CICLO
Double Bill


Na continuação desta rubrica de dois filmes por sessão com bilhete único, este mês relacionamos obras, que de uma forma ou outra, vão por caminhos do sagrado e/ou do profano e, de uma forma ou outra, falam do sublime, quer o caminho seja de ascensão ou de queda. Porque há apenas dois sábados para “Double Bill”, são quatro os filmes diversos, quatro filmes, quatro visões de fogo que nos levam aos céus e aos infernos.
Numa das “duplas” juntamos a sublime Edith Clever, mistério da carne – (A MARQUESA D’O, nas mãos de Rohmer) – às mais perturbantes, demoníacas e fascinantes personagens que Pasolini encerrou na mansão de SALÒ. Limites? Extremos? Êxtases? Vêm depois dois filmes em que as personagens vivem cativas do amor pelos seus queridos mortos. O quarto verde para onde Julien Davenne/FrançoisTruffaut se retira para aí morbidamente se deixar mergulhar entre as mil imagens e fantasmas dos falecidos camaradas de guerra, e de forma intransigente se enclausurar obsessivamente no culto à imagem da sua falecida mulher. Em O ESTRANHO CASO DE ANGÉLICA, Isaac/Ricardo Trepa encarna finalmente, em filme, um estranho caso de Manoel de Oliveira. Depois de muitos anos (foram décadas!) passados entre um episódio ocorrido na vida real a Manoel de Oliveira, também este manteve o desejo fixo de realizar este filme pessoalíssimo: um fotógrafo crê ter verificado, na objetiva da sua máquina fotográfica, que o corpo da bela Angélica se erguia do leito de morte. Fantasma que perseguiu Oliveira e que persegue Isaac no filme até à loucura.
 

 
18/07/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

DIE MARQUISE VON O | SALÒ O LE 120 GIORNATE DI SODOMA
duração total da projeção: 216 min | M/18
 
25/07/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Double Bill

LA CHAMBRE VERTE | O ESTRANHO CASO DE ANGÉLICA
duração total da projeção: 191 min | M/12
18/07/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
DIE MARQUISE VON O | SALÒ O LE 120 GIORNATE DI SODOMA
duração total da projeção: 216 min | M/18
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

DIE MARQUISE VON O
A Marquesa d’O
de Eric Rohmer
com Edith Clever, Bruno Ganz, Peter Lühr
França, Alemanha, 1976 – 99 min / legendado em português
SALÒ O LE 120 GIORNATE DI SODOMA
Salò ou os 120 Dias de Sodoma
de Pier Paolo Pasolini
com Paolo Bonaccelli, Giorgio Cataldi, Uberto Paolo Quintavalle, Aldo Valletti, Caterina Borato, Hélène Surgère
Itália, França, 1975 – 117 min / legendado em espanhol

DIE MARQUISE VON O, o único filme feito por Rohmer numa língua estrangeira, adapta a novela homónima de Kleist, autor emblemático do romantismo alemão. A história situa-se na passagem do século XVIII para o XIX, numa “Itália inteiramente fictícia” (Rohmer), que nos conta a misteriosa gravidez da personagem do título. Extraordinária interpretação da magistral Edith Clever, neste filme em que Rohmer faz uma incursão fora do seu universo cinematográfico habitual, mas não do seu universo cultural, pois conhecia profundamente a literatura alemã de inícios do século XIX. SALÒ, último filme de Pasolini, estreado três semanas depois do homicídio do realizador, transcreve o romance de Sade, Os 120 Dias de Sodoma, para o contexto da República de Salò, fundada por irredutíveis do fascismo no período final da guerra. Quatro homens todo-poderosos mandam raptar algumas dezenas de jovens dos dois sexos e levam-nos para uma mansão isolada. Ali, com método, numa série de “círculos”, as vítimas são humilhadas, profanadas, degradadas, obrigadas a relações sexuais, à coprofagia e, finalmente, torturadas até à morte. Mas esta aterradora alegoria sobre o poder não se refere apenas ao fascismo histórico, aos estertores do regime de Mussolini: também é uma metáfora daquilo que Pasolini denominava o “novo fascismo” da sociedade de consumo, a transformação dos corpos em coisas. Pasolini denominou “escritos corsários” os violentos artigos que escreveu nos seus últimos anos. SALÒ é um filme corsário.
 

25/07/2015, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Double Bill
LA CHAMBRE VERTE | O ESTRANHO CASO DE ANGÉLICA
duração total da projeção: 191 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

LA CHAMBRE VERTE
O Quarto Verde
de François Truffaut
com François Truffaut, Nathalie Baye, Jean Dasté
França, 1978 – 95 min / legendado eletronicamente em português
O ESTRANHO CASO DE ANGÉLICA
de Manoel de Oliveira
com Pilar López de Ayala, Ricardo Trepa, Luís Miguel Cintra, Leonor Silveira, Ana Maria Magalhães, Isabel Ruth
Portugal, Espanha, França, Brasil, 2010 – 96 min | M/12

LA CHAMBRE VERTE foi um dos projetos mais acarinhados por Truffaut, que previu que o filme, a história de um homem que vive no culto dos seus “queridos mortos”, seria um fracasso comercial, como foi, mas quis fazê-lo à mesma. Baseado em temas de Henry James, mas não num texto preciso do escritor, este belíssimo filme intensamente pessoal, imerso em verdes e castanhos foscos e no qual o próprio Truffaut desempenha o papel principal, é a história de uma ideia fixa, ao fim da qual o círculo se fecha, quando o protagonista morre. Em 1988, em Alguns Projectos Não Realizados e outros Textos, a Cinemateca publicou o argumento de “Angélica”, originalmente escrito em 1952 e inspirado num episódio vivido pelo realizador. O ESTRANHO CASO DE ANGÉLICA é a concretização desse projeto perseguido por Manoel de Oliveira ao longo de várias décadas: mantendo o essencial da história então concebida, Oliveira adaptou-a aos dias de hoje – “Uma noite, Isaac, jovem fotógrafo, hóspede da pensão de Dona Rosa na Régua, é chamado de urgência por uma família rica para tirar o último retrato da filha, Angélica, falecida logo após o casamento. Na casa em luto, Isaac descobre o corpo de Angélica e fica impressionado pela sua beleza, pala sua candura. Quando encosta o olho à objetiva da máquina fotográfica para focar a imagem, parece-lhe ver a jovem retomar vida. Isaac sai dali profundamente perturbado com este fenómeno e a imagem de Angélica vai persegui-lo dia e noite, de forma exasperante.