CICLO
À Volta da Mesa: Para um Imaginário do Gesto


Esta proposta visa estabelecer um diálogo entre o projeto artístico “À Volta da Mesa: para um imaginário do gesto” e uma programação de filmes que constituem um elemento central na abordagem da sua temática. Iniciado pelo coreógrafo Loïc Touzé e por Anne Kerzerho, o projeto assume a forma de um evento performativo que terá lugar a 1 e 2 de outubro, em Lisboa, no Palácio Pombal (pode ser consultado no sítio do Maria Matos Teatro Municipal, http://www.teatromariamatos.pt/pt/prog/danca/2016-2017/avoltadamesa). Reinventando a forma tradicional da conferência, a iniciativa convida pessoas locais com uma prática de corpo específica a partilharem o seu conhecimento com um reduzido público reunido à volta de mesas. Aos participantes é dada a possibilidade de dialogar e pensar com pessoas de várias áreas da sociedade contemporânea acerca do gesto que emerge pelo exercício de uma profissão ou atividade: um bombeiro, um talhante, um respigador, uma médica ou um cozinheiro. “À Volta da Mesa” é um projeto internacional, coletivo e autónomo e envolve uma equipa de mais de setenta artistas e investigadores de diferentes nacionalidades. Na edição de Lisboa, o projeto é coproduzido pelo Maria Matos Teatro Municipal e realizado por O Rumo do Fumo (Lisboa) e ORO (Nantes), com a participação do coletivo kom.post (Berlim) e Louma. As duas sessões de cinema na Cinemateca têm como objetivos essenciais promover uma reflexão acerca das diversas formas de representação do corpo e do gesto a partir do cinema e das artes performativas. A programação dos filmes foi pensada por Luísa Veloso, Elizabete Francisca e Francisca Manuel.
 
27/09/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo À Volta da Mesa: Para um Imaginário do Gesto

Portraits
de Alain Cavalier
França, 1988/91 - 49 min
 
28/09/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo À Volta da Mesa: Para um Imaginário do Gesto

Ritual in Transfigured Time | Woodaabe: Die Hirten der Sonne. Nomaden au Südrand der Sahara
duração total da projeção: 64 min | M/12
27/09/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
À Volta da Mesa: Para um Imaginário do Gesto

Em colaboração com o Maria Matos Teatro Municipal
Portraits
de Alain Cavalier
França, 1988/91 - 49 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Autobiografias de Trabalho

Projeção seguida de conversa com Frédéric Vidal, Miguel Bonneville e Luísa Veloso
Alain Cavalier é um autor importante e original no cinema francês, ativo desde o início dos anos sessenta, com uma obra que atravessou diversas fases, que os espectadores da Cinemateca tiveram oportunidade de conhecer na retrospetiva organizada em 2013 em colaboração com o doclisboa. Entre 1988 e 1991, realizou “Portraits” para a televisão, duas séries com um total de vinte e quatro curtas-metragens sobre profissões antigas, todas exercidas por mulheres. O dispositivo formal é simples e eficaz: vemos os gestos profissionais enquanto, fora de campo, Cavalier dialoga com a retratada. São quatro os retratos a apresentar nesta sessão: L’ILLUSIONISTE, LA FLEURISTE, LA MATELASSIÈRE e LA GAVEUSE (a ilusionista, a florista, a colchoeira, a pessoa que ceva gansos).
28/09/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
À Volta da Mesa: Para um Imaginário do Gesto

Em colaboração com o Maria Matos Teatro Municipal
Ritual in Transfigured Time | Woodaabe: Die Hirten der Sonne. Nomaden au Südrand der Sahara
duração total da projeção: 64 min | M/12
Corpos a Descompassados Gestos

projeção seguida de conversa com André Guedes, Andresa Soares e Elizabete Francisca
RITUAL IN TRANSFIGURED TIME
de Maya Deren, Alexander Hammid
com Anaïs Nin, Rita Cristiani, Maya Deren
Estados Unidos, 1946 – 15 min / sem diálogos
WOODAABE: DIE HIRTEN DER SONNE. NOMADEN AU SÜDRAND DER SAHARA
“Os Woodabee: Pastores do Sol. Nómadas ao Sul do Sara”
de Werner Herzog
França, Alemanha Federal, 1989 – 49 min / legendado eletronicamente em português

Maya Deren (em colaboração com Alexander Hammid) foi um dos nomes mais importantes do período clássico do cinema de vanguarda americano, com célebres “trance films”, nos quais se tornou pioneira ao explorar o conceito de  “choreocinema” – uma forma radical de filmar o movimento, a coreografia e o gesto, trabalhando-os como elementos centrais da sua estética e explorações tecnológicas. No caso de RITUAL IN TRANSFIGURED TIME, o filme desenvolve-se por formas e gestos ritualísticos, desafiando o tempo e o espaço dos corpos filmados em diferentes cenários. WOODAABEE é um documentário sobre este povo do Sahel (região sul do Sara), especialmente atento aos rituais de sedução e aos autênticos concursos de beleza realizados entre os homens para conquistar as mulheres. WOODAABEE é uma primeira exibição na Cinemateca.