CICLO
Foco no Arquivo


As sessões “Foco no Arquivo” de setembro seguem projetos ligados à investigação e à sua relação com a coleção da Cinemateca. No seguimento de uma programação que teve lugar durante o ano 2015 na Cinemateca, no âmbito do projeto de investigação “WORKS – O trabalho no ecrã: um estudo de memórias e identidades sociais através do cinema”, financiado pela FCT, o novo Ciclo “Olhares do cinema sobre o trabalho” adota uma perspetiva mais ampla, procurando destacar formas várias de diálogo entre arquivos e cinematografias nacionais e internacionais. Ao longo de 2016, dinamizada por Luísa Veloso (CIES-IUL), Frédéric Vidal (CRIA-IUL) e João Rosas, esta programação vai propondo aos espectadores visões distintas sobre aspectos como a precariedade, os espaços de trabalho ou as condições de vida. Na sessão de setembro são apresentadas O PEDIDO DE EMPREGO (Pedro Caldas, 1999), OFFRE D’EMPLOI (Jean Eustache, 1980) e Die Bewerbung (Harun Farocki, 1997).
A sessão “Coleção Colonial da Cinemateca: Campo, Contracampo, Fora de Campo” prolonga as anteriormente dedicadas a uma discussão continuada sobre esta importante parte do acervo fílmico da Cinemateca, organizadas em colaboração com a “Aleph – rede de acção e investigação crítica da imagem colonial”. A Aleph promove a cooperação e partilha de conhecimento entre investigadores académicos, artistas e cidadãos interessados na imagem colonial, colabora com arquivos detentores de coleções coloniais na sensibilização para questões de acessibilidade e preservação dos acervos e promove a partilha de conhecimento. Este mês, a investigadora Raquel Schefer apresenta o filme moçambicano O VENTO SOPRA DO NORTE (José Cardoso, 1987).
 
22/09/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco no Arquivo

O Pedido de Emprego | Offre d’Emploi | Die Bewerbung
duração total da projeção: 74 min | M/12
 
26/09/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco no Arquivo

O Vento Sopra do Norte
de José Cardoso
Moçambique, 1987 - 101 min | M/12
22/09/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
O Pedido de Emprego | Offre d’Emploi | Die Bewerbung
duração total da projeção: 74 min | M/12
Olhares do Cinema sobre o Trabalho

sessão apresentada por Luísa Veloso (CIES-IUL), Frédéric Vidal (CRIA-IUL) e João Rosas
O PEDIDO DE EMPREGO
de Pedro Caldas
com Sylvie Rocha, Lucinda Loureiro
Portugal, 1999 – 7 min
OFFRE D’EMPLOI
de Jean Eustache
com Michel Delahaye, Michèlle Moretti, Rosine Young, Jean Douchet, Nöel Simsolo
França, 1980 – 19 min
DIE BEWERBUNG
de Harun Farocki
Alemanha, 1997 – 58 min

Três filmes sobre entrevistas de emprego. Pedro Caldas, numa curta-metragem de ficção, encena a devassa da vida privada de uma jovem mulher. Naquele que seria o seu último filme, realizado para a série “Contes Modernes: A Propos du Travail” da Antenne 2, Jean Eustache desmonta a violência desta situação e o ridículo das pseudociências mobilizadas para o processo de escolha dos “melhores” trabalhadores. Por último, o documentário de Farocki mostra cursos de preparação para enfrentar uma entrevista de emprego e as várias técnicas de autopromoção e de “adequação” do indivíduo do mundo do trabalho ali ensinadas.
26/09/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
O Vento Sopra do Norte
de José Cardoso
Moçambique, 1987 - 101 min | M/12
Coleção Colonial da Cinemateca: Campo, Contracampo, Fora de Campo

sessão apresentada por Raquel Schefer
José Cardoso, muitas vezes referido como o decano do cinema moçambicano, realizou com este filme uma das primeiras incursões da produção local pós-independência na longa-metragem de ficção. Na altura, a simples existência da obra era já um triunfo, mas esta reconstituição da última fase do colonialismo português tem ideias de cinema mais do que suficientes para que vejamos nele muito mais do que um marco histórico de produção. A cópia exibida é o produto do restauro feito no laboratório da Cinemateca no âmbito do projeto de cooperação levado a cabo em 2008 e 2009 com o Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema de Moçambique (INAC) e com o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), visando a recuperação do precioso acervo daquele instituto.