CICLO
A Cinemateca com o Doclisboa: Želimir Žilnik e Outras Sessões


Esta é a maior retrospetiva dedicada a Želimir Žilnik, cineasta sérvio nascido em 1942, autor de uma obra com mais de cinquenta títulos que atravessam os diferentes géneros e cinquenta anos de história. É assim uma oportunidade única para descobrir a obra de um cineasta muito pouco conhecido no nosso país, através de programa que se pretende o mais completo possível, que decorrerá integralmente na Cinemateca entre dias 22 e 31 de outubro.
Iniciada em meados dos anos sessenta na Jugoslávia Socialista, a obra de Žilnik acompanha a evolução política e social de um território e a sua permanente reconfiguração. Datando a primeira curta-metragem de 1967, Žilnik afirmou-se rapidamente como um dos principais nomes da denominada “Black Wave” ou “Vaga Negra” do cinema jugoslavo, termo que agrupava cineastas que rompiam com as habituais lógicas de produção e que possuíam uma visão crítica da sociedade avessa aos desejos do poder político, entre os quais figuravam também Dusan Makavejev ou Karpo Godina (de que exibiremos um conjunto de curtas-metragens). Respondendo a quente a esta classificação, Želimir Žilnik, com a ironia e o humor que lhe são característicos, realizaria em 1971 CRNI FILM, ou BLACK FILM, o singularíssimo “filme negro” que aborda frontalmente a questão dos sem-abrigo de Novi Sad, e que se revelaria um verdadeiro manifesto do seu cinema. Forçado a abandonar o país face a uma censura crescente e às dificuldades em continuar a filmar, no início da década de setenta realiza um conjunto de “filmes alemães” essencialmente centrados na condição e nos problemas dos trabalhadores migrantes, questões que marcariam toda a sua obra futura, como poderemos testemunhar através do recentíssimo DESTINACIJA SERBISTAN / LOGBOOK SERBISTAN (2015), longa-metragem que aborda a dura realidade dos refugiados que atravessam a Sérvia em direção a outros destinos na Europa.
Nos anos oitenta, de regresso à Jugoslávia, Žilnik realizará vários trabalhos para televisão em que desenvolve um método singular que passará a enformar os seus filmes, uma combinação de documentário e ficção, que parte de situações quotidianas e da biografia de pessoas concretas, não-atores que são convidados a reencenar e ficcionar as suas próprias experiências para a câmara. Método que o realizador tem apurado de filme para filme, como tão bem revela a importante trilogia centrada na figura de Kenedi, que Žilnik acompanha na sua deslocação geográfica ao longo de vários anos.
Se, desde os primeiros filmes, é clara a opção por um cinema documental assente numa proximidade com o real daqueles que são filmados, de onde nasce uma evidente força poética, também começa a ser clara a vontade de uma permanente transfiguração. Denunciando as contradições da antiga Jugoslávia comunista, os problemas da sua transição para o capitalismo, os efeitos das guerras dos anos noventa, ou a violência associada às migrações na Europa, Žilnik trabalha em permanência sobre a história de um país e de uma paisagem mais vasta em constante mutação, sucessivamente recriada pela inventividade estética de uma obra assente em múltiplas histórias singulares.
Želimir Žilnik estará presente em grande parte das sessões, bem como num encontro em que se discutirá a sua obra. Com exceção das suas cinco primeiras curtas-metragens, já mostradas numa sessão de antecipação da retrospetiva, todos os filmes são inéditos na Cinemateca.
Para além da integral Žilnik há ainda lugar para três sessões de outra retrospetiva do Festival, “'I Don't throw Bombs, I Make Films' – Terrorismo, Representação", programa cujo título é uma citação de R. W. Fassbinder a propósito do filme A TERCEIRA GERAÇÃO. Na Cinemateca, o fenómeno do terrorismo e as suas ramificações serão abordados através de filmes míticos que desafiam o próprio cinema e a sua capacidade de representação, como BAMBULE (com argumento de Ulrike Meinhof), UNDERGROUD, correalizado por Emile de Antonio, duas curtas-metragens de Hartmut Bitomsky, e DEUTSCHLAND IM HERBST, longa-metragem constituída por vários episódios, um dos quais assinado por Fassbinder. Todas as primeiras sessões são apresentadas por Zelimir Zilni,
 

