01/09/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
Recordações da Casa Amarela
de João César Monteiro
com João César Monteiro, Manuela de Freitas, Teresa Calado, Luís Miguel Cintra, Ruy Furtado, Henrique Viana, Sabina Sacchi
Portugal, 1989 - 119 min
legendado em francês | M/16

RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA, “uma comédia lusitana”, marca o nascimento de João de Deus, personagem cáustica e poética que só João César Monteiro poderia interpretar. À primeira vez, saído de um manicómio para divagar diletante por Lisboa e “dar-¬lhes trabalho”, João de Deus encanta-se com uma menina que toca clarinete, passa uma noite de amor sob o olhar de Stroheim em imagem pregada na parede em cima da cama da pensão e transfigura-se em criatura das trevas como Nosferatu no fim do filme.

02/09/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
O Bobo
de José Álvaro Morais
com Fernando Heitor, Paula Guedes, Isabel Ruth, João Guedes
Portugal, 1987 - 120 min
legendado em inglês | M/12

O projeto inicial deste filme, uma adaptação de O Bobo de Alexandre Herculano, tornou-se, com o tempo, uma reflexão sobre a obra literária e a sua representação contemporânea. O filme é fascinante porque reflete, na sua construção, a passagem do tempo (acossado por inúmeras dificuldades de produção, o processo de feitura do filme foi longuíssimo) e as transformações da sociedade portuguesa nos anos a seguir ao 25 de abril de 1974. Um filme fundamental na cinematografia portuguesa dos últimos 40 anos.

03/09/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
Francisca
de Manoel de Oliveira
com Teresa Meneses, Diogo Dória, Manuela de Freitas, Mário Barroso, João Guedes
Portugal, 1981 - 167 min
legendado em inglês | M/12

FRANCISCA é o filme da última heroína da “tetralogia dos amores frustrados” (interpretada por Teresa Meneses). Oliveira filma a partir do romance Fanny Owen de Agustina Bessa-Luís, escrito com base em factos verídicos (Porto, século XIX, círculo intelectual e boémio de que fazia parte Camilo Castelo Branco). FRANCISCA é um filme de espelhos e reflexos. Uma das obras máximas de Oliveira.

04/09/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
O Pai Tirano
de António Lopes Ribeiro
com Vasco Santana, Francisco Ribeiro/Ribeirinho, Leonor Maia (Tatão), Arthur Duarte, Laura Alves
Portugal, 1941 - 114 min
legendado em francês | M/12

O melhor filme de Lopes Ribeiro e, possivelmente, a melhor "comédia à portuguesa" no que tem de retrato da pequena burguesia no começo da década de quarenta. Jogo entre o teatro e a vida real com Vasco Santana na sua mais famosa criação no cinema.

07/09/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
O Rio do Ouro
de Paulo Rocha
com Isabel Ruth, Lima Duarte, Joana Bárcia, João Cardoso, Filipe Cochofel, José Mário Branco
Portugal, França, Brasil, 1998 - 101 min
legendado em inglês | M/12

Inspirado em cantigas populares, romances de cordel e dramas “de faca e alguidar”, O RIO DO OURO (um projeto acalentado por Rocha desde OS VERDES ANOS) foi aclamado pela crítica depois da sua estreia mundial em Cannes, sendo, para alguns, a obra-prima de Paulo Rocha. Um filme possuído por uma força telúrica, onde pulsam a paixão e a violência, dominado pela “parte maldita”, com a paisagem do rio Douro ao fundo. E a outro fundo tudo arrasta Isabel Ruth, Carolina, nome suave para tais voos de bacante. “De certo modo, transfigura MUDAR DE VIDA, como transfigura Isabel Ruth“ (João Bénard da Costa). Foi o filme do regresso de Paulo Rocha à ficção ao cabo de uma década em que lhe foi impossível realizar projetos como “O Naufrágio de Sepúlveda” sobre a história trágico-marítima portuguesa e é também o filme do começo da sua colaboração na escrita com Regina Guimarães (uma constante na obra de Rocha até SE EU FOSSE LADRÃO… ROUBAVA).