CICLO
Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim


Jonathan Rosenbaum é um dos críticos e investigadores mais conhecidos da sua geração. Colaborou regularmente no Chicago Reader e no Village Voice e em revistas como os Cahiers du CinémaSight & Sound, Trafic, Cineaste e Film Quarterly e publicou diversos livros, entre os quais Essencial Cinema: on the necessity of film cannons; Moving Places: the practice of film criticism Goodbye Cinema, Hello Cinephilia: Film Culture in Transition, além de estudos sobre GREED (Erich von Stroheim) e DEAD MAN (Jim Jarmusch). É membro do júri que premia os melhores dvds do ano, no âmbito do Festival Il Cinema Ritrovato. Como crítico, abordou tanto o cinema clássico como o moderno, tendo sido um dos mais ardentes defensores do cinema de Jacques Rivette e Chantal Akerman. Depois de ter apresentado na Cinemateca, e no âmbito desta mesma rubrica “Histórias do Cinema”, uma semana dedicada à obra de Orson Welles, regressa agora com um programa onde se foca a obra de Erich von Stroheim como realizador, outro dos seus maiores interesses.
Erich von Stroheim (1885-1957) é um nome lendário do cinema americano dos anos vinte, época de consolidação das estruturas de produção de Hollywood e, decorrentemente, de um determinado modelo de filmes. Stroheim, justamente, tornou-se célebre pelo constante desafio a esses modelos e a essas estruturas, permanentemente postas em causa pelo seu visionarismo e pela sua ambição, movidos por uma ideia muito pessoal da vocação “realista” do cinema. Em vários projetos acabou despedido pelos produtores, noutros o controlo foi-lhe tirado das mãos e o resultado final desfigurado, até que se tornou “persona non grata” em Hollywood, tendo-se a sua obra como realizador concluído, “à força” e definitivamente, no princípio dos anos trinta. GREED, porventura um dos projetos mais megalómanos em toda a História do cinema, que subsistiu apenas numa versão aproximativa da visão do cineasta, ficou como o símbolo maior da frustração de Stroheim, o “filme mártir” de um “cineasta mártir”.
 
sessões-conferência | apresentadas e comentadas por Jonathan Rosenbaum, em inglês
 
INFORMAÇÃO SOBRE AS SESSÕES E VENDA ANTECIPADA DE BILHETES
Para esta rubrica, a Cinemateca propõe um regime de venda de bilhetes específico, fazendo um preço especial e dando prioridade a quem deseje seguir o conjunto das sessões. Assim, quem deseje seguir todas as sessões (venda exclusiva para a totalidade das sessões, máximo de duas coleções por pessoa) poderá comprar antecipadamente a sua entrada pelo preço global de € 22 (Estudantes, Cartão Jovem, Maiores de 65 anos, Reformados: € 12; Amigos da Cinemateca, Estudantes Cinema, Desempregados: € 10) entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, apenas na bilheteira local. Os lugares que não tenham sido vendidos são depois disponibilizados através do sistema de venda tanto na bilheteira local como na Internet (cinemateca.bol.pt) e rede de pontos de venda associados e de acordo com o preço específico destas sessões (Geral: € 5; Estudantes, Cartão Jovem, Maiores de 65 anos, Reformados: € 3; Amigos da Cinemateca, Estudantes Cinema, Desempregados: € 2,60).
 
 
06/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim

Blind Husbands
O Abismo
de Erich von Stroheim
Estados Unidos, 1919 - 91 min
 
07/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim

Foolish Wives
Esposas Levianas
de Erich von Stroheim
Estados Unidos, 1922 - 100 min
08/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim

Greed
Aves de Rapina
de Erich von Stroheim
Estados Unidos, 1924 - 130 min
09/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim

The Wedding March
Marcha Nupcial
de Erich von Stroheim
Estados Unidos, 1928 - 105 min
10/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim

