CICLO
Cinemateca Júnior


Imaginem o Estádio da Luz cheio, como aconteceu em outubro no apuramento da seleção portuguesa para o Mundial da Rússia, sem mulheres, adolescentes femininas ou meninas na assistência. Além de bizarro era triste. Pois é o que acontece no Irão, em que as mulheres estão proibidas por lei de assistir a um jogo de futebol de uma equipa masculina. O realizador Jafar Panahi em 2006 filmou OFFSIDE / FORA-DE-JOGO, um soberbo filme onde esta realidade é utilizada como metáfora da condição feminina neste país, mas aqui ela é contornada por jovens mulheres que se disfarçam para poderem assistir a um jogo da sua seleção nacional. O filme é exibido dia 4. Neste dia, e devido ao sucesso do nosso atelier de família que realizámos em setembro dedicado às técnicas do cinema de animação – recortes, propomos uma 2ª edição desse atelier. Esta atividade requer marcação prévia até dia 30 de outubro para cinemateca.junior@cinemateca.pt só se realizando com o mínimo de dez participantes. Dos Estúdios Aardman chega dia 11 ao Salão Foz, o filme de animação A FUGA DAS GALINHAS, realizado por Nick Park e Peter Lord, criadores dos nossos bem conhecidos Wallace & Gromit. No dia 18 às 11:00 o segundo atelier família que propomos para novembro intitula-se IMAGENS COM LUZ DENTRO. É destinado a crianças dos 6 aos 10 anos e, como é habitual, requer marcação prévia até 10 de novembro. No mesmo dia excecionalmente às 15:30 exibiremos a obra-prima de Charlie Chaplin, O GAROTO DE CHARLOT, em parceria com a Fundação Inatel e a 2ª edição do Salão Piolho. Citando as palavras destes organizadores “O Salão Piolho é uma iniciativa da Fundação INATEL, que este ano tem a sua 2ª edição, pretende ser uma homenagem a antigos espaços de exibição cinematográfica do início do século XX. O Salão Foz faz obrigatoriamente parte destes espaços históricos que não podem ser esquecidos e que cada vez mais devem fazer parte da memória coletiva da cidade. Felizmente o Foz renasceu como Cinemateca Júnior mas outros como o Rocio Palace (atual Ordem dos Advogados) e o Cinema Promotora (atual escola primária) não tiveram o mesmo destino. Reavivar estes espaços e levar novamente o cinema até eles é um dos objetivos da iniciativa que decorre de 16 a 18 de novembro”. Terminamos o mês com o clássico dos clássicos da Disney, FANTASIA, no dia 25, um filme visualmente deslumbrante e talvez o mais ousado que saiu daqueles Estúdios. De segunda a sexta-feira, a Cinemateca Júnior tem sessões de cinema, ateliers e visitas guiadas à exposição permanente de pré-cinema para escolas no Palácio Foz. Não esqueça a nossa velha máxima: O Cinema voltou aos Restauradores. Venha ao cinema e aproveite, veja, toque e brinque com as magníficas máquinas da nossa exposição permanente.
 
04/11/2017, 11h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

As Técnicas do Cinema de Animação I – Recortes 2ª Edição
 
04/11/2017, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Offside
Fora-de-jogo
de Jafar Panahi
Irão, 2006 - 93 min
 
11/11/2017, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Chicken Run
A Fuga das Galinhas
de Peter Lord, Nick Park
Estados Unidos, Reino Unido, França, 2000 - 84 min
18/11/2017, 11h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Imagens com Luz Dentro
18/11/2017, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

The Kid
O Garoto de Charlot
de Charles Chaplin
Estados Unidos, 1921 - 68 min
04/11/2017, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
As Técnicas do Cinema de Animação I – Recortes 2ª Edição
Atelier Família
conceção e orientação: Teresa Cortez

Dos 7 aos 12 anos | Duração: 2 horas

2,65€ criança | 6,00 adulto (presença facultativa)

O que é o cinema de animação? Será que posso fazer um filme em animação? Nestes ateliers vamos perceber que o cinema de animação pode ser feito de diversas formas. Além do desenho, podemos utilizar areia, pintura, recortes, objetos e pessoas, entre outros materiais. Vem experimentar esta técnica e fazer um pequeno filme em animação! Marcação prévia até 30 de outubro para cinemateca.junior@cinemateca.pt
 
04/11/2017, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Offside
Fora-de-jogo
de Jafar Panahi
Irão, 2006 - 93 min
legendado em português | M/12
Foi o último filme realizado por Jafar Panahi antes da proibição de filmar de que foi alvo por parte do governo iraniano. Urso de Prata no Festival de Berlim em 2006, OFFSIDE inspira-se num acontecimento verídico para contar a história da detenção de uma rapariga que tenta assistir a um jogo de futebol no Irão, onde o acesso aos estádios é interdito a mulheres mas não é (ou não era) invulgar que as muitas adeptas assistissem aos jogos disfarçadas de homens. Rodado num estádio real durante um jogo de qualificação da seleção iraniana, trata-se de um filme extraordinário.
 
11/11/2017, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Chicken Run
A Fuga das Galinhas
de Peter Lord, Nick Park
Estados Unidos, Reino Unido, França, 2000 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/4
O casal Tweedy é dono de uma quinta em Yorkshire, Inglaterra, onde existe um galinheiro em que aves vivem como prisioneiras. A sua função principal é porem ovos e se não cumprem a quota diária sabem que no fim do dia podem terminar no forno ou na panela. As galinhas fartas deste tratamento desumano, lideradas por Ginger, a galinha mais inteligente da quinta, arquitetam uma fuga e terão como aliado o recém-chegado galo Rocky. Será que os nossos heróis conseguirão ludibriar a malévola Sra. Tweedy? Filme de animação em stop motion inspirado no famoso filme dos anos sessenta, A GRANDE EVASÃO, com Steve McQueen. Primeira exibição na Cinemateca.
 
18/11/2017, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Imagens com Luz Dentro
Atelier Família
conceção e orientação: Maria Remédio

Dos 6 aos 10 anos | Duração: 2 horas | 2,65€ criança | 6,00 adulto (presença facultativa)

Quando se apagam umas luzes e se acendem outras, que imagens nascem à nossa volta? Como podemos fazer os nossos desenhos crescer em dois tempos? E será que cabemos dentro deles? Vamos descobrir várias formas de projetar imagens e mergulhar com elas pela luz dentro! Marcação prévia até 13 de novembro para
cinemateca.junior@cinemateca.pt
 
18/11/2017, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
The Kid
O Garoto de Charlot
de Charles Chaplin
com Charles Chaplin, Jackie Coogan, Edna Purviance, Charles Reisner, Lita Grey
Estados Unidos, 1921 - 68 min
mudo, legendado eletronicamente em português | M/6
Com acompanhamento musical ao vivo por Nuno Costa e Oscar Graça
Primeira longa-metragem de Chaplin, mistura de burlesco e “pathos” (o sonho do paraíso, a criança abandonada) que revelou Jackie Coogan e lançou a moda dos “meninos-prodígios”. Sessão organizada em parceria com o INATEL.