CICLO
Double Bill


Em setembro de 2015, ou seja há nove meses, a Cinemateca dedicou a Jean-Luc Godard uma das suas edições da rubrica “Histórias do Cinema”. Neste “Double Bill” incluímos um “miniciclo” sobre este cineasta, cujos filmes têm continuado a marcar presença na programação. Cremos afinal que, mais do que um dever, é obrigação de qualquer Cinemateca dar a ver ou a rever obras do autor que, de modo sistemático e desde há mais de meio século, tem porventura vindo a analisar de forma mais acutilante, e com uma precisão cristalina, a contradição entre aquilo que somos e o que pretenderíamos ser enquanto sociedade dita ocidental. A quatro Godards associámos por instinto – à maneira dos cadáveres esquisitos dos surrealistas de antigamente – quatro filmes americanos. São quatro filmes raramente vistos na Cinemateca: um é estreia absoluta nesta casa, e os outros três foram exibidos uma única vez.

 
04/06/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Film Socialisme | The Second Civil War
duração total da projeção: 201 min | M/12
 
11/06/2016, 18h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Alphaville | The Beguiled
duração total da projeção: 205 min | M/12
18/06/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Sauve qui Peut (La Vie) | Two Mules for Sister Sara
duração total da projeção: 203 min | M/12
25/06/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Week-End | Killer Joe
duração total da projeção: 204 min | M/12
04/06/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Film Socialisme | The Second Civil War
duração total da projeção: 201 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

FILM SOCIALISME
Filme Socialismo
de Jean-Luc Godard
com Catherine Tenvier, Christian Sinniger, Jean-Marc Stehlé, Robert Maloubier
França, Suíça, 2010 – 101 min / legendado em português
THE SECOND CIVIL WAR
A Segunda Guerra Civil Americana
de Joe Dante
com Beau Bridges, Joanna Cassidy, James Coburn, James Earl Jones, Brian Keith
Estados Uinidos, 1997 – 100 min / legendado em português

Apresentando-se como um ensaio em três movimentos (um cruzeiro pelo Mediterrâneo e os seus viajantes; um conflito familiar algures na província francesa; uma reflexão sobre a Europa e o mundo contemporâneo), FILM SOCIALISME é um dos grandes filmes recentes. Godardiano até à medula, compõe-se de sobreposições de imagens e sons, citações, aforismos, entre os quais o de que “quando a lei é injusta, a justiça passa antes da lei”. O último plano, a negro, inscreve uma conhecida expressão, “No comment”. THE SECOND CIVIL WAR é uma virulenta sátira às instituições americanas, que têm na televisão o seu paradigma. Tudo se faz tendo em conta as audiências, seja a descida de um avião carregado de crianças refugiadas, seja o início de uma operação militar contra um Estado “dissidente”. Mesmo este resulta de um equívoco de um conselheiro presidencial, que confunde a busca de “sucessão” do governador (com a amante) e a “sucessão” do Estado, devido à “invasão” de imigrantes.
 

11/06/2016, 18h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Alphaville | The Beguiled
duração total da projeção: 205 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

ALPHAVILLE
Alphaville
de Jean-Luc Godard
com Eddie Constantine, Anna Karina, Akim Tamiroff
França, 1966 – 96 min / legendado em português
THE BEGUILED
Ritual de Guerra
de Don Siegel
com Clint Eastwood, Geraldine Page, Elizabeth Hartman, Jo Ann Harris, Darleen Carr, Mae Mercere, Pamelyn Ferdin, Melody Thomas, Peggy Drie
Estados Unidos, 1971 – 109 min / legendado em espanhol

ALPHAVILLE, um dos filmes mais “fáceis” de Godard, é ao mesmo tempo uma homenagem ao filme negro, uma obra de ficção científica e de ficção política. O agente secreto Lemmy Caution (que era o protagonista de uma série do cinema francês) vai à cidade de Alphaville, onde todos os sentimentos foram abolidos e onde ninguém é capaz de perceber poesia, tentar convencer um cientista a regressar aos “planetas exteriores”. Esta parábola sobre a sociedade futura foi inteiramente filmada em cenários naturais, em Paris e nos seus arredores. Filme pessoal e surpreendente, THE BEGUILED ofereceu a Don Siegel a oportunidade de filmar como nunca até aí e a Clint Eastwood um papel nada conforme aos estereótipos colados à sua imagem que, como se pode ver, logo nessa década de setenta começou a desconstruir. A partir de um romance gótico sulista e ambientado no final da Guerra Civil Americana, o filme segue a história do soldado John McBurney, protegido num colégio de raparigas do Louisiana, onde chega ferido. Os acontecimentos assumem rumos imprevistos e, entre as mulheres, a personagem de Eastwood é tudo menos a de um homem bem tratado.
 

