CICLO
Sexta à Meia-Noite | New York / No Wave


Emergindo em Nova Iorque na segunda metade dos anos setenta e desenvolvendo-se até meados dos anos oitenta, um grupo de cineastas e de artistas produziram um conjunto de filmes que viriam a ficar coletivamente conhecidos como um Cinema “No Wave”, prolongando assim um movimento que acontecia em simultâneo na música no Lower East Side de Nova Iorque, e que se inseria na linhagem de um cinema underground, também considerado punk, ou mesmo pós-punk, e que resultou de um esforço de músicos, artistas e realizadores para despir o seu trabalho criativo de ornamentos e de convenções e para afastá-lo de lógicas mais comerciais. O resultado foram inúmeros filmes e baixo orçamento, feitos sem compromissos, considerados por muitos um sub-género de um cinema punk e que refletiam o quotidiano de uma geração nova-iorquina. Entre os seus autores encontramos Jim Jarmusch (com o conhecido STRANGER THAN PARADISE), Lydia Lunch, Steve Buscemi, Debbie Harry, Beth e Scott B., Amos Poe, Vincent Gallo, Susan Seidelman, nomes que ficariam também associados ao aparecimento de um cinema independente americano. O “No Wave” surgia então em explícita oposição à “New Wave” musical, sua contemporânea, mas também às “novas vagas” do cinema.

 
04/12/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Sexta à Meia-Noite | New York / No Wave

Blank Generation
de Amos Poe, Ivan Kral
Estados Unidos, 1976 - 55 min
 
11/12/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Sexta à Meia-Noite | New York / No Wave

Smithereens
Estilhaços
de Susan Seidelman
Estados Unidos, 1982 - 92 min
18/12/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Sexta à Meia-Noite | New York / No Wave

Stranger Than Paradise
Para Além do Paraíso
de Jim Jarmusch
Estados Unidos, 1984 - 89 min
04/12/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sexta à Meia-Noite | New York / No Wave
Blank Generation
de Amos Poe, Ivan Kral
com com Ramones, Television, Blondie, Patti Smith
Estados Unidos, 1976 - 55 min
sem legendas | M/12

Filmado por Ivan Kral (ex-guitarrista de Iggy Pop, Patti Smith e de Blondie) e montado pelo realizador underground nova-iorquino, Amos Poe, é um importante registo do nascimento do punk e do “No Wave” nova-iorquinos, feito a partir do seu interior. Atuações da primeira geração punk na célebre sala CBGB sucedem-se ao longo de um filme que retrata bem o espírito "no future" da época, tendo como momento alto a versão de Gloria, composta por Van Morrison, aqui na célebre interpretação de Patti Smith. Se Kral só registou a imagem, Poe ocupou-se de compor a excelente banda sonora a partir de demos dos vários músicos convocados, trabalhando explicitamente o não sincronismo entre o som e a imagem. Dos Ramones aos Television, os músicos retratados dispensam apresentações.

11/12/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sexta à Meia-Noite | New York / No Wave
Smithereens
Estilhaços
de Susan Seidelman
com Susan Berman, Brad Rinn, Richard Hell, Nada Despotovich
Estados Unidos, 1982 - 92 min
legendado em português | M/12

Seidelman pertence ao primeiro grupo de cineastas independentes americanas dos anos oitenta. Uma realizadora independente que se foi tornando menos independente, como revelam os seus filmes seguintes. Esta sua longa de estreia, foi o primeiro filme “indie” selecionado para a competição oficial de Cannes, em 1982. SMITHEREENS acompanha uma jovem narcisista que deixa New Jersey para se juntar à subcultura punk nova-iorquina. Tem como ator Richard Hell, um dos grandes nomes do punk e do “No Wave”, e a música é dos The Feelies.

18/12/2015, 24h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Sexta à Meia-Noite | New York / No Wave
Stranger Than Paradise
Para Além do Paraíso
de Jim Jarmusch
com John Lurie, Eszter Balint, Richard Edson
Estados Unidos, 1984 - 89 min
legendado em português | M/12
A última sessão da meia-noite na Cinemateca, esta sexta-feira, 18 de dezembro, às 24h, na sala M. Félix Ribeiro, é alterada pela impossibilidade de exibir o filme previsto (VORTEX, de Scott B e Beth B, 1983). O filme a apresentar, no contexto "New York / No Wave" da programação proposta, é STRANGER THAN PARADISE, de Jim Jarmusch.

A rubrica "Sexta à Meia-Noite" não terá continuidade em 2016.

Começou por ser apresentado como uma curta-metragem, depois expandida e integrada numa longa que levou o mesmo nome. STRANGER THAN PARADISE confirmou as promessas de PERMANENT VACATION e firmou o nome de Jim Jarmusch como ponta de lança do universo dos "independentes americanos". De Nova Iorque ao Ohio natal do cineasta, seguimos as deambulações de um grupo de suaves misfits. Minimalista, estilizado, lacónico, e com toda a melancolia do universo jarmuschiano, este é definitivamente um dos seus melhores filmes. Jarmusch foi o “último discípulo” de Ray, quando este o escolheu para seu assistente na Universidade de Nova Iorque. Nunca o imitou, e nunca fez um filme “à Ray”, mas a sua sombra está disseminada e presente em qualquer dos seus filmes. E, muito especialmente, neste.