07/12/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Hollywood B
The Crime of Doctor Crespi
O Crime do Doutor Crespi
de John H. Auer
com Erich von Stroheim, Dwight Frye, Harriet Russell
Estados Unidos, 1935 - 63 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um notável filme de terror com Erich von Stroheim, que então começava a especializar-se em papéis de cientista maléfico. Livremente inspirado no Enterro Prematuro de Edgar Allan Poe, THE CRIME OF DOCTOR CRESPI conta como um médico envenena o seu rival romântico, injetando-lhe uma droga cujos efeitos se assemelham, em tudo, à morte, mas deixando o paciente absolutamente consciente. Produção da Republic, rodada nos antigos estúdios da Biograph, em Nova Iorque. A apresentar em cópia digital, numa primeira exibição na Cinemateca.
 
07/12/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
O Que Quero Ver

Um ciclo de filmes sugeridos pelos espectadores da Cinemateca
Stella Dallas
O Pecado das Mães
de King Vidor
com Barbara Stanwyck, Anne Shirley, John Boles, Alan Hale
Estados Unidos, 1937 - 106 min
legendado eletronicamente em português | M/12
O filme de Vidor com Stanwyck sucede a uma primeira versão muda de Henry King (1925), a partir do popular romance homónimo de Olive Higgins Prouty, expurgado o pecado da história original que o código Hays já não permitia em Hollywood. Tornou-se conhecido como título estandarte do “melodrama maternal”, sub-género dos então designados “women’s pictures”. Um dos melhores e mais paradigmáticos melodramas de Hollywood, chamou-lhe João Bénard da Costa: “Há melodrama quando seguimos a relação mãe-filha; há tragédia quando seguimos o percurso, progressivamente solitário, de quem se perdeu entre dois mundos, tarde de mais para as raízes do primeiro, cedo de mais para os ramos do segundo”.
 
07/12/2017, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver

Um ciclo de filmes sugeridos pelos espectadores da Cinemateca
Beat the Devil
O Tesouro de África
de John Huston
com Humphrey Bogart, Jennifer Jones, Gina Lollobrigida, Peter Lorre
Estados Unidos, 1954 - 89 min
legendado em espanhol | M/12
Irónico e cortante, BEAT THE DEVIL foi o sexto e último filme de Huston com Bogart, em evocação corrosiva a THE MALTESE FALCON. O argumento foi trabalhado por Huston com Truman Capote a partir de um romance de James Helvick jogando permanente e alegremente o filme com a desconstrução dos códigos narrativos clássicos. Ação e personagens configuram simultaneamente um modelo desse modo narrativo e a sua paródia, que os inspirados diálogos exponenciam em ritmo acelerado.
 
07/12/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
O Que Quero Ver

Um ciclo de filmes sugeridos pelos espectadores da Cinemateca
One Plus One
de Jean-Luc Godard
com The Rolling Stones (Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Charlie Watts, Bill Wyman, Nicky Hopkins), Anne Wiazemsky, Ian Quarrier
França, 1968 - 100 min
legendado eletronicamente em português | M/12
In Memoriam Anne Wiazemsky
Os Rolling Stones ensaiam Sympathy for the Devil. “Please allow me to introduce myself…” Em montagem paralela acompanhamos ações dos Black Panthers, discursos militantes e manifestações de contracultura. Ensaios de música e revoluções falhadas. O filme é composto por dez planos-sequência, cinco dos quais dedicados aos ensaios dos Stones. ONE PLUS ONE é também apresentado In memoriam Anne Wiazemsky (1947-2017), num dos filmes em que foi dirigida por Godard que aqui a pôs na pele de Eve Democracy.
 
07/12/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
O Que Quero Ver

Um ciclo de filmes sugeridos pelos espectadores da Cinemateca
Radio On
de Chris Petit
com David Beam, Liza Kreuzer, Sandy Radcliff, Sting
Reino Unido, 1979 - 101 min
legendado em francês e eletronicamente em português | M/12
Filmado a preto e branco num estilo relativamente minimalista, este belo “road movie” aborda o tema da errância de modo comparável aos filmes realizados nos anos setenta por Wim Wenders, que foi produtor associado. Um disc-jockey que procura descobrir a causa da morte do seu irmão, percorre a Inglaterra de Londres a Bristol. No seu percurso, cruza-se com várias pessoas, entre as quais um guitarrista que trabalha numa bomba de gasolina e é incarnado por Sting. A banda sonora incorpora as vozes de David Bowie e Lene Lovitch, entre outros. Trata-se do primeiro filme de Chris Petit, que até então fora crítico e faria uma abundante carreira como realizador para o cinema e a televisão.