sessão apresentada por Cyril Isnart (CNRS, Institut d’Ethnologie Méditerranéenne, Européenne et Comparative, França)
13 DE MAIO (FÁTIMA)
de autor desconhecido
Portugal, 1927 (?) – 9 min
JORNAL PORTUGUÊS Nº 42 (excerto)
Portugal, 1944 – 1 min
JORNAL PORTUGUÊS Nº 58
Portugal, 1946 – 9 min
JORNAL PORTUGUÊS Nº 76 (excertos)
Portugal, 1948 – 4 min
IMAGENS DE PORTUGAL Nº 186 (excerto)
Portugal, 1959 – 4 min
IMAGENS DE PORTUGAL Nº 78 (excerto)
Portugal, 1956 – 3 min
UM DIA NA PÓVOA DO VARZIM
de Gentil Marques
Portugal, 1952 – 11 min
...A VER VIANA
de Adriano Nazareth
Portugal, 1970 – 11 min
Bem sabemos que o património religioso tem um papel fundamental nas representações idealizadas dos países do sul da Europa. O imaginário patrimonial e turístico destes países constrói-se à volta de uma série de monumentos do passado, nos quais se destacam igrejas, capelas e santuários. Os turistas que visitam cidades históricas também procuram as catedrais enquanto reconhecidos ex-libris e os sítios de peregrinação oferecem-se como ponto de atração para encontrar uma forma de vida local e genuína. Nesta sessão, pretende-se não apenas ilustrar a função dos elementos religiosos na produção do património nacional e do turismo em Portugal, mas também questionar a naturalização das conexões entre a representação da nação e a religião católica, promovida como crença e partilhada. Os filmes escolhidos demostram a construção fílmica desta associação no contexto português quer na encenação do facto religioso através de uma linguagem específica (cenários, dramatização, panorâmicas, contre-plongées), quer na diversidade dos elementos que merecem uma atenção particular da parte dos visitantes (urbanismo, arquitetura, procissões e rituais, objetos de devoção, etc.). À exceção de 13 DE MAIO (FÁTIMA), UM DIA NA PÓVOA DO VARZIM e …A VER VIANA, os títulos são apresentados em cópias digitais.