18/06/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Sauve qui Peut (La Vie) | Two Mules for Sister Sara
duração total da projeção: 203 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

SAUVE QUI PEUT (LA VIE)
Salve-se Quem Puder
de Jean-Luc Godard
com Isabelle Huppert, Jacques Dutronc, Nathalie Baye
França, Suíça, 1980 – 87 min / legendado em português
TWO MULES FOR SISTER SARA
Os Abutres Têm Fome
de Don Siegel
com Clint Eastwood, Shirley MacLaine, Manolo Fabregas, Alberto Morin
Estados Unidos, 1970 – 116 min / legendado eletronicamente em português

Com argumento coescrito por Anne-Marie Miéville e Jean-Claude Carrière, SAUVE QUI PEUT (LA VIE) marca, em 1980, o retorno de Jean-Luc Godard ao circuito mais convencional do cinema, e é organizado como uma partitura musical com quatro movimentos (o imaginário; o medo; o comércio; a música). Godard com uma obra-prima que é, além de mais uma manifestação de anticonformismo, uma nova forma de interrogar a matéria cinematográfica através das deambulações de um técnico de televisão. TWO MULES FOR SISTER SARA é um western e uma comédia ambientado no México, com Clint Eastwood (um cowboy) e Shirley MacLaine (uma atraente prostituta mascarada de freira atraente) como par romântico. O CinemaScope e o Technicolor adequam-se à vastidão da paisagem e ao colorido guarda-roupa de MacLaine, seguindo-os na aventurosa vida de pecado que levam até abandonarem o filme, montados em mulas entre laçarotes vermelhos. Foi o segundo Siegel de Eastwood, de volta ao deserto de que COOGAN’S BLUFF (1968) o tinha retirado em temporária viagem a Nova Iorque. A história original é de Budd Boetticher.
 

25/06/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Week-End | Killer Joe
duração total da projeção: 204 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

WEEK-END
Fim-de-Semana
de Jean-Luc Godard
com Jean Yanne, Mireille Darc, Jean-Pierre Léaud
França, Itália, 1967 – 102 min / legendado em português
KILLER JOE
de William Friedkin
com Matthew McConaughey, Emile Hirsch, Juno Temple, Thomas Haden Church, Gena Gershon
Estados Unidos, 2011 – 102 min / legendado eletronicamente em português

Segundo Godard, um filme "perdido no cosmos" e "encontrado no ferro velho". Em forma de antecipação, WEEK-END é a mais radical parábola sobre a civilização de hoje. Reflexo do mal-estar do seu tempo, o filme de Godard anunciava o Maio de 68. Um casal em férias, caos e drama ao longo da estrada (com um fabuloso e célebre plano sequência de um travelling de dez minutos) e estranhos encontros com a história e a ficção (Saint-Just, Alice, Lautréamont, etc.). Última longa-metragem até à data de William Friedkin, KILLER JOE foi um terrível “flop” a nível de bilheteira. Talvez a razão desse fracasso resida no facto de este ser um dos filmes mais crus, mais amorais dos últimos anos. Violento? É, sim senhor, também por essa razão um filme a que dificilmente o espectador fica indiferente: vendo-se devedor de uma dívida considerável, Chris um “dealer” do Texas, conclui que a única solução é assassinar a mãe para receber o dinheiro do seguro. Associando-se ao pai, ex-marido da mãe de Chris, decidem contratar Joe Cooper, um assassino a soldo, que acontece ser também polícia. Só que não se cometem assassinos a crédito e o dinheiro do seguro só pode ser recebido depois da morte da segurada. Primeira exibição na Cinemateca