CICLO
Double Bill


Nas sessões mensais da rubrica “Double Bill” (uma sessão, dois filmes, um bilhete único) reúnem-se frequentemente filmes de épocas ou origens diversas. É o que fazemos em três destas quatro sessões: na primeira reunimos um frenético musical americano a preto e branco dos anos trinta e uma soberba homenagem a este tipo de cinema, feito na França dos anos sessenta; o terceiro programa reúne duas cínicas comédias, realizadas com mais de trinta anos de distância, em dois planetas diferentes, chamados Hollywood e Checoslováquia comunista; no quarto programa, dois filmes raros dos seus realizadores, no centro dos quais há uma figura feminina. O segundo programa foge a esta regra dos contrastes temporais e nacionais e propõe dois célebres westerns da mesma época, oferecendo um contraste estético e visual: um destes westerns é a preto e branco e o outro a cores, o que leva os seus realizadores e diretores de fotografia a fazer opções diferentes.

 
06/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Gold Diggers of 1935 | Les Demoiselles de Rochefort
duração total da projeção: 204 min | M/12
 
13/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Silver River | Canyon Passage
duração total da projeção: 201 min | M/12
20/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

Trouble in Paradise | Horí, ma Panenko
duração total da projeção: 151 min | M/12
27/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

La Signora Senza Camelie | Bez Svitedelei
duração total da projeção: 198 min | M/12
06/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Gold Diggers of 1935 | Les Demoiselles de Rochefort
duração total da projeção: 204 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

GOLD DIGGERS OF 1935
de Busby Berkeley
com Dick Powell, Adolphe Menjou, Gloria Stuart, Alice Brady, Glanda Farrell
Estados Unidos, 1935 – 94 min / legendado em português
LES DEMOISELLES DE ROCHEFORT
As Donzelas de Rochefort
de Jacques Demy
com Catherine Deneuve, Françoise Dorléac, Danielle Darrieux, Jacques Perrin, Michel Piccoli, Gene Kelly
França, 1966 – 120 min / legendado eletronicamente em português

Andy Warhol declarou um dia que Busby Berkeley talvez fosse “o maior artista americano do século XX”, devido às suas coreografias. Estas são verdadeiramente cinematográficas pois a delirante imaginação de Berkeley utiliza efeitos óticos e não de palco. Inteiramente controlado por Berkeley, tanto na realização como na coreografia, este é o melhor filme da série GOLD DIGGERS (houve dois outros filmes, em 1933 e 1937), variação habitual da tentativa de levar a cabo a realização de um espetáculo musical na Broadway. A história alterna com os números musicais e culmina na quintessência do género (homenageado por Gene Kelly e Stanley Donen em SINGIN'IN THE RAIN) que é o número final: Lullaby of Broadway, que conquistou o Óscar, história de uma jovem que vive a noite e o prazer até ao fim. Filmado a Scope e a cores, LES DEMOISELLES DE ROCHEFORT é provavelmente a obra-prima do cinema musical de Demy, com música de Michel Legrand. O filme presta uma grande homenagem ao musical americano (contando mesmo com a presença de Gene Kelly) e ilustra simultaneamente a mitologia e os temas centrais da obra do cineasta, a procura do amor sob diversas formas, do mais idealista ao mais violento. Todo o filme decorre num tom eufórico e todas as personagens encontram ou reencontram aquilo que procuravam. Duas horas de felicidade cinematográfica.
 

13/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Silver River | Canyon Passage
duração total da projeção: 201 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

SILVER RIVER
Sangue e Prata
de Raoul Walsh
com Errol Flynn, Ann Sheridan, Thomas Mitchell
Estados Unidos, 1948 – 109 min / legendado em português
CANYON PASSAGE
Amor Selvagem
de Jacques Tourneur
com Dana Andrews, Susan Hayward, Brian Donlevy, Ward Bond
Estados Unidos, 1946 – 92 min / legendado em português

SILVER RIVER é o western que marca a última colaboração oficial de Walsh e Errol Flynn, com o ator na figura de um aventureiro pouco escrupuloso que, a pouco e pouco, se torna senhor de uma região de minas e prata e se apaixona pela mulher do seu melhor amigo, que envia para a morte, numa variação da história bíblica de David. Como sempre, a mestria de Walsh é total, neste filme feito num magnífico preto e branco. CANYON PASSAGE é um magnífico western centrado numa história de interesses e paixões rivais, situada entre pioneiros no Oregon e pondo em conflito dois amigos que acabam separados pelo ouro e por uma mulher. Dana Andrews tem um dos seus melhores papéis neste filme, em que Tourneur, mestre da série B, teve meios mais importantes à sua disposição e pôde filmar num belíssimo Technicolor.
 