 
22/10/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o Doclisboa: Želimir Žilnik e Outras Sessões

PIONIRI MALENI MI SMO VOJSKA PRAVA, SVAKOG DANA NIČEMO KO ZELENA TRAVA / LITTLE PIONEERS | RANI RADOVI / EARLY WORKS
duração total da projeção: 105 min | M/12
 
22/10/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o Doclisboa: Želimir Žilnik e Outras Sessões

PIRIKA NA FILMU / PIRIKA ON FILM | TITO PO DRUGI PUT MEDJU SRBIMA / TITO AMONG THE SERBS FOR THE SECOND TIME
duração total da projeção: 96 min | M/12
23/10/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o Doclisboa: Želimir Žilnik e Outras Sessões

NEZAPOSLENI LJUDI / THE UNEMPLOYED | INVENTUR – METZSTRASSE 11 / INVENTORY | DRUGA GENERACIJA / THE SECOND GENERATION
duração total da projeção: 112 min | M/12
23/10/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo A Cinemateca com o Doclisboa: Želimir Žilnik e Outras Sessões

PIRIKA NA FILMU / PIRIKA ON FILM | TITO PO DRUGI PUT MEDJU SRBIMA / TITO AMONG THE SERBS FOR THE SECOND TIME
duração total da projeção: 96 min | M/12
23/10/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com o Doclisboa: Želimir Žilnik e Outras Sessões

DEUTSCHLAND IM HERBST / GERMANY IN AUTUMN
A Alemanha no Outono
de Alf Brustellin, Rainer W. Fassbinder, Alexander Kluge, Edgar Reitz, Katja Kupe, Hans Peter Cloos, Bernhard Sinkel, Volker Schlöndorff, Maximiliane Mainka, Beate Mainka-Jellinghaus
República Federal da Alemanha, 1977 - 125 min
22/10/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Želimir Žilnik e Outras Sessões

Em colaboração com o Doclisboa’15 - 13º Festival Internacional de Cinema
PIONIRI MALENI MI SMO VOJSKA PRAVA, SVAKOG DANA NIČEMO KO ZELENA TRAVA / LITTLE PIONEERS | RANI RADOVI / EARLY WORKS
duração total da projeção: 105 min | M/12
Retrospetiva Želimir Žilnik

com a presença de Želimir Žilnik

PIONIRI MALENI MI SMO VOJSKA PRAVA, SVAKOG DANA NIČEMO KO ZELENA TRAVA / LITTLE PIONEERS
Jugoslávia, 1968 – 18 minutos
RANI RADOVI / EARLY WORKS
com Milja Vujanović, Bogdan Tirnanić, Čedomir Radović, Marko
Nikolić, Piroška Čapko
Jugoslávia, 1969 – 87 minutos
de Želimir Žilnik
legendados eletronicamente em inglês e português

PIONIRI MALENI... é um dos primeiros filmes de Žilnik e um poderoso retrato de crianças socialmente negligenciadas. Žilnik filma-as de modo muito próximo, captando o seu entusiasmo e energia, ao mesmo tempo que os “pequenos pioneiros” deixam os seus testemunhos sobre os primeiros amores, as desavenças com os pais, as fugas de casa. Entre os vários rostos destaca-se o de 'Pirika' (Piroška Čapko), que comparecerá em RANI RADOVI. A inocência da infância junta-se aqui à dureza da vida. Primeira longa-metragem do cineasta, RANI RADOVI parte das manifestações estudantis de junho de 1968 para construir uma ficção em torno de três homens e uma jovem mulher que dá pelo nome de Jugoslava, que desafiam as rotinas pequeno-burguesas do quotidiano. Inspirados pelos escritos de Karl Marx, partem para as fábricas e para os campos para incentivar os operários e camponeses a uma luta por melhores condições de vida, confrontando-se com as suas próprias limitações. Jugoslava sofrerá as consequências de uma revolução frustrada. Entre a paródia e um registo mais sério, RANI RADOVI aproxima-se em vários aspectos do cinema militante do Grupo Dziga Vertov. Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1969.
 

