Estados Unidos, 1975 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12
A partir do romance homónimo de Raymond Chandler (1940), com Robert Mitchum no papel do detetive privado Phlippe Marlowe, antes adaptado ao cinema por Edward Dmytryk (MURDER, MY SWEET, 1944). A ação passa-se em Los Angeles, em 1941, recortada num ambiente de corrupção policial e clandestinidades várias, pano de fundo do encontro entre Marlowe de Mitchum e uma sedutora Helen interpretada por Charlotte Rampling. Harry Dean Stanton é o detetive Billy Rolfe. Em início filmográfico, Sylvester Stallone tem um pequeno papel como Johnnie: Hired Muscle. Na Cinemateca, passou uma única vez, em 1987.