CICLO
Com a John dos Passos Society


Entre 20 e 22 de junho, realiza-se na Sociedade de Geografia de Lisboa, a Conferência Bianual da John Dos Passos Society, dedicada à reflexão sobre a vida e a obra literária do escritor norte-americano de ascendência portuguesa John Dos Passos (1896-1970). Dela faz parte a projeção, na Cinemateca, do filme documental ROBLES DUELO AL SOL, “uma história verídica de amizade e traição”, que convoca os percursos cruzados de John Dos Passos, Ernest Hemingway e José Robles Pazos durante a Guerra Civil Espanhola. Sonia Tercero Ramiro estará na Cinemateca a apresentar o seu filme.
 
 
21/06/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Com a John dos Passos Society

Robles Duelo al Sol
de Sonia Tercero Ramiro
Espanha, 2015 - 80 min
 
21/06/2018, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Com a John dos Passos Society
Robles Duelo al Sol
de Sonia Tercero Ramiro
Espanha, 2015 - 80 min
legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/12
com a presença de Sonia Tercero Ramiro, projeção seguida de debate com a participação da realizadora, Lucy Dos Passos e John Dos Passos Coggin
Escrito e realizado por Sonia Tercero Ramiro com a colaboração de John Dos Passos Coggin, ROBLES DUELO AL SOL baseia-se na investigação histórica levada a cabo em 1937, em Espanha, pelo romancista americano de ascendência portuguesa John Dos Passos (1896-1970) sobre o desaparecimento de José Robles Pazos. Seu amigo, professor universitário e tradutor espanhol de Manhattan Transfer, José Robles Pazos foi morto em abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. John Dos Passos iniciou a sua investigação quando o amigo despareceu durante as filmagens de SPANISH EARTH, de Joris Ivens, coescrito por Dos Passos com Ernest Hemingway. “O confronto entre John Dos Passos e Ernest Hemingway sobre as razões que levaram à morte de José Robles foi o catalisador do colapso da sua amizade e o do desencanto de Dos Passos com a ‘causa comunista’. Este facto alterou as suas convicções políticas para o resto da sua vida e a sua carreira como escritor”. Primeira exibição na Cinemateca.