CICLO
Cinemateca Júnior


Este mês, os “Juniores” poderão ver filmes de diferentes cinematografias e de diferentes géneros no Salão Foz. Dois deles são clássicos do cinema em que a infância ocupa um lugar central: BOM DIA, de Yasujiro Ozu (programado a 4) e ANIKI BOBÓ, de Manoel de Oliveira (no dia 18). No deslumbrante filme de Ozu, são as relações entre pais e filhos que, de uma forma deliciosamente jovial, são testadas; na obra-prima de Oliveira, regressamos ao Porto dos anos quarenta e às aventuras, amores e tragédias de um bando de miúdos. Destinadas ao público mais novinho, as outras duas sessões propõem cinema de animação, com O MÁGICO, de Sylvain Chomet, baseado na figura do brilhante Jacques Tati (a 11), e AS VIAGENS DE GULLIVER, de Dave Fleischer (no dia 25).
Fruto de uma proveitosa parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Museu de São Roque, este mês realiza-se um Atelier de cinema de animação concebido em duas partes: a primeira decorre no dia 11, no Museu de São Roque, tendo a segunda lugar no dia 18, nas instalações da Cinemateca Júnior. Esta atividade é dedicada a participantes dos 6 aos 12 anos e requer marcação prévia até 9 de março para cinemateca.junior@cinemateca.pt.
O habitual “Atelier Família” mensal realiza-se no dia 25 e tem por tema o cinema documental. É dedicado a participantes dos 9 aos 12 anos e requer marcação prévia até 22 de março para cinemateca.junior@cinemateca.pt. A atividade está sujeita a confirmação, só se realizando com um mínimo de 10 participantes.
De segunda a sexta-feira, a Cinemateca Júnior tem sessões de cinema e ateliers para escolas, a consultar em www.cinemateca.pt. Antes ou depois das sessões, visite a exposição permanente de materiais que antecederam o cinema. Veja, toque e brinque.
 
 
04/03/2017, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Ohayo
Bom Dia
de Yasujiro Ozu
Japão, 1959 - 94 min
 
11/03/2017, 11h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Se Eu Fosse…. Cineasta Oficina de Cinema de Animação
11/03/2017, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

L’ Illusionniste
O Mágico
de Sylvain Chomet
França, Reino Unido, 2010 - 80 min
18/03/2017, 15h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Aniki Bóbó
de Manoel de Oliveira
Portugal, 1942 - 68 min | M/6
25/03/2017, 11h00 | Salão Foz
Ciclo Cinemateca Júnior

Filmar o Mundo com Olhos de Ver
04/03/2017, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Ohayo
Bom Dia
de Yasujiro Ozu
com Keiji Sata, Yoshiko Kuga, Koji Shigaraki, Masahiko Shimazu
Japão, 1959 - 94 min
legendado em português | M/12

Este filme pode ser considerado como uma variante, mas certamente não como um “remake”, de um dos mais célebres filmes de Ozu, UMARETE WA MITA KEREDO (“NASCI, MAS…”, de 1933). Mas, contrariamente à quase totalidade das obras-primas realizadas por Ozu na fase final da sua carreira, OHAYO não aborda o tema da dissolução de uma família, apenas um momento de crise. Dois miúdos fazem uma greve de silêncio para protestar contra o facto dos pais se recusarem a comprar uma televisão. A realização de Ozu, como sempre rigorosa e perfeita, tece um filme que, ao invés de mostrar o fim de uma vida, ou de uma família, mostra uma continuidade, a aceitação da mudança. Um dos filmes onde o cineasta trabalha exemplarmente a cor. A apresentar em cópia digital.

11/03/2017, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Se Eu Fosse…. Cineasta Oficina de Cinema de Animação
Atelier em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Museu de São Roque

orientação: Teresa Cortez e Luís Nobre


dos 6 aos 12 anos | duração: 2 horas cada sessão


Um conjunto de quatro tábuas pintadas, do século XVI, que se encontram expostas no Museu de São Roque serve de base para desenvolver o guião para um pequeno filme de animação. Esta atividade decorre em dois momentos distintos, a 11 e a 18 de março: num primeiro momento, no Museu de São Roque, as crianças entram em contacto com a obra de arte, desvendando as suas histórias e os seus significados, para depois construírem uma nova história para as suas personagens. São Roque e as outras figuras representadas, vivem novas aventuras que ficam registadas num caderno de esboços e num “storyboard”.
O segundo momento, onde as personagens e histórias imaginadas ganham vida, recorrendo a técnicas de animação em “stop motion”, tem lugar na Cinemateca Júnior (Salão Foz).

11/03/2017, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
L’ Illusionniste
O Mágico
de Sylvain Chomet
França, Reino Unido, 2010 - 80 min
legendado em português | M/6

L’ILLUSIONNISTE é a segunda longa-metragem de animação do francês Sylvain Chomet, depois de LES TRIPLETTES DE BELEVILLE, nomeado para dois Óscares da Academia de Hollywood e que tinha a portuguesa Madame Souza como uma das protagonistas. Em L’ILLUSIONNISTE, Chomet inspira-se num guião original de Jacques Tati, que o criador do Sr. Hulot nunca filmou, narrando o encontro, numa cidade costeira escocesa, entre um ilusionista francês e uma jovem local, que marcará para sempre a vida de ambos.

18/03/2017, 15h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Aniki Bóbó
de Manoel de Oliveira
com Nascimento Fernandes, Fernanda Matos, Horácio Silva, António Santos
Portugal, 1942 - 68 min | M/6

A primeira longa-metragem de Manoel de Oliveira, segundo o conto de Rodrigues de Freitas, Meninos Milionários, em cópia restaurada. O título é a invocação de um jogo infantil para dividir os que serão “polícias” e “ladrões”. Uma belíssima incursão no mundo da infância que é simultaneamente um documento excecional sobre a cidade do Porto no começo da década de quarenta.

25/03/2017, 11h00 | Salão Foz
Cinemateca Júnior
Filmar o Mundo com Olhos de Ver
Atelier Família

Conceção e orientação: Maria Remédio
 

dos 6 aos 12 anos | duração: 2 horas


O que é um documentário? Como se filma o quotidiano do mundo? Como escolhemos a história que queremos contar? E como a mostramos? Neste atelier, vamos viajar até uma paisagem branca e fria, onde vive a família de Nanook, o esquimó! O atelier requer inscrição prévia até 22 de março para cinemateca.junior@cinemateca.pt.