CICLO
Double Bill


Na rubrica “Double Bill” propomos, como é habitual, programas duplos que tentam encontrar ecos e reflexos em filmes que aparentemente tudo afasta. A mitologia popular do sul dos EUA nos filmes de Jarmusch e John Ford; a juventude americana dos anos trinta e dos anos oitenta nos filmes de Fritz Lang e John Hughes; figuras consumidas no e pelo espetáculo na LOLA MONTES de Ophüls e no Andy Kaufman que Jim Carrey encarna no MAN ON THE MOON de Forman; e a maldição da memória no mais célebre filme de todos os tempos, CITIZEN KANE, e num dos mais injustamente esquecidos filmes de Abel Ferrara, o magnífico THE BLACKOUT.
 
 
03/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Mystery Train | Steamboat Round the Bend
duração total da projeção: 194 min | M/12
 
10/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

You Only Live Once | The Breakfast Club
duração total da projeção: 182 min | M/12
17/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Lola Montes | Man on the Moon
duração total da projeção: 234 min | M/12
24/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Citizen Kane | The Blackout
duração total da projeção: 213 min | M/16
03/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Mystery Train | Steamboat Round the Bend
duração total da projeção: 194 min | M/12
Entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 20 minutos
MYSTERY TRAIN
O Comboio Misterioso
de Jim Jarmusch
com Masatoshi Nagasa, ‘Screamin' Jay Hawkins, Cinqué Lee, Joe Strummer
Estados Unidos, 1989 – 113 min / legendado em português
STEAMBOAT ROUND THE BEND
de John Ford
com Will Rogers, Anne Shirley, Irvin S. Cobb
Estados Unidos, 1935 – 81 min / legendado em português

MYSTERY TRAIN está para Memphis como DOWN BY LAW (Jarmusch, 1986) para Nova Orleães, com a fundamental diferença de a cidade do Tennessee ser assombrada pelo "fantasma" de Elvis Presley, cujo "mausoléu", Graceland, fica nas imediações. São justamente turistas em peregrinação que servem de personagens a Jarmusch, nesta encenação de uma cidade-museu de cera. Três histórias minimamente relacionadas (inspiração confessada: LA RONDE de Ophüls) no primeiro filme de Jarmusch a cores (noturnas, embora) desde o inicial PERMANENT VACATION. STEAMBOAT ROUND THE BEND é uma das obras-primas de John Ford, feita à medida do seu intérprete, Will Rogers, e uma das melhores ilustrações do tema da "americana". Rogers é o capitão de um barco fluvial que percorre o Mississipi procurando provar a inocência de um sobrinho acusado de crime. A sequência da fabulosa corrida de barcos ficou célebre. Muito diferente do registo do anterior THE INFORMER, STEAMBOAT ROUND THE BEND “é um delirante hino à máquina (a caldeira do Clamore Queen, assim se chama o barco, é um dos personagens mais acarinhados por Ford), com a particularidade rara de escapar à unilateralidade dos hinos futuristas, uma vez que Ford faz errar o mecânico” (Manuel S. Fonseca).
 
10/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
You Only Live Once | The Breakfast Club
duração total da projeção: 182 min | M/12
Entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 20 minutos
YOU ONLY LIVE ONCE
Só Vivemos Uma Vez
de Fritz Lang
com Henry Fonda, Sylvia Sidney, Barton MacLane
Estados Unidos, 1937 – 85 min / legendado em português
THE BREAKFAST CLUB
O Clube
de John Hughes
com Emilio Estevez, Judd Nelson, Molly Ringwald, Anthony Michael Hall, Ally Sheedy, Paul Gleason
Estados Unidos, 1985 – 97 min / legendado em português

O segundo filme americano de Fritz Lang conta com Henry Fonda numa das suas mais fulgurantes interpretações: o papel de um homem cercado e sempre em fuga. Esta sua fuga é acompanhada por Sylvia Sidney, porque YOU ONLY LIVE ONCE conta também uma desesperada, mas incondicional, história de amor, com a Grande Depressão como pano de fundo. “É deste filme que ‘nascem’ obras que vão de GUN CRAZY e THE LIVED BY NIGHT a BONNIE AND CLYDE” (João Bénard da Costa). THE BREAKFAST CLUB é um clássico entre os filmes de e para adolescentes, realizado e produzido por John Hughes na década de oitenta. Numa manhã de sábado, cinco estudantes com muito pouco em comum encontram-se detidos na biblioteca do liceu para cumprir um castigo. O que se avizinhava como um dia desagradável revela-se afinal uma oportunidade para discutirem as suas vidas e ultrapassarem estereótipos mútuos.
 
