agosto de 2017
dstqqss
303112345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
Ciclos
Pesquisa
CICLO
Stroheim – Ator Imperial


Se mesmo enquanto realizador Erich von Stroheim foi inúmeras vezes protagonista dos seus próprios filmes, quando deixou de os poder realizar a continuação natural da sua carreira passou pela representação. Era já “o homem que todos adoram odiar”, conforme o velho e famoso “slogan”, e quando se concentrou no trabalho como ator foi ainda nas figuras vilanescas que se especializou, muitas vezes com um toque refinado e aristocrata de maldade quase sobrenatural. Claro que houve exceções a esta regra, e deve ser sempre referido o especialíssimo caso de SUNSET BOULEVARD, que o voltou a reunir a Gloria Swanson e se constrói, em parte, sobre a “ruína” de um dos seus projetos mais frustrados, QUEEN KELLY. O que propomos, paralelamente às apresentações de Jonathan Rosenbaum na rubrica “Histórias do Cinema”, de um conjunto de filmes realizados por Stroheim, é um percurso pelo seu trajeto de ator, nos EUA e sobretudo na Europa, um trajeto que também ele foi marcante por si próprio e está recheado de filmes essenciais tanto quanto de curiosidades que muito vale a pena descobrir ou redescobrir. Incluem-se no programa os outros três filmes realizados (ou parcialmente realizados) por Stroheim não selecionados por Rosenbaum para as suas apresentações: MERRY GO ROUND, THE MERRY WIDOW e HELLO, SISTER!
 
 
01/02/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Stroheim – Ator Imperial

Sunset Boulevard
O Crepúsculo dos Deuses
de Billy Wilder
Estados Unidos, 1950 - 110 min
 
01/02/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Stroheim – Ator Imperial

La Grande Illusion
A Grande Ilusão
de Jean Renoir
França, 1937 - 109 min
02/02/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Stroheim – Ator Imperial

La Grande Illusion
A Grande Ilusão
de Jean Renoir
França, 1937 - 109 min
02/02/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Stroheim – Ator Imperial

The Great Gabbo
de James Cruze
Estados Unidos, 1929 - 90 min
03/02/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Stroheim – Ator Imperial

The Great Gabbo
de James Cruze
Estados Unidos, 1929 - 90 min
01/02/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Stroheim – Ator Imperial
Sunset Boulevard
O Crepúsculo dos Deuses
de Billy Wilder
com Gloria Swanson, William Holden, Erich von Stroheim
Estados Unidos, 1950 - 110 min
legendado em português | M/12

O filme que mudou a imagem de Hollywood no cinema. Billy Wilder “ressuscitou” Gloria Swanson, retirada há muitos anos, para um papel que poderia ser o dela própria (uma diva do mudo, retirada, num patético “comeback”), para dar um retrato negro da cidade dos sonhos. Stroheim, que a dirigiu em QUEEN KELLY (filme cuja projeção caseira dá azo a uma das mais emocionantes cenas de SUNSET BOULEVARD), interpreta o seu fiel mordomo. Cecil B. DeMille, Buster Keaton e Hedda Hopper aparecem brevemente, nos seus próprios papéis.

01/02/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Stroheim – Ator Imperial
La Grande Illusion
A Grande Ilusão
de Jean Renoir
com Jean Gabin, Pierre Fresnay, Erich von Stroheim, Marcel Dalio, Julien Carette, Dita Parlo
França, 1937 - 109 min
legendado em português | M/6

Um dos pontos culminantes do cinema francês num dos seus períodos mais ricos, LA GRANDE ILLUSION foi um dos filmes de Renoir melhor recebidos pelo público. Trata-se da história da prisão de soldados e oficiais franceses pelos alemães durante a Primeira Guerra Mundial e a sua fuga. A tese do filme é que as solidariedades de classe são mais importantes do que as diferenças de nacionalidade. A “grande ilusão”, que muitos viveram em 1914-18, é que aquela guerra atroz seria a última. Em 1937, já se adivinhava o erro da previsão.

02/02/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Stroheim – Ator Imperial
La Grande Illusion
A Grande Ilusão
de Jean Renoir
com Jean Gabin, Pierre Fresnay, Erich von Stroheim, Marcel Dalio, Julien Carette, Dita Parlo
França, 1937 - 109 min
legendado em português | M/6

Um dos pontos culminantes do cinema francês num dos seus períodos mais ricos, LA GRANDE ILLUSION foi um dos filmes de Renoir melhor recebidos pelo público. Trata-se da história da prisão de soldados e oficiais franceses pelos alemães durante a Primeira Guerra Mundial e a sua fuga. A tese do filme é que as solidariedades de classe são mais importantes do que as diferenças de nacionalidade. A “grande ilusão”, que muitos viveram em 1914-18, é que aquela guerra atroz seria a última. Em 1937, já se adivinhava o erro da previsão.

02/02/2017, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Stroheim – Ator Imperial
The Great Gabbo
de James Cruze
com Erich von Stroheim, Betty Compson, Donald Douglas, a voz de George Gandee
Estados Unidos, 1929 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Realizado por um bom realizador do período mudo e adaptado de uma história de Ben Hecht, THE GREAT GABBO deu a Stroheim um daqueles papéis extravagantes de que ele tanto gostava. Em THE GREAT GABBO, Stroheim é um ventríloquo, ciumento e egoísta, que só se consegue exprimir através do seu boneco, de quem passa a depender cada vez mais, até perder a razão. Dezasseis anos mais tarde, o tema seria retomado no último episódio do clássico britânico DEAD OF NIGHT. O filme de James Cruze tem o interesse suplementar de ilustrar as soluções técnicas adotadas no começo do cinema sonoro.

03/02/2017, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Stroheim – Ator Imperial
The Great Gabbo
de James Cruze
com Erich von Stroheim, Betty Compson, Donald Douglas, a voz de George Gandee
Estados Unidos, 1929 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Realizado por um bom realizador do período mudo e adaptado de uma história de Ben Hecht, THE GREAT GABBO deu a Stroheim um daqueles papéis extravagantes de que ele tanto gostava. Em THE GREAT GABBO, Stroheim é um ventríloquo, ciumento e egoísta, que só se consegue exprimir através do seu boneco, de quem passa a depender cada vez mais, até perder a razão. Dezasseis anos mais tarde, o tema seria retomado no último episódio do clássico britânico DEAD OF NIGHT. O filme de James Cruze tem o interesse suplementar de ilustrar as soluções técnicas adotadas no começo do cinema sonoro.