CICLO
História Permanente do Cinema Português


As curtas-metragens de Manuel Faria de Almeida estão no centro desta rubrica em junho. Realizador da importante longa-metragem CATEMBE (1965), um dos filmes mais censurados de sempre que só pôde ser mostrado numa versão extremamente amputada vários anos depois do 25 de Abril, cujo destino se mistura com o do próprio cineasta nascido em 1934, em Lourenço Marques, atual Maputo. Sendo um dos fundadores do Cineclube local, no início dos anos sessenta Faria de Almeida ganhou um apoio do Fundo do Cinema Nacional para estudar na London School of Film Technique, na qual realizou os primeiros filmes entre os quais o muito interessante STREETS OF EARLY SORROW, que lhe valeu alguns convites que não pôde aceitar pois empunha-se um regresso a Portugal. Nesta sequência dirigiu CATEMBE, o censurado retrato do quotidiano laurentino, a que se seguiram vários documentários para cinema e uma carreira na televisão. Mostramos nesta sessão algumas curtas-metragens pouco vistas, sendo A FEIRA e 24 IMAGENS POR SEGUNDO primeiras exibições na Cinemateca.
 
 
14/06/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo História Permanente do Cinema Português

Streets of Early Sorrow | Para um Álbum de Lisboa | A Embalagem de Vidro | A Feira | 24 Imagens por Segundo | Vida e Obra de Ferreira de Castro
duração total da projeção: 83 min | M/12
 
14/06/2018, 18h30 | Sala Luís de Pina
História Permanente do Cinema Português
Streets of Early Sorrow | Para um Álbum de Lisboa | A Embalagem de Vidro | A Feira | 24 Imagens por Segundo | Vida e Obra de Ferreira de Castro
duração total da projeção: 83 min | M/12
com a presença de Manuel Faria de Almeida
STREETS OF EARLY SORROW 
Caminhos para a Angústia
de Manuel Faria de Almeida, Graham Parker
com Lionel Ngokani, Olívia Farjeon
Reino Unido, 1963 – 8 min / sem diálogos
PARA UM ÁLBUM DE LISBOA 
Portugal, 1966 – 13 min
A EMBALAGEM DE VIDRO
Portugal, 1966 – 11 min
A FEIRA
Portugal, 1970 – 14 min
24 IMAGENS POR SEGUNDO
Portugal, 1976 – 11 min
VIDA E OBRA DE FERREIRA DE CASTRO
Portugal, 1971 – 26 min
de Manuel Faria de Almeida

Uma sessão que reúne algumas das curtas-metragens mais pessoais de Manuel Faria de Almeida introduzida por STREETS OF EARLY SORROW, o seu filme de estreia realizado no contexto da passagem pela London School of Film Technique, que conquistou o 1º Prémio Cinestud em Amesterdão. Trata-se de uma ficção influenciada pelo movimento do Free Cinema em que um jovem negro, exilado político, deambula pelas ruas Londres enquanto revive memórias traumáticas de um massacre na África do Sul. Em PARA UM ÁLBUM DE LISBOA Faria de Almeida aborda vários aspectos do quotidiano lisboeta numa crónica que alia um profundo sentido crítico ao humor. Produzido num contexto mais institucional, A EMBALAGEM DE VIDRO é o pretexto para experimentações atravessadas por uma indiscutível modernidade, como era frequente em trabalhos dos autores conotados com o Cinema Novo, e em A FEIRA, Faria de Almeida propõe-nos um retrato documental das vivências de algumas das feiras do país. 24 IMAGENS POR SEGUNDO é uma homenagem ao cinema e VIDA E OBRA DE FERREIRA DE CASTRO, uma homenagem e um retrato do importante escritor.