CICLO
Um Dia Truffaut


As três sessões programadas para “Um Dia Truffaut” na Cinemateca surgem de uma proposta associada à recente edição portuguesa, pela Orfeu Negro, de Os Filmes da Minha Vida de François Truffaut. Originalmente publicado em 1975, o livro reúne mais de uma centena de artigos escritos por Truffaut entre 1955 e 1974 e por ele selecionados, sobre filmes de Hitchcock, Welles, Chaplin, Dreyer, Renoir, Cocteau ou Vigo, entre muitos outros, incluindo os cúmplices Nouvelle Vague de Truffaut. Em colaboração com a Orfeu Negro e em três sessões concebidas em diálogo com Francisco Valente, autor do prefácio desta edição portuguesa (“O Menino Selvagem”), o programa proposto reúne filmes de Truffaut (LES MISTONS, ANTOINE ET COLETTE, JULES ET JIM) e obras de autor que para ele tiveram uma importância essencial: Jean Cocteau (LE SANG D’UN POÈTE), Jean Vigo (ZÉRO DE CONDUITE) e Jean Renoir (UNE PARTIE DE CAMPAGNE).

 

A edição Os Filmes da Minha Vida é lançado no mesmo dia, 24 de setembro, cerca das 20h, depois do final da sessão das 19h, na Livraria Linha de Sombra, onde decorrerá uma conversa moderada por Francisco Valente com António da Cunha Telles e Pedro Mexia.

 

 

 
24/09/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Um Dia Truffaut

Antoine et Colette | Le Sang d'un Poète
França,
 
24/09/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Um Dia Truffaut

Les Mistons | Zéro de Conduite
24/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Um Dia Truffaut

Une Partie de Campagne | Jules et Jim
24/09/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Um Dia Truffaut

Em Colaboração com a Orfeu Negro e com a Linha de Sombra
Antoine et Colette | Le Sang d'un Poète
com Jean-Pierre Léaud, Marie-France Pisier
França,
duração total da sessão: 84 min | M/12
sessão apresentada por Francisco Valente

ANTOINE ET COLETTE
de François Truffaut
com Jean-Pierre Léaud, Marie-France Pisier
França, 1962 – 29 minutos / legendado em português 

LE SANG D’UN POÈTE
de Jean Cocteau
com Enrique Rivero, Pauline Carton, Odette Talazac
França, 1930 – 55 min / sem legendas

Depois de LES 400 COUPS, Truffaut quis filmar a continuação das aventuras de Antoine Doinel, embora não desejasse explorar um filão. A primeira “sequela” das aventuras da personagem é uma curta-metragem, que se insere num filme em episódios, formato muito praticado nos anos sessenta. Em ANTOINE ET COLETTE, Antoine Doinel apaixona-se por uma rapariga que conhece num concerto de música clássica, corteja-a, mas como se torna amigo dos pais dela, ela acaba por rejeitá-lo. LE SANG D’UN POÈTE, primeira incursão de Jean Cocteau no cinema é um clássico da vanguarda francesa. O filme contém elementos autobiográficos que voltam em várias obras de Cocteau e algumas das suas obsessões, como os espelhos e a passagem para “o outro lado”.

24/09/2015, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Um Dia Truffaut

Em Colaboração com a Orfeu Negro e com a Linha de Sombra
Les Mistons | Zéro de Conduite
duração total da sessão: 68 min | M/12

LES MISTONS
de François Truffaut
com Bernadette Laffont, Gérard Blain
França, 1957 – 23 min / legendado em português
ZÉRO DE CONDUITE
Zero em Comportamento
de Jean Vigo
com Jean Dasté, Louis Lefebvre, Gilbert Pruchon
França, 1933 – 45 min / legendado em português
 

 

Bernadette Laffont foi uma das atrizes favoritas da Nouvelle Vague, nomeadamente de Chabrol, trabalhando também com Rivette, Eustache, Pollet e Garrel. Baseado num conto de Maurice Pons, LES MISTONS é o seu filme de estreia (aos 19 anos) e o primeiro filme profissional de Truffaut, no qual Laffont faz o papel de uma jovem que é adorada e desejada de longe pelos adolescentes de uma cidade de província. Obra-prima violenta, ZÉRO DE CONDUITE é situada num internato e culmina na revolta das crianças contra a autoridade. Esteve proibido em França durante doze anos.

24/09/2015, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Um Dia Truffaut

Em Colaboração com a Orfeu Negro e com a Linha de Sombra
Une Partie de Campagne | Jules et Jim
duração total da sessão: 140 min | M/12

UNE PARTIE DE CAMPAGNE
Passeio ao Campo
de Jean Renoir
com Sylvia Bataille, Jane Marken, Gabriello, Georges Darnoux
França, 1936 – 40 min / legendado em português
JULES ET JIM
Jules e Jim
de François Truffaut
com Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre
França, 1962 – 100 min / legendado em português
 

UNE PARTIE DE CAMPAGNE, cuja rodagem foi interrompida no verão de 1936 e cuja montagem foi concluída dez anos mais tarde a partir do material então filmado (a sua génese alimenta uma das lendas da história do cinema), é uma das obras-primas de Renoir, no seu período mais fértil. Adaptando um conto de Maupassant, Renoir assina o mais impressionista dos seus filmes em acordo com o universo pictórico do seu pai Pierre Auguste, mas UNE PARTIE DE CAMPAGNE é um filme do movimento. O dos elementos na imagem (a água do rio, o vento nas árvores) e o da fluidez da câmara. JULES ET JIM é um título fundamental, não só da Nouvelle Vague mas de toda a obra de Truffaut, que ousou realizar um filme “de época”, o que era absolutamente insólito para o jovem cinema de então, guardando o tema da liberdade sexual, uma das marcas da Nouvelle Vague. Baseado num romance de Henri-Pierre Roché, o filme conta a história da relação triangular entre dois homens e uma mulher, numa construção em espiral, rumo a um final trágico e pacificador. Para Jeanne Moreau, Henri Serre e Oskar Werner bastava este filme como garantia de imortalidade