20/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
Trouble in Paradise | Horí, ma Panenko
duração total da projeção: 151 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

TROUBLE IN PARADISE

Ladrão de Alcova
de Ernst Lubitsch
com Herbert Marshall, Miriam Hopkins, Kay Francis, Edward Everett Horton
Estados Unidos, 1931 – 80 min / legendado em português
HORÍ, MA PANENKO
O Baile dos Bombeiros
de Milos Forman
com Jan Vostcril, Josef Kolb, Jan Slócki
Checoslováquia, 1966 – 71 min / legendado eletronicamente em português

TROUBLE IN PARADISE é uma das obras mais cínicas e perfeitas de Lubitsch, que leva a extremos os temas centrais do seu cinema, o sexo e o dinheiro: um vigarista e uma vigarista encontram-se num hotel de luxo em Veneza, tentam roubar-se um ao outro e decidem formar um par. O filme é uma comédia sobre enganos e mistificações, sobre ladrões de luva branca e joias preciosas, ladrões de e na alcova, para quem o roubo é um estimulante erótico, o prolongamento natural do amor. Um duelo de virtuosismos na tela e atrás da câmara, com alguns diálogos atrevidíssimos, que em breve se tornariam impossíveis com a promulgação do famigerado Código Hays. O BAILE DOS BOMBEIROS é um dos mais célebres filmes da nova vaga checa dos anos sessenta, uma das mais ricas do decénio. O filme passa-se numa cidade de província onde se prepara a homenagem a um velho colaborador do corpo de bombeiros, durante um baile. Devido à desorganização, nada corre bem e os percalços são incontáveis. O coprodutor, Carlo Ponti (“o dinheiro dele permitiu-nos filmar a cores”, diz Forman) e a direção do Partido Comunista Checo foram da mesma opinião: o filme era uma abominação, porque ridicularizava o “homem comum”. O BAILE DOS BOMBEIROS ultrajou de tal maneira a direção do Partido, que foi proibido “perpetuamente”, antes de ser distribuído pouco antes da invasão do país e do exílio de Milos Forman, no verão de 1968. Uma brilhante e hilariante comédia, típica do melhor cinema dos anos sessenta, realizada com mão de mestre. O BAILE DOS BOMBEIROS é apresentado em cópia digital.
 

27/02/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
La Signora Senza Camelie | Bez Svitedelei
duração total da projeção: 198 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

LA SIGNORA SENZA CAMELIE
A Dama Sem Camélias
de Michelangelo Antonioni
com Lucia Bosè, Gino Cervi, Andrea Checchi, Ivan Desny, Alain Cuny
Itália, 1952 – 105 min / legendado em espanhol
BEZ SVITEDELEI
Sem Testemunhas
de Nikita Mikhalkov
com Irina Kupchenko, Mikhail Ulyanov
URSS, 1983 – 93 minutos / legendado em português

A terceira longa-metragem de Antonioni tem como centro a personagem de uma mulher que ascende socialmente devido a um casamento de conveniência e se torna um dos vértices de uma relação triangular, mas também mostra o cinema e os seus bastidores. É ainda “um filme de altas escadarias, de espantosos estúdios, de ruas que brilham depois de um aguaceiro (…)” (M.S. Fonseca). Com LE AMICHE, é possivelmente o mais elaborado dos filmes realizados por Antonioni antes de IL GRIDO, quando o seu estilo visual e os seus temas recorrentes se tornam mais definidos e pessoais, antecipando as opções mais radicais dos seus filmes dos anos sessenta. SEM TESTEMUNHAS é um dos títulos menos conhecidos de Mikhalkov e foi o seu último filme soviético (dois anos depois realizaria OLHOS NEGROS, em coprodução com Itália, e depois a URSS deixaria de existir). Como o belíssimo CINCO NOITES, SEM TESTEMUNHAS é um filme situado num espaço fechado, um pequeno apartamento onde um homem vai visitar a ex-mulher, sabendo que ela vai casar-se com um inimigo. Excelente desempenho dos atores.