CICLO
São Todos Musicais


Este Ciclo foi concebido como um eco e um complemento da retrospetiva integral da obra de Vincente Minnelli que tem início neste mês de maio. Minnelli foi um dos maiores realizadores de filmes musicais da era clássica de Hollywood, com um estilo extremamente pessoal. Neste Ciclo, mostramos um total de dezanove filmes, que são todos musicais, mas distantes do cinema de Minnelli. Dos cinco títulos americanos apresentados, um pertence à estética de Busby Berkeley, nos antípodas de Minnelli (42ND STREET), outro utiliza algumas das suas vedetas preferidas (WORDS AND MUSIC), o terceiro é um longínquo herdeiro do seu cinema (SWEET CHARITY) ao passo que EVITA é a versão filmada de um espetáculo da Broadway, e BREAKDANCE o filme em que Hollywood “recuperou” o “hip hop” e a “street dance”, dois mundos muito distantes de Vincente Minnelli. Mas a maioria dos filmes escolhidos não pertence à produção americana, de modo a ilustrar as variadíssimas formas que o cinema musical assumiu nos mais diversos países. Da Europa Central, um dos berços do filme musical americano, podemos rever o clássico SKANDAL IN BUDAPEST. Podemos ver também uma comédia musical realizada num país comunista, onde se trabalha a cantar e a dançar, “OS COSSACOS DE KUBAK”. É precisamente com o belíssimo e injustiçado UNE CHAMBRE EN VILLE, de Demy, que não exibimos há nove anos, que o Ciclo é inaugurado. Podemos ver ainda três exemplos de diferentes noções da palavra ópera: A FLAUTA MÁGICA de Mozart, na versão de Ingmar Bergman; uma das mais célebres “rock operas” de sempre, TOMMY (The Who); e um exemplo da Ópera de Pequim, TIAN XIAN PEI (“O CASAMENTO DA PRINCESA CELESTE”). AAN/PRESTÍGIO REAL, o mais célebre e um dos mais delirantes filmes de Bollywood, não podia faltar nesta programação, que também inclui duas belíssimas obras vindas do continente africano: TRANSES, do marroquino Ahmed El Maanouni (o primeiro filme restaurado pela Fundação Scorsese) e NHA FALA, de Flora Gomes. E há ainda uma raridade argentina dos anos sessenta, PAJARITO GÓMEZ, que nada tem a ver com o tango mas sim com a canção ligeira local. Portugal não está ausente do programa, com dois filmes absolutamente contrastantes, sob todos os pontos de vista: SARILHO DE FRALDAS, glória do “nacional-cançonetismo” e A JANELA (MARYALVA MIX), de Edgar Pêra. Vinte filmes variadíssimos, vindos dos cinco continentes, que cobrem setenta anos de cinema e que são todos musicais. Dez dos filmes programados são apresentados pela primeira vez na Cinemateca.

 
02/05/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo São Todos Musicais

Une Chambre en Ville
de Jacques Demy
França, 1982 - 90 min
 
03/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo São Todos Musicais

Une Chambre en Ville
de Jacques Demy
França, 1982 - 90 min
04/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo São Todos Musicais

Sarilho de Fraldas
de Constantino Esteves
Portugal, 1966 - 111 min | M/12
06/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo São Todos Musicais

42nd Street
Rua 42
de Lloyd Bacon, Busby Berkeley
Estados Unidos, 1933 - 89 min
12/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo São Todos Musicais

Words and Music
Os Reis do Espectáculo
de Norman Taurog
Estados Unidos, 1948 - 120 min
02/05/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
São Todos Musicais
Une Chambre en Ville
de Jacques Demy
com Dominique Sanda, Richard Berry, Danielle Darrieux
França, 1982 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Com LES PARAPLUIES DE CHERBOURG, UNE CHAMBRE EN VILLE é o único musical de Demy que é cantado do começo ao fim. Paradoxalmente, foi precisamente o que fez com que fosse muito mal recebido por parte do público francês, ao passo que PARAPLUIES foi o êxito mais perene do realizador. A história situa-se em Nantes, cidade natal de Demy, durante uma greve operária. Um dos grevistas tem uma relação apaixonada com uma mulher de uma classe social mais alta, casada com um homem que detesta. A relação ilícita entre os dois e as peripécias da greve cruzam-se, antes de um desenlace dramático. O filme não é exibido na Cinemateca há nove anos.

03/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
São Todos Musicais
Une Chambre en Ville
de Jacques Demy
com Dominique Sanda, Richard Berry, Danielle Darrieux
França, 1982 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Com LES PARAPLUIES DE CHERBOURG, UNE CHAMBRE EN VILLE é o único musical de Demy que é cantado do começo ao fim. Paradoxalmente, foi precisamente o que fez com que fosse muito mal recebido por parte do público francês, ao passo que PARAPLUIES foi o êxito mais perene do realizador. A história situa-se em Nantes, cidade natal de Demy, durante uma greve operária. Um dos grevistas tem uma relação apaixonada com uma mulher de uma classe social mais alta, casada com um homem que detesta. A relação ilícita entre os dois e as peripécias da greve cruzam-se, antes de um desenlace dramático. O filme não é exibido na Cinemateca há nove anos.

04/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
São Todos Musicais
Sarilho de Fraldas
de Constantino Esteves
com António Calvário, Madalena Iglésias, Nicolau Breyner, António Silva
Portugal, 1966 - 111 min | M/12

Este filme de culto que não tem cultores, mas bem os merece, tenta renovar o filão da comédia à portuguesa. Em vez de imagem a preto e branco, fados, “bairros típicos” e mulheres de preto, no Portugal de 1966, em formato panorâmico e Orwocolor, António Calvário, involuntário raptor de um bebé (ao entrar por engano num carro igualzinho ao seu), rasga as estradas entre Lisboa e o Porto na companhia de Madalena Iglésias. Naturalmente, fazem umas pausas pelo caminho para cantar pelos campos ou na casa de banho de um hotel. E também há números cantados em palco, por vezes imitando Demy, outras imitando Minnelli. Esplêndida cópia.

06/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
São Todos Musicais
42nd Street
Rua 42
de Lloyd Bacon, Busby Berkeley
com Ruby Keeler, Bebe Daniels, Dick Powell, Ginger Rogers
Estados Unidos, 1933 - 89 min
legendado em português | M/12

42ND STREET foi o filme que fez a glória de Busby Berkeley, com as suas delirantes coreografias baseadas em efeitos óticos e não de palco. Como sucede em tantos filmes musicais, conta a história de um encenador que tenta montar um espetáculo. O último número musical é a sua apoteose, celebrando a agitação de Nova Iorque: pintada em telão por trás dos bailarinos, a cidade é dada a ver em arranha-céus que se confundem com os próprios bailarinos e as suas sombras.

12/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
São Todos Musicais
Words and Music
Os Reis do Espectáculo
de Norman Taurog
com Mickey Rooney, Judy Garland, Gene Kelly
Estados Unidos, 1948 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Grande produção da MGM, WORDS AND MUSIC é vagamente baseado na história verídica da colaboração artística entre Richard Rodgers e Lorenz Hart, famosos compositor e letrista de canções de inúmeros musicais, uma das mais famosas duplas da Broadway, que começou a sua colaboração em 1919 e a prosseguiu até à morte de Hart, em 1943. A veracidade dos elementos biográficos tem menos importância do que a sucessão de números musicais.