Queen Kelly
de Erich von Stroheim
Estados Unidos, 1928 - 96 min
06/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim
Blind Husbands
O Abismo
de Erich von Stroheim
com Erich von Stroheim, Sam de Grasse, Gibson Gowland, Francelia Billington
Estados Unidos, 1919 - 91 min
mudo, intertítulos em inglês, legendados em português | M/12
com acompanhamento ao piano por João Paulo Esteves da Silva

sessão-conferência | apresentada e comentada por Jonathan Rosenbaum, em inglês

O primeiro filme de Erich von Stroheim como realizador, argumentista e intérprete principal, lançou a sua personagem de cínico e amoral, aqui vestindo a farda do exército austríaco e surgindo como um sedutor sem escrúpulos que será vítima das suas manobras. O que, antes de mais, caracteriza esta primeira obra-prima de Stroheim é o retrato exacerbado das paixões humanas, que será um dos traços perenes do seu cinema. Um grande clássico do período mudo.

07/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim
Foolish Wives
Esposas Levianas
de Erich von Stroheim
com Erich von Stroheim, Rudolph Christians, Mae Busch
Estados Unidos, 1922 - 100 min
mudo, com intertítulos em italiano, legendados eletronicamente em português | M/12
com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo

sessão-conferência | apresentada e comentada por Jonathan Rosenbaum, em inglês

O último filme que Stroheim pôde levar a cabo tal como o concebera é uma das obras-primas do cinema mudo onde Stroheim não se poupou a esforços (e a despesas) para transmitir a visão realista que pretendia, chegando a construir uma réplica do Casino de Monte Carlo quase do tamanho do original nos estúdios da Metro. É uma história de sedução, chantagem e crime, tendo por personagens a aristocracia europeia decadente e a alta burguesia americana.

08/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim
Greed
Aves de Rapina
de Erich von Stroheim
com Gibson Rowland, ZaSu Pitts, Jean Hersholt
Estados Unidos, 1924 - 130 min
mudo, intertítulos em inglês legendados em português | M/12
com acompanhamento ao piano por Nicholas McNair

sessão-conferência | apresentada e comentada por Jonathan Rosenbaum, em inglês

GREED, que foi ocasião de uma das grandes guerras entre Stroheim e os produtores, retoma os grandes temas do realizador para fazer o retrato impiedoso de um mundo movido pela alcova e pelo dinheiro. O realismo “barroco” de Stroheim, a forma como a acumulação de sinais naturalistas acaba por conduzir a um delírio (também) figurativo, fulgurantemente presente em GREED, faz deste filme o cume da arte “maldita” de um dos mais radicais cineastas que alguma vez trabalhou em Hollywood.

09/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim
The Wedding March
Marcha Nupcial
de Erich von Stroheim
com Erich von Stroheim, Fay Wray, ZaSu Pitts, Matthew Betz, Maude George
Estados Unidos, 1928 - 105 min
mudo, com intertítulos em inglês legendados eletronicamente em português | M/12
com acompanhamento ao piano por Daniel Schevtz

sessão-conferência | apresentada e comentada por Jonathan Rosenbaum, em inglês

Uma incursão de Stroheim no império austro-húngaro em vésperas da sua queda, em 1914. Um filme de uma grandeza barroca por onde passam o amor, o desejo, a luxúria, num mundo de decadência e perversão. Todas as obsessões de Stroheim percorrem esta obra-prima mutilada, embora o pior tenha sido evitado, já que a montagem foi confiada a outro mestre: Josef von Sternberg.

10/02/2017, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Histórias do Cinema: Jonathan Rosenbaum / Erich von Stroheim
Queen Kelly
de Erich von Stroheim
com Gloria Swanson, Seena Owen, Walter Byron, Tully Marshall
Estados Unidos, 1928 - 96 min
mudo, com intertitulos em inglês legendados eletronicamente em português | M/12
com acompanhamento ao piano por Filipe Raposo

sessão-conferência | apresentada e comentada por Jonathan Rosenbaum, em inglês

O projeto mais ambicioso e "demente" de Erich von Stroheim: a história de uma jovem apaixonada por um aristocrata de um reino da Europa Central, expulsa a chicote pela rainha, que enriquece em África como prostituta, regressando para se vingar. O projeto ficou pela primeira parte (o episódio europeu), mas Stroheim filmou algumas cenas do episódio africano que passou a ser incluído na cópia restaurada. Um grande filme "maldito".