CICLO
Foco no Arquivo


Nova sessão “O Trabalho no Ecrã”, em colaboração com a equipa de investigação do projeto WORKS, desenvolvido pelo CIES-IUL em parceria com o CRIA e o CECL-UNL e o financiamento da FCT. Com incidência sobre a imagem do trabalho no cinema, o projeto é conduzido pelos investigadores Luísa Veloso (coordenadora), Frédéric Vidal, Emília Margarida Marques, Jacques Lemière, João Sousa Cardoso e João Rosas. “WORKS – O trabalho no ecrã: um estudo de memórias e identidades sociais através do cinema” é um projeto em curso, que inclui já o estudo de cerca de 400 filmes do acervo da Cinemateca com o objetivo de analisar as representações do trabalho no cinema português e, de modo mais alargado, as relações entre o cinema e as identidades e memórias do trabalho ao longo do século XX. A segunda sessão “Foco no Arquivo” de julho regressa ao mote “Coleção Colonial da Cinemateca: campo, contracampo, fora de campo”, com a qual a Cinemateca propõe a criação de uma plataforma de investigação continuada sobre a sua coleção colonial.

 
09/07/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco no Arquivo

O ROMANCE DO LUACHIMO – LUNDA, TERRA DE DIAMANTES
de Baptista Rosa
Portugal, 1968 - 148 min | M/12
 
10/07/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Foco no Arquivo

BELARMINO
de Fernando Lopes
Portugal, 1964 - 72 min | M/12
09/07/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
O ROMANCE DO LUACHIMO – LUNDA, TERRA DE DIAMANTES
de Baptista Rosa
Portugal, 1968 - 148 min | M/12
Coleção Colonial da Cinemateca: campo, contracampo, fora de campo

sessão apresentada por José Carlos da Costa Ramos (Aleph – Rede de Ação e Investigação Crítica da Imagem Colonial)

Produzido pelos Serviços Culturais da Companhia de Diamantes de Angola (Diamang), este extenso documentário recapitula a história da Companhia desde a sua fundação, em inícios do século XX, inclusive com a reconstituição da descoberta do primeiro diamante. São mostrados trabalhos de prospecção e exploração e as condições de trabalho, de maneira a dar a ver, segundo o realizador, o “alcance de Diamang como um dos valores fundamentais do antigo Ultramar português”.

10/07/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
BELARMINO
de Fernando Lopes
com Belarmino Fragoso, Albano Martins, Júlia Buisel
Portugal, 1964 - 72 min | M/12
Projeto Works | O Trabalho no Ecrã

sessão acompanhada pela equipa de investigação responsável pelo projeto WORKS seguida de debate com Jacques Lemière

É um dos filmes chave do Cinema Novo Português, produzido por António Cunha Telles com uma equipa pequena de jovens iniciados e baixo orçamento pouco depois de OS VERDES ANOS de Paulo Rocha. BELARMINO capta uma Lisboa noturna e marginal como até então ninguém a tinha filmado. Utilizando métodos semelhantes aos do cinema direto, Fernando Lopes segue Belarmino Fragoso, um pugilista, e através dele mostra os sinais de uma cidade (e de um país) à beira do sufoco. “BELARMINO é o nosso ‘filme negro’, o nosso filme de guerra, de gangsters ou de aventuras: fala da solidão e do medo. Fala de algo universal e por isso resiste” (José Manuel Costa).