22/10/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Želimir Žilnik e Outras Sessões

Em colaboração com o Doclisboa’15 - 13º Festival Internacional de Cinema
PIRIKA NA FILMU / PIRIKA ON FILM | TITO PO DRUGI PUT MEDJU SRBIMA / TITO AMONG THE SERBS FOR THE SECOND TIME
duração total da projeção: 96 min | M/12
Retrospetiva Želimir Žilnik

PIRIKA NA FILMU / PIRIKA ON FILM
com Piroška Čapko, Teodora Tabački, Gabriella Benak, Biljana Stanković
Sérvia, 2013 – 53 minutos
TITO PO DRUGI PUT MEDJU SRBIMA / TITO AMONG THE SERBS FOR THE SECOND TIME
República Federal da Jugoslávia, 1994 – 43 minutos
de Želimir Žilnik
legendados eletronicamente em inglês e em português

Retrato de Piroška Čapko, PIRIKA ON FILM é também um retrato da evolução dos países que formaram a antiga Jugoslávia. Mais de quarenta anos depois de ter participado em PIONIRI MALENI e em RANI RADOVI, 'Pirika' volta a figurar num filme de Žilnik, que a reencontra em Berlim por altura da exibição de um desses filmes. Elementos documentais misturam-se com sequências mais encenadas que permitem a rememoração de um passado comum, em que o cinema tem um papel importante. O segundo filme da sessão permite igualmente um olhar retrospetivo sobre a história de um país em constante mutação. Embora tenha morrido em 1980, em 1994 Tito reaparece nas ruas de Belgrado com o seu melhor uniforme militar. Aqueles que o rodeiam aceitam participar no singular jogo proposto por Žilnik, envolvendo-se em discussões apaixonadas sobre os velhos tempos e acusando Tito de muitos dos seus males.
 

23/10/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Želimir Žilnik e Outras Sessões

Em colaboração com o Doclisboa’15 - 13º Festival Internacional de Cinema
NEZAPOSLENI LJUDI / THE UNEMPLOYED | INVENTUR – METZSTRASSE 11 / INVENTORY | DRUGA GENERACIJA / THE SECOND GENERATION
duração total da projeção: 112 min | M/12
Retrospetiva Želimir Žilnik

sessão apresentada por Zelimir Zilnik

NEZAPOSLENI LJUDI / THE UNEMPLOYED
Jugoslávia, 1968 – 13 minutos
INVENTUR – METZSTRASSE 11 / INVENTORY
Alemanha, 1975 – 9 minutos
DRUGA GENERACIJA / THE SECOND GENERATION
com Vladimir Sinko, Petar Bosančić, Dragan Sokoljanski, Sanja Zlatković, Danica Janković
Jugoslávia, 1984 – 90 minutos
de Želimir Žilnik
legendados eletronicamente em inglês e em português

Em NEZAPOSLENI LJUDI Žilnik confronta vários desempregados com um conjunto de questões que não deixam espaço para o otimismo socialista. Um filme onde sobressaem as dúvidas e a confusão face às expectativas de um regime com garantias de uma maior segurança social e em que a câmara se aproxima dos corpos destes homens sujeitos a vidas difíceis, que Žilnik regista com uma enorme sensibilidade. Se a emigração para a Alemanha aparece como uma opção para os retratados em NEZAPOSLENI LJUDI, em INVENTUR Žilnik já se encontra na Alemanha, documentando aí a realidade da imigração. Assentando num dispositivo muito simples, vários habitantes de um edifício em Munique, na sua maioria imigrantes das mais diversas nacionalidades e de todas as idades, apresentam-se para a câmara, partilhando as suas preocupações e planos futuros. A sessão termina com uma ficção sobre as dificuldades de adaptação de um jovem emigrante de segunda geração que, com apenas quinze anos, tem que deixar a Alemanha para regressar à Jugoslávia, a terra de seus pais e avós. Face a muitos problemas de integração, o jovem protagonista mudará radicalmente a sua vida. Um filme que partilha com um documentário anterior de Žilnik (PRVO TROMESEČJE PAVLA HROMIŠA) a personagem de Pavle Hromiš, retrabalhando-a no sentido de uma crescente importância da ficção, o que é bem ilustrativo dos singulares métodos de trabalho de Žilnik.
 

