CICLO
Wittgenstein e o Cinema


Um dia dedicado a Ludwig Wittgenstein, nos cinquenta anos da publicação da "Conferência Sobre Ética" do filósofo alemão (um texto de 1929 apenas publicado em 1965), ocasião para evocar a sua relação com o cinema e a relação do cinema com ele. Este último caso é ilustrado pela sessão que reúne os dois mais célebres filmes que diretamente convocaram a figura e a obra do filósofo: o WITTGENSTEIN de Derek Jarman, e o WITTGENSTEIN TRACTATUS de Peter Forgács, um ensaio que incorpora fragmentos de textos de Wittgenstein, nomeadamente da mais famosa das suas obras, o Tratado Lógico-Filosófico. O programa engloba ainda outros dois filmes que poderão parecer mais inesperados ao observador distanciado. Mas Carmen Miranda – estrela de THE GANG’S ALL HERE – era uma predileção de Wittgenstein, sendo aliás possível estabelecer um nexo entre a sua “colorida exuberância” e o interesse do filósofo pela teoria das cores. E o film noir – representado por PHANTOM LADY – “talvez seja o que vai direto ao coração de Wittgenstein e de como ele via a nossa relação com a vida: nem factos deduzidos nem induzidos, antes uma constelação magnética que os elementos do enxame [de factos] subitamente desenham” , como a propósito escreveu Maria Filomena Molder.

 
09/11/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Wittgenstein e o Cinema

The Gang's All Here
Sinfonia de Estrelas
de Busby Berkeley
Estados Unidos, 1943 - 101 min
 
09/11/2015, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Wittgenstein e o Cinema

Wittgenstein Tractatus | Wittgenstein
duração total da projeção: 117 min | M/12
09/11/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Wittgenstein e o Cinema

Phantom Lady
A Mulher Desconhecida
de Robert Siodmak
Estados Unidos, 1944 - 85 min
09/11/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Wittgenstein e o Cinema
The Gang's All Here
Sinfonia de Estrelas
de Busby Berkeley
com Carmen Miranda, Alice Faye, Edward Everett Horton, Eugene Pallette, Charlotte Greenwood, Benny Goodman
Estados Unidos, 1943 - 101 min
legendado eletronicamente em português | M/12
projeção seguida de conversa com Maria Filomena Molder e Tomás Cunha Ferreira

O mais célebre filme com Carmen Miranda e, sem dúvida, o melhor. A peculiaridade do trabalho de Busby Berkeley como coreógrafo de filmes musicais é que, ao invés de filmar números de palco usa efeitos óticos: íris, caleidoscópios, espirais, multiplicação de figurantes idênticas, como se fossem a mesma mulher repetida ao infinito. Nos anos trinta, Berkeley fez maravilhas a preto e branco, em THE GANG'S ALL HERE mostra-nos a sua loucura em Technicolor. À criatividade do mestre, junta-se a extravagância de Carmen Miranda, então no auge da sua carreira hollywoodiana. O celebérrimo número The Lady in The Tutti Frutti Hat é dos mais delirantes de toda a história do cinema musical. A apresentar em cópia digital. O filme tem uma segunda passagem a 16, às 19h (Ver entrada em “Outras sessões de Novembro”).

09/11/2015, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Wittgenstein e o Cinema
Wittgenstein Tractatus | Wittgenstein
duração total da projeção: 117 min | M/12
projeção seguida de conversa com Maria Filomena Molder, Nuno Crespo, Nuno Venturinha e José Bogalheiro

WITTGENSTEIN TRACTATUS
de Peter Forgács
Hungria, 1992 – 32 min / legendado eletronicamente em português
WITTGENSTEIN
Wittgenstein
de Derek Jarman
com Karl Johnson, Michael Gough, Tilda Swinton, John Quentin
Reino Unido, 1993 – 75 min / legendado em português

Realizado como parte de uma série televisiva sobre filósofos célebres, o filme de Derek Jarman baseia-se livremente na vida e no pensamento do filósofo Ludwig Wittgenstein (interpretado por Karl Johnson). É um dos mais célebres filmes de Jarman. “Com muito humor, muita liberdade e pouca reverência, encena a vida de Wiittgenstein numa estrutura extremamente artificiosa (‘teatral’, dir-se-ia), com um sentido de economia que reduz tudo ao essencial, e onde cada ‘quadro’ é como uma peça que se vai acrescentando a um ‘puzzle’” (Luís Miguel Oliveira). Realizado um ano antes, WITTGENSTEIN TRACTATUS, de Peter Forgács, é composto por uma série de ensaios que referem uma das mais influentes obras de Wittgenstein, Tractus Logico Philkosophicus, originalmente publicada em 1921. WITTGENSTEIN TRACTATUS é uma primeira exibição na Cinemateca.
 

09/11/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Wittgenstein e o Cinema
Phantom Lady
A Mulher Desconhecida
de Robert Siodmak
com Franchot Tone, Ella Raines, Alan Curtis, Thomas Gomez
Estados Unidos, 1944 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
projeção seguida de conversa com Maria Filomena Molder, Jorge Silva Melo e Joaquim Sapinho

Adaptado de um dos mais conhecidos romances de Cornel Woolrich/William Irish, PHANTOM LADY é uma das obras-primas do filme negro e um dos melhores trabalhos de Robert Siodmak. Um homem, acusado de ter morto a mulher, procura descobrir o verdadeiro assassino através de uma estranha e “ausente” testemunha. Raras vezes houve um tal cúmulo da panóplia visual e temática do filme negro: sombras, mortes inexplicadas, trama narrativa próxima do pesadelo, ação quase sempre noturna. Uma obra-prima de género. O filme tem uma segunda passagem a 10, às 15h30 (Ver entrada em “Outras sessões de Novembro”).