17/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Lola Montes | Man on the Moon
duração total da projeção: 234 min | M/12
Entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 20 minuto
LOLA MONTES
Lola Montes
de Max Ophüls
com Martine Carol, Peter Ustinov, Anton Walbrook, Oskar Werner
França, Alemanha, 1955 – 115 min / versão alemã, legendada em português
MAN ON THE MOON
Homem na Lua
de Milos Forman
com Jim Carrey, Paul Giamatti, Courtney Love, Danny DeVito
Estados Unidos, 1999 – 119 min / legendado em português

O último filme de Ophüls foi massacrado à época pela distribuição, que alterou a sua estrutura em “flashbacks”, e só foi visto na montagem original muito mais tarde. História de uma cantora e cortesã, que termina a sua vida transformada em objeto, apresentando-se num circo, onde a sua própria vida é contada e encenada. Uma obra-prima. Vamos ver LOLA MONTES na versão mais completa que se conhece, falada em alemão. MAN ON THE MOON é provavelmente o melhor filme americano de Milos Forman, e aquele que definitivamente obrigou a que se levasse Jim Carrey a sério, não como um “comediante”, mas como um dos grandes atores da sua época. Carrey encarna, quase desaparecendo dentro dele (que por sua vez também “desaparece dentro dele”), um dos mais enigmáticos cómicos americanos dos anos setenta, Andy Kaufman, especialista em “gags” sofisticados e em “practical jokes” que puxavam o humor até ao seu limite, e portanto até à sua suspensão: como em Jerry Lewis, o cúmulo do humor de Kaufman era o que já não fazia rir. Quando morreu prematuramente aos 35 anos, pensou-se que se tratava de mais uma “piada”, mas assim nasceu a mitologia kaufmaniana, expressa em inúmeros exemplos da cultura popular americana (como a canção dos REM, Man on the Moon, que serve de título ao filme de Forman). Jim Carrey, obviamente nada estranho a esta linhagem de praticantes de um humor que se suspende num esgar, pega neste legado de forma sublime. MAN ON THE MOON é uma primeira exibição na Cinemateca.
 
24/02/2018, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Citizen Kane | The Blackout
duração total da projeção: 213 min | M/16
Entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 20 minutos
CITIZEN KANE
O Mundo a Seus Pés
de Orson Welles
com Orson Welles, Joseph Cotten, Everett Sloane, Agnes Moorehead, Dorothy Comingore, Ray Collins, Paul Stewart
Estados Unidos, 1941 – 119 min / legendado em português
THE BLACKOUT
Sentiste a Minha Falta?
de Abel Ferrara
com Matthew Modine, Beatrice Dalle, Dennis Hopper, Sarah Lassez, Claudia Schiffer
Estados Unidos, 1997 – 94 min / legendado em português

Com BIRTH OF A NATION de Griffith (1915) e À BOUT DE SOUFFLE de Godard (1960), CITIZEN KANE, primeiro filme de Orson Welles, realizado quando o cineasta tinha 26 anos, é reconhecido como um grande salto qualitativo na história da evolução da linguagem cinematográfica. A profundidade de campo, os enquadramentos em ligeiro contrapicado ao nível do chão, o plano sequência natural ou artificial (recorrendo a efeitos especiais), vieram abrir novos caminhos para a realização. Tudo isto ao serviço de um argumento que é também um dos mais bem escritos de sempre, sobre a vida de um potentado da imprensa, Charles Foster Kane, inspirado em William Randolph Hearst, em que a vida da personagem, já morta, é narrada por aqueles que o conheceram. Em THE BLACKOUT, Matty (Modine) é um ator em ascensão mas com graves problemas de dependênca, que vai “ressacar” para Miami, com o seu amigo Mickey (Hopper). Depois de um caso com uma rapariga, tem um “black out” alcoólico, e mais tarde terá de reconstituir o que aconteceu enquanto esteve “out”.