23/10/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o Doclisboa: Želimir Žilnik e Outras Sessões

Em colaboração com o Doclisboa’15 - 13º Festival Internacional de Cinema
PIRIKA NA FILMU / PIRIKA ON FILM | TITO PO DRUGI PUT MEDJU SRBIMA / TITO AMONG THE SERBS FOR THE SECOND TIME
duração total da projeção: 96 min | M/12
Retrospetiva Želimir Žilnik

PIRIKA NA FILMU / PIRIKA ON FILM
com Piroška Čapko, Teodora Tabački, Gabriella Benak, Biljana Stanković
Sérvia, 2013 – 53 minutos
TITO PO DRUGI PUT MEDJU SRBIMA / TITO AMONG THE SERBS FOR THE SECOND TIME
República Federal da Jugoslávia, 1994 – 43 minutos
de Želimir Žilnik
legendados eletronicamente em inglês e em português

Retrato de Piroška Čapko, PIRIKA ON FILM é também um retrato da evolução dos países que formaram a antiga Jugoslávia. Mais de quarenta anos depois de ter participado em PIONIRI MALENI e em RANI RADOVI, 'Pirika' volta a figurar num filme de Žilnik, que a reencontra em Berlim por altura da exibição de um desses filmes. Elementos documentais misturam-se com sequências mais encenadas que permitem a rememoração de um passado comum, em que o cinema tem um papel importante. O segundo filme da sessão permite igualmente um olhar retrospetivo sobre a história de um país em constante mutação. Embora tenha morrido em 1980, em 1994 Tito reaparece nas ruas de Belgrado com o seu melhor uniforme militar. Aqueles que o rodeiam aceitam participar no singular jogo proposto por Žilnik, envolvendo-se em discussões apaixonadas sobre os velhos tempos e acusando Tito de muitos dos seus males.
 

23/10/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o Doclisboa: Želimir Žilnik e Outras Sessões

Em colaboração com o Doclisboa’15 - 13º Festival Internacional de Cinema
DEUTSCHLAND IM HERBST / GERMANY IN AUTUMN
A Alemanha no Outono
de Alf Brustellin, Rainer W. Fassbinder, Alexander Kluge, Edgar Reitz, Katja Kupe, Hans Peter Cloos, Bernhard Sinkel, Volker Schlöndorff, Maximiliane Mainka, Beate Mainka-Jellinghaus
com Liselotte Eder, Armin Meier, Rainer W. Fassbinder, Helmut Griem, Wolf Biermann
República Federal da Alemanha, 1977 - 125 min
legendado eletronicamente em inglês e em português| M/16
Outras sessões com o DocLisbos

I don’t throw bombs, I make films” – Terrorismo, Representação

No outono de 1977, a República Federal da Alemanha viveu a mais grave crise política desde a sua fundação, em 1951. O confronto entre os grupos de extrema-esquerda e o Estado chegou ao auge: a Fação Exército Vermelho raptou um grande industrial (que tinha um passado nazi) e desviou dois aviões para obter a libertação dos seus líderes. A resposta do Estado foi uma brutal repressão, com o apoio da opinião pública e o duvidoso suicídio dos líderes da Fação Exército Vermelho, numa prisão de segurança máxima. Um grupo de cineastas decidiu fazer um filme em episódios sobre esta crise e os seus significados mais profundos. Um dos mais célebres é o episódio de Fassbinder.