20/07/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
VALE ABRAÃO
de Manoel de Oliveira
com Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, Isabel Ruth
Portugal, 1993 - 189 min
legendado em inglês | M/12

Uma das obras-primas e um dos mais célebres filmes de Manoel de Oliveira, inspirado na Madame Bovary de Flaubert, tal como foi recriada por Agustina Bessa-Luís no romance homónimo. VALE ABRAÃO é um filme “sensualista”, dominado pelas cores, os perfumes, as atmosferas, e pela presença majestosa do rio Douro. Uma filme central na obra de Oliveira, com uma mise en scène majestosa e magistral. “Em sentido etimológico, este é o filme da compaixão. Uma sublime compaixão, como se diz no livro e no filme, acentuada na versão integral, revelada em 1998” (João Bénard da Costa).

21/07/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
A CANÇÃO DE LISBOA
de Cottinelli Telmo
com Beatriz Costa, Vasco Santana, António Silva, Manoel de Oliveira
Portugal, 1933 - 93 min
legendado em francês | M/12

A CANÇÃO DE LISBOA é a primeira, a mais famosa e sem dúvida a melhor das chamadas “comédias à portuguesa” e provavelmente o mais popular filme português de sempre. Evocação de ambientes lisboetas “típicos”, de modo semelhante ao que René Clair fazia com Paris, com vários atores lendários do cinema português e uma brilhante faceta musical para a qual contribuiu a partitura original composta por Jaime Silva Filho e René Bohet. Cottinelli Telmo, que era arquiteto, mistura com muita inteligência cenários naturais e cenários de estúdio, que reproduzem certos bairros de Lisboa. De notar a presença de Manoel de Oliveira num papel secundário.

22/07/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
CAPITÃES DE ABRIL
de Maria de Medeiros
com Stefano Accorsi, Joaquim de Almeida, Luís Miguel Cintra, Maria de Medeiros, Pedro Hestnes
Portugal, França, Espanha, Itália, 2000 - 124 min
legendado em inglês | M/12

24 horas em abril de 1974, Portugal. CAPITÃES DE ABRIL reconstitui as últimas horas do golpe militar que impôs a mudança de regime político em Portugal. A primeira longa-metragem de ficção de Maria de Medeiros reflete o idealismo do movimento dos Capitães e presta tributo à figura de Salgueiro Maia. Um filme centrado na noite de 24 para 25 de Abril de 74. “Há momentos em que a única solução é desobedecer.”

23/07/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
MUDAR DE VIDA
de Paulo Rocha
com Geraldo Del Rey, Maria Barroso, Isabel Ruth
Portugal, 1966 - 93 min
legendado em inglês | M/12

A segunda longa-metragem de Paulo Rocha, onde ecoa em surdina a guerra colonial, com a história de um homem que regressa ao país e se reencontra dificilmente com a sua aldeia natal, por onde também passam sinais de um desejo de mudança. Mudança de vida, mudança de cinema. Depois de OS VERDES ANOS, novo fortíssimo retrato de um país e de um tempo, numa obra que convida incessantemente a novas visões e avaliações.

25/07/2015, 18h30 | Sala Luís de Pina
Filmes Portugueses Legendados
À FLOR DO MAR
de João César Monteiro
com Laura Morante, Philip Spinelli, Manuela de Freitas, Teresa Villaverde
Portugal, 1986 - 143 min
legendado em inglês | M/12

Imediatamente anterior a RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA, À FLOR DO MAR marca o fim da primeira fase da obra de João César Monteiro. Uma estranha intriga que traz a uma praia algarvia um homem ferido chamado Robert Jordan (nome que é de imediato uma citação literária e cinéfila), a seguir a um atentado de que é alvo um dirigente palestiniano num hotel do Algarve, é recolhido por uma viúva italiana chamada Laura Rossellini. Um filme de luz mediterrânica e música clássica. Belíssimo.