CICLO
InShadow 2017


O InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias é uma iniciativa da Vo'Arte que incidide no território da criação contemporânea transdisciplinar, com destaque para a convergência entre a imagem e o corpo e processos de criação artística fundados na tecnologia. Géneros e linguagens cruzam-se assim em vídeos, espetáculos, performances, instalações e exposições. Nesta nona edição, o InShadow junta-se à Cinemateca para apresentar quinze filmes, nas fronteiras entre o cinema e a dança, centrados em questões de criação.
 
16/11/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo InShadow 2017

Correspondències | Kick Ball Change
duração total da projeção: 102 minutos | M/12
16/11/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo InShadow 2017

No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos
de Cláudia Varejão
Portugal, 2016 - 104 min
 
17/11/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo InShadow 2017

À Bout Portés | Dancedance/Revolution | Tangomania
duração total da projeção: 86 minutos | M/12
 
17/11/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
Ciclo InShadow 2017

Willy Tsao, a Vision for Modern Dance in China | The Body as Archive
duração total da projeção: 86 minutos | M/12
18/11/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo InShadow 2017

Our Skin | Alma | La Douleur | Moving Afrika | Bel
duração total da projeção: 77 minutos | M/12
16/11/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
InShadow 2017

Em colaboração com o InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias
Correspondències | Kick Ball Change
duração total da projeção: 102 minutos | M/12
CORRESPONDÈNCIES
de Eric de Gispert, Miquel Ardèvol
Espanha, 2016 – 47 min / legendado em inglês
KICK BALL CHANGE
de Guy Sadot
Rússia, Estados Unidos, Israel, 2016 – 55 min / legendado em inglês

Pode a arquitetura ser dançada? O que existe nalguma arquitetura que nos permite habitá-la poeticamente, muito além do uso para o qual fora destinada? CORRESPONDÈNCIES procura responder a estas questões através do encontro entre o arquiteto Pere Riera e o coreógrafo Moreno Bernardi. KICK BALL CHANGE apresenta-se como um vislumbre sobre a mente inspiradora de Maxim Kozhevnikov, cinco vezes campeão mundial profissional em danças de salão. Um retrato cinematográfico centrado no trabalho de Maxim, bem como no universo humano e criativo que o envolve.
 
16/11/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
InShadow 2017

Em colaboração com o InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias
No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos
de Cláudia Varejão
Portugal, 2016 - 104 min
legendado em inglês | M/12
Com a presença de Cláudia Varejão
A Companhia Nacional de Bailado de Portugal comemorou quatro décadas de existência. Na sua génese está a interpretação dos grandes clássicos e o acolhimento permanente de criações contemporâneas. O quotidiano é rigoroso para bailarinos, coreógrafos, músicos, ensaiadores, costureiras, técnicos de luz, som e toda uma vasta equipa que permite que a dança percorra as salas de ensaio e se alongue pelos corredores até chegar ao palco. O filme de Cláudia Varejão acompanha não só as criações e estreias da companhia, mas sobretudo o trabalho silencioso de cada bailarino.
 
17/11/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
InShadow 2017

Em colaboração com o InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias
À Bout Portés | Dancedance/Revolution | Tangomania
duração total da projeção: 86 minutos | M/12
À BOUT PORTÉS
de Clémence Poésy
França, 2016 – 9 min / legendado em inglês
DANCEDANCE/REVOLUTION
de Mark Freeman
Estados Unidos, 2017 – 27 min / legendado em inglês
TANGOMANIA
de Susan van den Broek, Joachim Thissen
Holanda, 2016 – 50 min / legendado em inglês

Observando os alunos da escola de ballet da Ópera de Paris, Clémence Poésy aproxima-se de cada um por via da intimidade do grande plano, explorando assim o mistério em torno da busca laboriosa pela graciosidade. O segundo filme da sessão é uma introdução à diversidade vibrante da dança contemporânea na África do Sul pós-Apartheid. TANGOMANIA acompanha as vidas de Yerpun, professora e bailarina de tango, e Judith, uma mulher à procura do seu caminho no universo do tango argentino em Amesterdão.
 
17/11/2017, 22h00 | Sala Luís de Pina
InShadow 2017

Em colaboração com o InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias
Willy Tsao, a Vision for Modern Dance in China | The Body as Archive
duração total da projeção: 86 minutos | M/12
WILLY TSAO, A VISION FOR MODERN DANCE IN CHINA
de Michael Maurissens
Alemanha, 2015 – 37 min / falado em inglês, sem legendas
THE BODY AS ARCHIVE
de Michael Maurissens
Alemanha, Bélgica, Holanda, Reino Unido, 2016 – 49 min / falado em inglês, sem legendas

O realizador belga Michael Maurissens passou três meses na companhia de Willy Tsao, coreógrafo e diretor de uma companhia de dança, captando o seu esforço incessante no desenvolvimento da dança contemporânea na China. THE BODY AS ARCHIVE apresenta-se como uma análise do universo dos termos "corpo" e "arquivo" no contexto da dança contemporânea: qual a diferença entre o corpo de um bailarino e o corpo de um não-bailarino? O que procuram os bailarinos na prática de dança? Um documentário centrado no papel do bailarino enquanto agente no processo de comunicação do conhecimento coreográfico.
 
18/11/2017, 18h30 | Sala Luís de Pina
InShadow 2017

Em colaboração com o InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias
Our Skin | Alma | La Douleur | Moving Afrika | Bel
duração total da projeção: 77 minutos | M/12
Com a presença de Diogo Pessoa de Andrade
OUR SKIN
de João Queiroga
Estados Unidos, Portugal, 2016 – 13 min / falado em inglês, sem legendas
ALMA
de Diogo Pessoa de Andrade
Portugal, 2016 – 6 min
LA DOULEUR
de Christophe Voegelé
França, 2017 – 5 min / legendado em inglês
MOVING AFRIKA
de Valeria Lo Meo, Michele Manzini
África do Sul, 2016 – 6 min / sem diálogos
BEL
de Marília Albornoz
Brasil, 2016 – 47 min / legendado em inglês

Uma conversa pela noite fora dá uma reviravolta inesperadamente intimista em OUR SKIN, estudo a preto e branco sobre a interação entre uma mulher transgénero e uma ex-militar da marinha norte-americana a sofrer de stress pós-traumático. ALMA centra-se na figura de Carolina Morais Fonseca, bailarina e coreógrafa portuguesa que ensina danças ciganas pelo mundo fora. LA DOULEUR é um retrato focado na relação entre a dor e o bailarino e a forma como esta lhe vem influenciar a musicalidade do movimento, os ritmos e as respirações. MOVING AFRIKA propõe-se trabalhar a noção de realidade criando um reflexo subjetivo que nos permite redescobrir o mundo à nossa volta com um novo olhar. Em 2005, o coreógrafo francês Jérôme Bel foi ao Rio de Janeiro para trabalhar com uma bailarina, Isabel Torres, que se prepara para cumprir pela primeira vez o papel de solista. Marília Albornoz filmou o encontro.